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Revista M&T - Ed.291 - Fevereiro / Março 2025
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REMANUFATURA

Novo ciclo com qualidade

Por Redação

Fatores como redução de custos, confiabilidade e circularidade abrem espaço para os componentes remanufaturados, que chegam a custar ATÉ 85% a menos e oferecem garantia de fábrica

Foto:Manitowoc


A busca por eficiência operacional e redução de custos tem impulsionado práticas antes esporádicas. A remanufatura de componentes, por exemplo, é provavelmente a que mais ganhou força no segmento de equipamentos pesados em tempos recentes, até por constituir uma alternativa viável para prolongar a vida útil das máquinas e reduzir as despesas com peças de reposição.

Esse processo envolve a desmontagem completa do componente desgastado, substituição de peças defeituosas por novas ou recondicionadas, remontagem e testes rigorosos para garantir que o item recupere o desempenho original. Motores, transmissões, sistemas hidráulicos e e


Fatores como redução de custos, confiabilidade e circularidade abrem espaço para os componentes remanufaturados, que chegam a custar ATÉ 85% a menos e oferecem garantia de fábrica

Foto:Manitowoc


A busca por eficiência operacional e redução de custos tem impulsionado práticas antes esporádicas. A remanufatura de componentes, por exemplo, é provavelmente a que mais ganhou força no segmento de equipamentos pesados em tempos recentes, até por constituir uma alternativa viável para prolongar a vida útil das máquinas e reduzir as despesas com peças de reposição.

Esse processo envolve a desmontagem completa do componente desgastado, substituição de peças defeituosas por novas ou recondicionadas, remontagem e testes rigorosos para garantir que o item recupere o desempenho original. Motores, transmissões, sistemas hidráulicos e eixos são alguns dos principais alvos dessa reforma, que é feita por empresas especializadas, fabricantes de máquinas, fornecedores de peças, partes e componentes, que vêm ampliando a linha de remanufaturados, oferecendo garantia e certificações para assegurar a qualidade do que foi recondicionado.

Sem dúvida, um dos principais benefícios é a economia. Dependendo do componente, os custos podem ser até 50% menores em comparação com as peças novas. Além disso, a prática contribui para a sustentabilidade, reduzindo o descarte de materiais e a extração de recursos naturais, alinhando-se às políticas de ESG de muitas companhias do setor.

Outro ponto positivo é a disponibilidade de peças. Em cenários em que há dificuldades na cadeia de suprimentos ou longos prazos de espera para peças novas, a remanufatura pode oferecer uma solução mais ágil e eficaz, minimizando o tempo de inatividade das máquinas e melhorando a produtividade das operações.

Com tantos atrativos, os cases se multiplicam. A Manitowoc, por exemplo, conta com uma área denominada Encore, dedicada a dar uma segunda vida a equipamentos e componentes já com anos de operação. No Brasil, a empresa faz esse trabalho por meio de parceiros homologados em algumas linhas hidráulicas, como cilindros e bombas. “Há tempos fazemos a remanufatura de guindastes e, no ano passado, lançamos um programa que faz reforma premium”, comenta Ricardo Cunha, gerente de pós-venda e suporte ao produto da Manitowoc Brasil.

O serviço, diz o executivo, consiste em deixar o guindaste no chassi e remover todos os cilindros para substituição ou reparo, além de substituição de todas as mangueiras hidráulicas, chicotes elétricos e cabos de aço, testes em bancada do motor, revisão geral etc. “Ao final, a empresa emite nova certificação do equipamento com o número de série e ano da remanufatura”, completa Cunha.

De acordo com ele, a fabricante possui guindastes no mercado que já são sexagenários, com peças de reposição ainda à disposição para atendê-los. “Por isso, a empresa tem tranquilidade para recondicionar modelos antigos, como foi o caso do guindaste modelo 4600, reformado recentemente para a obra da usina nuclear de Angra dos Reis (RJ)”, ressalta.

Usando tecnologias e processos avançados, atividade renova a qualidade e o desempenho do produto. Foto:Caterpillar


ATUALIZAÇÃO

Por praxe, o processo de remanufatura tem início com uma inspeção minuciosa, obtendo um diagnóstico da condição do equipamento. “Nessa etapa, é feita uma avaliação estrutural das partes que dão suporte às esteiras, lança, sistema de giro e chassi, para verificação de possíveis trincas”, explica Cunha.

Com base no resultado, são substituídos componentes críticos como mangueiras, que têm prazo de validade, assim como chicotes elétricos ressecados, entre outros. Em seguida, é dada atenção aos cilindros hidráulicos, que são colocados em bancada para substituição de vedações, cromagem e hastes, enquanto os motores são enviados para testes nas respectivas concessionárias, onde as capacidades e condições são averiguadas. Se houver possibilidade, também é incorporada a versão mais recente do sistema de monitoramento de carga.

Ou seja, além da remanufatura, é feita uma atualização tecnológica do equipamento. Inclusive, Cunha deixa claro que guindastes de qualquer idade podem ser integralmente remanufaturados. “Contudo, pela tecnologia vigente muitas vezes não é possível instalar a última versão do sistema de carga”, informa. “Nesse caso, o equipamento não recebe o sistema mais atual de segurança.”

Consolidado no segmento de guindastes, o serviço também já abrange a Linha Amarela há um bom tempo, amadurecendo o modelo. Desde 2013, a Caterpillar mantém unidade de remanufatura em Piracicaba (SP). A unidade Cat Reman possibilita que os equipamentos da marca sejam usados em vários ciclos de vida.

Globalmente, a divisão existe desde 1973, oferecendo peças de reposição remanufaturadas com qualidade e de baixo custo, a partir de componentes originais da marca. Atualmente, a Caterpillar possui mais de 85 patentes exclusivas para processos de remanufatura. Em geral, os “cascos” devolvidos (ou seja, componentes usados) são remanufaturados para aderir às especificações originais de desempenho, recebendo as atualizações mais recentes de engenharia. “Quando um cliente devolve o item usado, a Cat Reman recupera, reprojeta e remanufatura o componente”, resume Fábio Zaguetti, gerente sênior da Cat Reman Brasil. “A unidade faz isso usando tecnologias e processos avançados, para recapturar e renovar a qualidade e o desempenho integrados ao produto.”

De acordo com ele, a fábrica remanufatura exclusivamente componentes de motores Cat, como conjuntos de cilindro, pistão e cabeçote. “Em seguida, as peças retornam à cadeia de produção como produtos ‘Cat Reman’ com a mesma qualidade e garantia de componentes novos”, explica, acentuando que os itens remanufaturados passam pelos mesmos testes e validações do produto novo. “Estamos empenhados em dar um novo ciclo para os produtos em final de vida, de forma eficiente, segura e mais acessível.”

Componentes eletromecânicos estão entre os itens com maior procura pelo serviço. Foto: TVH


COMPONENTES

Em linhas gerais, os componentes eletrônicos ou eletromecânicos – como controladores de motores, joysticks, placas de circuito impresso, sistemas hidráulicos, motores elétricos e motores térmicos – estão entre os itens mais remanufaturados. De acordo com Luc Rasschaert, diretor global de eletrônicos da TVH, a remanufatura promove o reparo e a restauração de peças antigas em acordo com as especificações do produto original, combinando peças reutilizadas, reparadas e novas.

Nesse processo, a empresa desmonta as peças, faz a limpeza e o reparo com a substituição de itens desgastados e obsoletos. “Os produtos serão devolvidos como novos, com a mesma confiabilidade que os originais”, reforça Rasschaert. “Os reparos são realizados seguindo os padrões de fábrica, sendo que as peças são submetidas a testes rigorosos para garantir que funcionem como novas.”

Segundo ele, algumas peças são testadas em máquinas reais, enquanto outras são submetidas a bancadas de testes de última geração, que simulam condições reais de trabalho e fornecem uma avaliação precisa da funcionalidade. “Na TVH, as etapas desse processo incluem coleta da peça quebrada, desmontagem, limpeza e avaliação, análise de causa raiz, reparo e substituição de peças quebradas ou desgastadas, além de testes e pintura, se necessário”, conta. “Além disso, disponibiliza peças em estoque e oficina de reparos certificada de diferentes marcas do mercado.”

Globalmente, a TVH conta com quatro departamentos de componentes remanufaturados, na Europa e EUA. Segundo Rasschaert, mais de 250 técnicos atuam na atividade, respondendo por um total de aproximadamente 100 mil peças remanufaturadas por ano, para diferentes mercados e tipos de equipamentos. “A empresa tem projetos de expandir para outras regiões”, revela o executivo.

Além da recuperação estrutural, serviço faz uma atualização tecnológica do item. Foto: Caterpillar


PRECIFICAÇÃO

Nos últimos anos, o mercado de remanufatura de peças tem apresentado crescimento significativo. No Brasil, a linha de componentes para caminhões e ônibus já movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano, impulsionada pelo custo elevado de peças novas e fortalecimento da economia circular na indústria. Globalmente, o mercado foi avaliado em aproximadamente US$ 16 bilhões em 2022, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 7,67% até 2031, podendo atingir US$ 31,3 bilhões. Os dados foram divulgados pela Global Growth Insights.

Na Cat Reman, os preços de remanufaturados giram entre 45% e 85% abaixo de uma peça nova, mediante devolução do casco. Zaguetti cita a relevância adicional dos benefícios de sustentabilidade, com redução de 65% a 87% no uso de energia e emissões, bem como de 80% a 90% em matéria-prima. “Como os cascos devolvidos são recuperados e aderem às especificações, as peças retornam à cadeia com a mesma qualidade e garantia das novas”, reforça Zaghetti, reiterando o prazo de 12 meses por item.

Por sua vez, Rasschaert, da TVH, vai na mesma linha em relação à acessibilidade dos preços, informando que os remanufaturados da empresa custam em torno de 50% a menos que os novos, apresentando a mesma resistência e garantia. “As empresas têm buscado mais produtos remanufaturados por vários fatores, como economia e confiabilidade da garantia, mas também acabam reduzindo a sobrecarga ambiental, uso de matéria-prima e consumo de energia, além de ser uma peça que deixa de virar resíduo”, aponta.

Na Manitowoc, um guindaste ou componente remanufaturado custa em média 50% a 60% a menos que um novo, com as mesmas garantias e confiabilidade. Uma vez que são substituídos os itens de maior desgaste, pneus, mangueiras e outros, o equipamento recupera a sobrevida. “Mas é importante destacar que a longevidade de qualquer máquina é muito relativa, depende da frequência de manutenções e correções feitas durante o uso”, sublinha Cunha, incluindo que a maior parte dos clientes de máquinas remanufaturadas é de locadores.

Atendidas por uma oferta ampla de componentes, as empresas têm buscado mais remanufaturados devido a fatores como economia, garantia e sustentabilidade


PÚBLICO-ALVO

O diretor comercial e de suporte ao produto da Manitowoc para o Brasil, Luciano Dias, esclarece que a garantia de recondicionamento de guindastes é diferente. No caso do equipamento, está relacionada à quantidade de componentes trocados, conforme apontado no relatório de inspeção do guindaste, que indica o nível necessário de reforma.

O cenário é então apresentado e a decisão fica por conta do cliente. Se aceitar fazer uma reforma completa, em que são substituídos os componentes críticos da máquina, o custo é mais alto e gera garantia normalmente de um ano. “Se o ciente não tiver possibilidade de deixar o guindaste à disposição pelo período necessário, ou não quiser fazer todo o trabalho recomendado, a garantia é renegociada para um prazo menor”, detalha Dias. “Mas, no mínimo, são três meses.”

Atualmente, a marca – que se refere aos remanufaturados como “seminovos” – conta com clientes que dão abertura para a compra de equipamentos reformados com garantia de fábrica. Mas a quantidade ainda é reduzida, sublinha Dias, pois esse público normalmente faz programação de médio e longo prazo para adquirir guindastes. “Contudo, os locadores têm uma dinâmica diferente e compram em maior quantidade”, explica.

Isso significa que o público locador está entre os principais clientes da Manitowoc, que tem a percepção de usufruir desse benefício. “Os locadores têm parâmetros de valor de aluguel de uma máquina de 100 t, porém conseguem comprar uma remanufaturada ou seminova por 50% do valor de uma nova”, continua Dias, referindo-se à rentabilidade possível.

Ano após ano, a demanda por remanufatura vem aumentando, com base na quantidade de propostas comerciais formalizadas. No ano passado, todavia, as vendas de guindastes seminovos diminuíram em razão da baixa oferta desses equipamentos no mercado europeu. Depois, a procura até aumentou, mas marcada pela indisponibilidade de determinados modelos, reduzindo a oferta. “Os mais disponíveis são modelos recentes, que chegam a ter preço próximo ao de um novo”, posiciona. “Portanto, a demanda permanece, mas atrelada à oferta.”

Em guindastes, a demanda de remanufaturados é atrelada à disponibilidade da oferta. Foto:Manitowoc


Saiba mais:
Cat Reman: www.caterpillar.com/pt/brands/cat-reman
Manitowoc: www.manitowoc.com/pt/manitowoc
TVH: www.tvh.com/parts/remanufactured-parts

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