Revista M&T - Ed.190 - Maio 2015
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Empresa

Presença consolidada

De olho no mercado latino-americano, fabricante chinesa investe 120 milhões de reais para instalar primeira fábrica de equipamentos da Linha Amarela no Brasil

Fabricante chinesa de equipamentos pesados, a LiuGong inaugurou em março sua primeira fábrica no Brasil. Instalada em Mogi Guaçu (SP), a unidade conta com 26 mil m² de área total, sendo 6 mil m² de área construída. Os investimentos iniciais na operação chegam a 120 milhões.

Na nova instalação, a empresa espera produzir 1.500 unidades em três anos, incluindo equipamentos como retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e compactadores. A LiuGong tem planos de atingir o índice de 60% de nacionalização dos produtos já em meados de 2016. Porém, até por conta do momento instável da economia, o ritmo da produção tende a ter um início mais cauteloso.

Segundo Vander Freitas, diretor de operações da fabricante, a ideia é começar a produção com uma área mais reduzida, mas com espaço para expansão gradativa. “A fábrica vai começar com uma produção pequena de equipamentos, evitando a ociosidade dos produtos”, afirma. “Mas já para o próximo ano, queremos atingir a produção de 600 a 700 equipamentos.”

LOCALIZAÇÃO


Fabricante chinesa de equipamentos pesados, a LiuGong inaugurou em março sua primeira fábrica no Brasil. Instalada em Mogi Guaçu (SP), a unidade conta com 26 mil m² de área total, sendo 6 mil m² de área construída. Os investimentos iniciais na operação chegam a 120 milhões.

Na nova instalação, a empresa espera produzir 1.500 unidades em três anos, incluindo equipamentos como retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e compactadores. A LiuGong tem planos de atingir o índice de 60% de nacionalização dos produtos já em meados de 2016. Porém, até por conta do momento instável da economia, o ritmo da produção tende a ter um início mais cauteloso.

Segundo Vander Freitas, diretor de operações da fabricante, a ideia é começar a produção com uma área mais reduzida, mas com espaço para expansão gradativa. “A fábrica vai começar com uma produção pequena de equipamentos, evitando a ociosidade dos produtos”, afirma. “Mas já para o próximo ano, queremos atingir a produção de 600 a 700 equipamentos.”

LOCALIZAÇÃO

A fábrica está situada na região administrativa de Campinas, que conta com modernos parques tecnológicos e, consequentemente, farta oferta de mão de obra qualificada. “A fábrica apresenta localização privilegiada, principalmente devido à proximidade com os principais centros industriais e comerciais do país”, comenta Márcio França, vice-governador e também secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de São Paulo.

Para Yu Chuanfen, presidente mundial da LiuGong, situar a sede da empresa no estado de São Paulo tem uma importância bem mais pragmática. “O estado representa 30% do mercado brasileiro no setor de equipamentos de construção”, destaca o executivo. “É uma região estratégica e, assim sendo, nosso maior compromisso está focado no desenvolvimento sustentável no longo prazo.”

Mais que isso, conforme explica York Liang, vice-presidente da empresa para a América Latina, o Brasil representa 50% do mercado da LiuGong na América Latina, região que atualmente ocupa o segundo posto no volume de vendas da fabricante.  “Em nossos planos, o Brasil faz parte do grupo de seis países estratégicos de investimento global”, diz ele.

ASSISTÊNCIA

Quarta unidade fora da China, a fábrica em solo brasileiro também tem o intuito de reforçar o sistema de suporte pós-venda da empresa, superando com a presença local um dos pontos críticos da atuação de players chineses no mercado nacional. “Umas das vantagens oferecidas por nossos equipamentos é a utilização e disponibilização de peças de parceiros mundiais, como a Cummins, a ZF e outras marcas reconhecidas”, diz Liang.

Além da disponibilização de peças para pronta-entrega, a estratégia é complementada por um esforço de fortalecimento da rede comercial. Desde 2007, quando iniciou as operações no Brasil, a LiuGong tem como parceira na distribuição de seus produtos a BHM Equipamentos, que ganhará um reforço considerável na atuação. “Desde que estamos no país, aproximadamente 85% dos quatro mil equipamentos comercializados foram por intermédio da BHM”, explica o diretor de operações.

Para tanto, a empresa já faz planos para ampliar a fábrica com a instalação de um centro de distribuição de peças, que apoiará os dealers no país com serviços e treinamentos. “Em breve, com um centro de distribuição no Brasil, certamente será ainda mais rápido e fácil desenvolver fornecedores locais”, conclui Freitas.

Dressta renova portfólio

Em março, a Dressta anunciou o lançamento de um novo trator de esteiras hidrostático, o primeiro de uma gama de três lançamentos da linha TD que serão apresentados no decorrer do ano. O equipamento deve ser disponibilizado na Europa e EUA no segundo semestre, afirma a empresa.

No Brasil, a Dressta está em fase de introdução de seus produtos. Mas os tratores de esteira da marca já estão sendo utilizados em alguns canteiros, como obras de expansão rodoviária no Piauí. “No decorrer de 2015, introduziremos os principais equipamentos da marca no mercado latino-americano, como os tratores de esteira TD14, TD15, TD25”, revela Vander Freitas, diretor de operações da LiuGong, que há três anos adquiriu a polonesa Dressta, considerada uma das mais importantes fabricantes de equipamentos pesados da Europa Central.

 

 

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