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Revista M&T - Ed.50 - Dez/Jan 1999
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Equipamentos

O novo peso pesado da Liebherr

Caminhão tem "load manegement" e opção "trolley sistem"

Liebherr lançou recentemente o caminhão fora-de-estrada diesel elétrico T282, com capacidade para 360 t ou 327 t métricas. Mais doque a capacidade, no entanto, o novo peso-pesado da companhia, para mineração e grandes obras de infraestrutura, tem como principal novidade
o load manegement, uma concepção de projeto que prevê uma melhor distribuição da carga e o trolley-sistem, ou seja, uma opção em que o veículo possa ser alimentado pela rede elétrica, sem maiores dificuldades, através de um sistema de conectores pantográficos.
Com isso, o T282, garante a Liebherr, proporciona economia de combustível e custo de manutenção reduzida, com menor tempo de paradas e aumento daprodutividade.
Durante o projeto, segundo a Liebherr foram considerados os seguintes itens: confiabilidade, eficiência (maior vida útil e peso operacional), alta velocidade, sistema de direção com manutenção reduzida, adaptabilidade para a versão trolley, pneus com maior capacidade de carga e transporte, baixo custo de manutenção total e menores custos operacionais.

O conceito principal que a Liebherr coloca no equipamento é o do “gerenciamento de carga”. O que significa dizer que há um controle sobre as cargas que são transferidas para o chassis do T282. Há quatro áreas principais onde a Liebherr incorporou o conceito “load management”: o chassis, a suspensão dianteira, os cilindros da caçamba e o eixo traseiro. No chassis, o projeto prevê a transferência da carga diretamente para o centro do eixo traseiro. Já na suspensãodianteira, cuja concepção é exclusiva nos caminhões fora-de-estrada da Liebherr, há um controle paralelo nos dois lados o que, inclusive, estende a vida útil dos pneus. O projeto também proporciona uma redução na torção nos cilindros, o que garante maior vida útil aos componentes, menores custos de manutenção e maior performance operacional para o veículo. A concepção do eixo trasei


Liebherr lançou recentemente o caminhão fora-de-estrada diesel elétrico T282, com capacidade para 360 t ou 327 t métricas. Mais doque a capacidade, no entanto, o novo peso-pesado da companhia, para mineração e grandes obras de infraestrutura, tem como principal novidade
o load manegement, uma concepção de projeto que prevê uma melhor distribuição da carga e o trolley-sistem, ou seja, uma opção em que o veículo possa ser alimentado pela rede elétrica, sem maiores dificuldades, através de um sistema de conectores pantográficos.
Com isso, o T282, garante a Liebherr, proporciona economia de combustível e custo de manutenção reduzida, com menor tempo de paradas e aumento daprodutividade.
Durante o projeto, segundo a Liebherr foram considerados os seguintes itens: confiabilidade, eficiência (maior vida útil e peso operacional), alta velocidade, sistema de direção com manutenção reduzida, adaptabilidade para a versão trolley, pneus com maior capacidade de carga e transporte, baixo custo de manutenção total e menores custos operacionais.

O conceito principal que a Liebherr coloca no equipamento é o do “gerenciamento de carga”. O que significa dizer que há um controle sobre as cargas que são transferidas para o chassis do T282. Há quatro áreas principais onde a Liebherr incorporou o conceito “load management”: o chassis, a suspensão dianteira, os cilindros da caçamba e o eixo traseiro. No chassis, o projeto prevê a transferência da carga diretamente para o centro do eixo traseiro. Já na suspensãodianteira, cuja concepção é exclusiva nos caminhões fora-de-estrada da Liebherr, há um controle paralelo nos dois lados o que, inclusive, estende a vida útil dos pneus. O projeto também proporciona uma redução na torção nos cilindros, o que garante maior vida útil aos componentes, menores custos de manutenção e maior performance operacional para o veículo. A concepção do eixo traseiro do mesmo modo, confirma a filosofia do “gerenciamento de carga” com reforços aplicados diretamente no eixo.
O sistema de freios do T282, assim como o conjunto de direção, é totalmente hidráulico com redundâncias para garantia de maior segurança. Do mesmo modo, os circuitos responsáveis pela elevação da caçamba funcionam de maneira independente.
O novo equipamento tem 14,5 m de comprimento, 87,7 m de largura, altura de carregamento de 6,5 m e peso operacional de 528 kg (considerando-se veículo e carga). O T282 é equipado com um motor standard Detroit diesel 16V4000 @ 2750 HP e um sistema elétrico de direção Liebherr/Siemens.
A velocidade máxima do veículo, 40 milhas por hora, é garantida por um motor Detroit Diesel/Ml U de 16V4000 a 2750 rpm, desenvolvido para uma
operação silenciosa e de grande durabilidade. O sistema elétrico empregado, por sua vez, é patenteado pela Siemens Energy and Automation, com
base em sua experiência principalmente em locomotivas.

Em relação ao equipamento panto-gráfico, que oferece a possibilidade de o veículo ser alimentado por redes aéreas, a Liebherr garante que é uma
opção que pode proporciona uma considerável economia de combustível e ainda aumenta a vida útil do motor. Os pneus utilizados pelo novo veículo
da Liebherr são os radiais 55/80 R63 fabricados pela Michelin, que operam com “inflação” relativamente baixa (87 psi), a despeito da pressão que
suportam. Eles são montados com aros tipo Rimex, a última palavra em retenção de ar em pneus radiais.
Por último, na cabine do T282, a Liebherr instalou nada menos do que um pentium diretamente no painel de controle, que pode fornecer ao operador informações sobre a velocidade do veículo, a performance do motor e o sistema direcional, além de um histórico sobre as ocorrências operacionais e falhas em ordem cronológica.

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