A versatilidade e mobilidade dos equipamentos de apoio são itens essenciais em um canteiro de obras ou até mesmo em locais que necessitem de pequenos reparos. Com os espaços de operação cada vez mais reduzidos, os profissionais do setor da construção civil necessitam de recursos que auxiliem no trabalho mais corriqueiro e que possam ser facilmente transportados.
Justamente para facilitar a vida desses profissionais, o mercado de ferramentas oferece escadas multifuncionais que permitem diversas combinações, com uso em aplicações variadas e que podem até mesmo serem transformadas em andaimes ou bancadas, bastando o acoplamento de plataformas.
Como explica Helena Freire, arquiteta da empresa PL Arquitetura e que mantém parceria com a Mobly – marca de e-commerce que trabalha com a comercialização de diversos produtos, desde móveis até ferramentas variadas –, as escadas multifuncionais têm como grande vantagem a versatilidade, sendo que alguns modelos disponíveis no mercado nacional permitem utilizar até 16 diferentes posições de trabalho. “No mercado brasileiro, os modelos de escadas
A versatilidade e mobilidade dos equipamentos de apoio são itens essenciais em um canteiro de obras ou até mesmo em locais que necessitem de pequenos reparos. Com os espaços de operação cada vez mais reduzidos, os profissionais do setor da construção civil necessitam de recursos que auxiliem no trabalho mais corriqueiro e que possam ser facilmente transportados.
Justamente para facilitar a vida desses profissionais, o mercado de ferramentas oferece escadas multifuncionais que permitem diversas combinações, com uso em aplicações variadas e que podem até mesmo serem transformadas em andaimes ou bancadas, bastando o acoplamento de plataformas.
Como explica Helena Freire, arquiteta da empresa PL Arquitetura e que mantém parceria com a Mobly – marca de e-commerce que trabalha com a comercialização de diversos produtos, desde móveis até ferramentas variadas –, as escadas multifuncionais têm como grande vantagem a versatilidade, sendo que alguns modelos disponíveis no mercado nacional permitem utilizar até 16 diferentes posições de trabalho. “No mercado brasileiro, os modelos de escadas multifuncionais oferecidos pelas mais diversas marcas são basicamente os mesmos, variando apenas na quantidade de degraus e no material utilizado, que normalmente pode ser alumínio ou fibra de vidro”, explica a especialista.
Devido à sua capacidade de retração, como detalha Helena Freire, a maioria dos modelos não ocupa muito espaço na área de trabalho, podendo ser facilmente guardados em qualquer lugar, além de ter deslocamento facilitado. “Muito modelos são totalmente dobráveis, o que os tornam muito práticos e de fácil utilização”, diz ela.
Além da escada multifuncional básica, a arquiteta destaca que é possível encontrar no mercado uma variação telescópica, que se diferencia das demais pelo fato de ser totalmente reversível e de se fechar quase que completamente sobre si mesma, por meio de um engenhoso sistema de dobramentos. “Por outro lado, a escada multifuncional básica também é muito utilizada com acessórios como plataforma”, afirma. “Ela é parcialmente dobrável e extensível, para se adequar às necessidades de uso.”
CUIDADOS
Talvez por sua simplicidade, a escada multifuncional é um equipamento ainda sem padronização. Segundo Juliano Arzani, coordenador de vendas e marketing da Metalmix, as escadas multifuncionais vendidas no Brasil de fato não possuem qualquer certificado especial de segurança. “Mesmo o formato e o tipo de material utilizado ficam a cargo do fabricante, assim como a resistência estrutural do produto”, diz ele.
E as empresas que desenvolvem estes produtos, de modo geral, seguem critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para escadas metálicas, sem muitas especificações quanto ao uso. Por isso, cabe ao usuário utilizá-la sempre de forma correta, verificando o peso a ser suportado. Mas há outro ponto importante, como ressalta a arquiteta Helena Freire. Como as escadas utilizam ferragens para abertura e fechamento, é preciso realizar uma manutenção periódica nas escadas, um procedimento que – grosso modo – fica por conta da aplicação de óleo lubrificante nas juntas.
Além disso, assim como ocorre com as escadas tradicionais, ao se utilizar as escadas multifuncionais são necessários alguns cuidados básicos, especialmente em atividades profissionais frequentes. O principal detalhe a ser levado em consideração, como enfatizam os especialistas, é o travamento geral das travas ao se alterar as posições das escadas, evitando acidentes.
MODELOS
Se não há definições técnicas legais para a fabricação dessas escadas metálicas multifuncionais, ao menos há opções para diferentes usos e requisitos. A fabricante Mor, por exemplo, conta com dois modelos, tanto multifuncional quanto telescópico. A multifuncional 4 x 3 da marca possui pés e degraus em alumínio, dobradiças em aço e ponteiras em polipropileno emborrachado. Segundo a empresa, o produto tem quatro segmentos e atinge 3,39 m (quando totalmente aberto), com capacidade para suportar até 150 kg.
Com quatro segmentos, a escada oferece ainda travamento automático nas juntas, podendo assumir até oito diferentes posições. O modelo também é fornecido com plataforma, informa a Mor. Já a escada telescópica possui estrutura de alumínio e tem dimensão de 1,22 m x 66 cm x 1,85 m, permitindo a regulagem de altura, com possibilidade de alcançar até 4 m, quando totalmente estendida.
Já a empresa Metalmix oferece duas famílias de escadas multifuncionais, uma em aço carbono e a outra em alumínio. Cada grupo reúne produtos de três diferentes especificações: 6x10, 8x14 e 10x8. “O primeiro número significa que a escada está modulada na posição considerada normal, chamada estilo pintor”, explica Arzani. “Já o segundo número refere-se à quantidade total de degraus quando a escada está totalmente estendida.”
Confira 12 dicas de utilização segura:
1 - Ao subir na escada, fique sempre de frente;
2 - Use cinto porta-ferramentas ou guincho para erguê-las;
3 - Evite utilizar escadas quebradas ou necessitando de reparos;
4 - Verifique se a escada está em perfeita condição de uso antes de usá-la;
5 - Mantenha sempre as escadas limpas de graxa ou óleo;
6 - Coloque a escada sobre superfície plana, seca e estável;
7 - A escada não deve ser utilizada por duas pessoas simultaneamente;
8 - Ao subir nas escadas, use sapatos com sola plana e antiderrapante;
9 - Priorize escadas com pés de borracha, que evitam deslizamento;
10 - Em escadas multifuncionais, verifique a trava de segurança em ambos os lados;
11 - Jamais utilize a escada fechada;
12 - Em modelos com plataforma, abra a escada de modo que a plataforma fique completamente encaixada no apoio traseiro.
Discos para corte de dormentes de concreto têm menor desgaste
A Norton apresenta ao mercado o disco BCRT RAIL, que conta com nova tecnologia desenvolvida especificamente para corte de dormentes de concreto protendido, material que vem substituindo os dormentes de madeira no setor ferroviário. Segundo a fabricante, o produto realiza maior quantidade de cortes com menor desgaste do disco.
Carro porta-blocos auxilia em trabalhos de içamento
Indicado para transporte de blocos e tijolos, o carro porta-blocos PB 200 da CSM possui sistema de içamento por meio de guinchos de coluna ou guinchos de elevação e tripé. O equipamento comporta 36 unidades de blocos de concreto ou 90 unidades de tijolos para cada viagem realizada, informa a empresa.
Equipamento é indicado para aplicações pesadas com concreto
Indicado para trabalhos mais pesados, o vibrador VCV 1600 da Vonder possui estrutura tubular, que protege o equipamento e facilita o transporte. Com potência de 1.600 W, o produto é utilizado para compactar diversos tipos de concreto em colunas, vigas, sapatas, pisos e lajes, tornando a mistura mais homogênea e eliminando o ar.
Micrômetros prometem precisão em medições externas
Os micrômetros da Tramontina PRO são utilizados para realizar medições em diferentes superfícies externas. Os modelos da marca estão disponíveis em quatro versões, que variam de 0 a 100 mm, com resolução de 0,01 mm, além de possuírem arco em aço especial com isolante térmico plástico e bainha e tambor em aço inox cromado.
Cortador de grama tem tração nas quatro rodas
Primeiro cortador com tração nas quatro rodas (4x4), o modelo HU725AWDH oferece ao operador maior controle e facilidade de manuseio em áreas inclinadas, em gramas densas ou em terrenos difíceis. Produzido pela Husqvarna, o equipamento conta ainda com rodas traseiras mais altas, aumentando a capacidade de manobra da solução.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade