Revista M&T - Ed.60 - Ago/Set 2000
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Remanufatura

Critérios de fábrica

Alguns dos procedimentos do programa Reman indicam os padrões ideais propostos pela Caterpillar para a recuperação de componentes
Testes específicos para cada tipo de equipamento

Para produtos remanufaturados, a Caterpillar impõe padrões atualizados de engenharia e remanufatura - com restauro total do casco - a fim de assegurar desempenho, confiabilidade e vida útil compatíveis com componentes novos.
Abaixo, os procedimentos básicos que são seguidos no processo de recuperação de alguns componentes básicos da sua linha de equipamentos.

Cilindros hidráulicos e hastes
O processo de reaproveitamento decilindros e hastes deve incluir arecromagem ou substituição da haste, dependendo da extensão do desgaste ou avaria, assim como endurecimento por indução de todas as hastes (para garantir a mesma durabilidade) e retífica de acabamento das mesmas nas suas dimensões, além de revestimento de cromo e repolimento.
Também deve ser feita uma soldagem por in&


Testes específicos para cada tipo de equipamento

Para produtos remanufaturados, a Caterpillar impõe padrões atualizados de engenharia e remanufatura - com restauro total do casco - a fim de assegurar desempenho, confiabilidade e vida útil compatíveis com componentes novos.
Abaixo, os procedimentos básicos que são seguidos no processo de recuperação de alguns componentes básicos da sua linha de equipamentos.

Cilindros hidráulicos e hastes
O processo de reaproveitamento decilindros e hastes deve incluir arecromagem ou substituição da haste, dependendo da extensão do desgaste ou avaria, assim como endurecimento por indução de todas as hastes (para garantir a mesma durabilidade) e retífica de acabamento das mesmas nas suas dimensões, além de revestimento de cromo e repolimento.
Também deve ser feita uma soldagem por inércia da maioria dos olhais e, em alguns casos, o esmerilhamento ou retubulação, assim como chanfragem e brunimento de todos os cilindros, para obter-se a máxima vida útil do retentor.

Bombas e motores hidráulicos
Também no caso de bombas e motores, otrabalho de remanufatura deve ser rigoroso. Após desmontar, limpar e inspecionar o casco, devem ser substituídas todas as buchas de pistões, mancais, filtros, juntas, anéis, retentores, molas e arruelas. Os eixos também precisam ser medidos e avaliados segundo rigorosos limites de tolerância de
desgaste - e substituídos por novos se estiverem no período de garantia.
Na fábrica, além do polimento de mancais e placas de válvula, faces internas de blocos, placas oscilantes e de encosto, também é feita uma inspeção nas bombas de carga, luvas e pistões e um teste nos controles eletrônicos de deslocamento e nas válvulas-piloto de controle de pressão.
Freios
Após a desmontagem dos cascos da lona de freio e da sapata, e depois da remoção do material de revestimento velho, o conjunto é limpo e inspecionado quanto a avarias. Um novo revestimento que não contém amianto é ligado e rebitado e todos os roletes, buchas e molas tipo banda são substituídos por peças novas. No caso de gruposde freio de embreagem da direção, o processo de remanufatura prevê uma substituição de 100% dos retentores, discos de
fricção, pistas e mancais.
Cubos e comandos finais
Ao remanufaturar cubos decomandos finais, a Caterpillar remove a estria, solda material novo e a usina novamente. Os cascos são submetidos a teste de líquido penetrante (para verificar a existência de trincas) e todas as superfícies desgastadas são reconstruídas usando-se revestimento por solda de arco submerso ou revestimento a laser. Finalmente, as superfícies são usinadas até as dimensões finais de peças novas e testadas com um indicador de contato.
Transmissão
Na remanufatura de placas da transmissão, o primeiro procedimento é a verificação da planicidade das mesmas, depois do que é feita uma retífica em ambos os lados - com o cuidado de não se remover mais material do que o permitido nas especificações de uma peça nova.
Grupos de comando
A Caterpillar remanufatura pontas de eixo de comandos finais de caminhões fora-de-estrada usando um processo derevestimento a laser que adiciona material às áreas da estria e do mancai, produzindo uma superfície extremamente dura sem afetar a resistência da estria.
Transmissões e conversores de torque
Depois da substituição de todos os retentores, mancais e pistas de transmissões e conversores de torque a serem remanufaturados, realiza-se duas vezes um testede transmissão em todas as engrenagens, verificando-se as pressões das válvulas, o fluxo e a pressão de lubrificação e a adequada sincronização das mudanças de marcha. No teste do conversor de torque, verifica-se se há vazamentos e a pressão das válvulas (e feito o ajuste da válvula de travamento).
Blocos
Os blocos remanufaturados têm instalados pistões e camisas de cilindro de tamanho 100% padrão e podem ser fornecidos completos ou na forma de um kit básico (short block), incluindo somente virabrequim com mancais, pistões e bielas, bloco de cilindros, placa espaçadora e camisas de cilindro. Para que haja o reembolso total do casco, os blocos não devem estar visivelmente trincados, quebrados ou soldados. Eles também devem estar totalmente montados e apresentarem somente danos decorrentes da operação normal.

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