P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.50 - Dez/Jan 1999
Voltar
Atividades

M&T EXPO'99 - 3ª Feira internacional de equipamentos para construção

Sobratema lança M&T EXPO'99, em parceria com a Alcântara Machado

Nenhuma outra atividade mobilizou mais a diretoria e o quadro de colaboradores da Sobratema - Sociedade Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, nos últimos meses, do que a definição final da agenda para a realização da 3a Feira Internacional da Construção. Mas, valeu a pena. A entidade lançou o evento em grande estilo em um coquetel realizado no Hotel Crowne Plaza, em São Paulo. A M&T99 será realizada no período de 09 a 13 de agosto de 1999, no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista, em uma área pertencente à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e que atualmente abriga o Agrocentro. O local passará por uma ampla reforma e ganhará um novo projeto, com uma área coberta para exposições de 27.500 m2 e uma área adicional de 30 mil m2. Já durante o lançamento do evento, a Sobratema e o seu parceiro comercial nessa empreitada - a Alcântara Machado Feiras de Negócios — receberam confirmação de presen&cced


Nenhuma outra atividade mobilizou mais a diretoria e o quadro de colaboradores da Sobratema - Sociedade Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, nos últimos meses, do que a definição final da agenda para a realização da 3a Feira Internacional da Construção. Mas, valeu a pena. A entidade lançou o evento em grande estilo em um coquetel realizado no Hotel Crowne Plaza, em São Paulo. A M&T99 será realizada no período de 09 a 13 de agosto de 1999, no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista, em uma área pertencente à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e que atualmente abriga o Agrocentro. O local passará por uma ampla reforma e ganhará um novo projeto, com uma área coberta para exposições de 27.500 m2 e uma área adicional de 30 mil m2. Já durante o lançamento do evento, a Sobratema e o seu parceiro comercial nessa empreitada - a Alcântara Machado Feiras de Negócios — receberam confirmação de presença por parte dos principais fabricantes de equipamentos - como a Caterpillar, a Komatsu, a Liebherr, a VolvoEquipamentos de Construção, a FiatAllis, a Case e a Ingersoll Rand. Até aquele momento, já haviam sido comercializados nada menos do que 7.421,5 m2 da área interna e 8.700 m2 na área externa.
Na ocasião, Afonso Mamede, presidente da entidade, lembrou inicalmente a todos as dificuldades enfrentadas para viabilizar o evento - como a quebra de compromisso, anteriormente assumido, por parte dos responsáveis pelo Expo Center Norte. “Fomos à luta, não desistimos. Silenciamo-nos para a maioria de vocês, porque não tínhamos solução à mão. Também não concordávamos com a data que eles acabaram nos oferecendo, dezembro de 1999, que deve ser ótima para a comercialização de produtos natalinos e não máquinas e equipamentos".

Grande presença de expositores

Mamede afirmou que todas as alternativas foram analisadas pessoalmente pela diretoria da entidade, incluindo outros locais na capital, no interior do Estado de São Paulo e até em outros estados. Ele lembrou, no entanto, que havia necessidade de um local amplo, com uma grande área externa para demonstração de equipamentos (uma das razões pelas quais o próprio Anhembi foi descartado), pois uma feira que começou modestamente com 7 mil m2 em sua primeira edição (1995), passou para 33 mil m2 na segunda (1997), e para a qual há forte expectativa de crescimento, não poderia disponibilizar menos que 50 mil m2 nesta terceira edição.
Além disso, ressaltou o presidente da Sobratema, a entidade não tinha até então um “staff” voltado especificamente para a organização da feira, precisava profissionalizar o evento. “Nas M&T Expo'95 e 97, assumimos a organização de todo o evento. Sendo que, no último caso, fomos apoiados por consultores profissionais do ramo. Foi um sucesso. Todos gostaram. Mas, para nós da Sobratema, faltou a consolidação do evento”.
Por essa razão, afirmou ele, a diretoria “foi ao mercado e avaliou potenciais parceiros nacionais e internacionais que pudessem, junto conosco, ir melhorando esse nosso time, que há cinco anos atrás nasceu sem certidão de nascimento, ou alvará de funcionamento”. A resposta para esses dois problemas, o local para a realização do evento e a necessidade de uma parceria, segundo Mamede, foi dada com a associação com a Alcântara Machado Feiras e Negócios Ltda, que além de disponibilizar a sua estrutura e experiência na realização de eventos de grande porte, contribuiu desde o início com a viabilização de uma área alternativa que deverá garantir a realização da M&T Expo não somente agora mas, também, em
suas futuras edições. “O local escolhido permite uma expansão contínua e atende à nossa característica vocação de crescimento, o mês de agosto, também é fundamental, por ser de pouca chuva e bons negócios, sem falar da grande a área externa, para demonstração de equipamentos e a garantia que teremos, nos próximos eventos, em não seremos novamente sem-teto”, explicou Afonso Mamede.
Carlos Pimenta, diretor de comunicações da Sobratema e presidente desta edição da M&Tlembrou a todos as presentes que a entidade “cresceu em função dos problemas enfrentados para a realização da feira”. Segundo ele, é característico do segmento de viver em constante desafio, no limite do imponderável. Diferente de algumas empresas, de outros segmentos profissionais, que têm realmente a sua produção, de uma certa forma, fixa e previsível. “Esse não é o espírito da Sobratema. Nós realmente quando temos uma dificuldade, recebemos um não, partimos logo para uma
solução criativa, sabendo sempre que podemos contar com a parceria de vocês”

Carlos Pimenta: todos crescemos com os desafios enfrentados

Para Pimenta, a parceria com a Alcântara Machado, a maior organizadora de feiras da América Latina, é uma garantia de crescimento e de que a M&T Expo vai representar o segmento de construção e de equipamentos como um todo.”0 local escolhido também vai ser fundamental, porque nós que vivemos o dia-a-dia com os equipamentos, gostamos de vê-los em operação e não estacionados dentro de um galpão. Na feira, poderemos contar com uma área externa com espaço para a demonstração de equipamentos”.
Evaristo Sérgio Alves do Nascimento, diretor da Alcântara Machado, também esteve presente ao coquetel, e explicou aos vários profissionais e empresários de empresas fabricantes de equipamentos que a empresa 1 está gerenciando pessoalmente a reforma do que virá a ser denominado Centro de Exposições Imigrantes. “E um projeto amplo, para tornar esse local um novo espaço para exposições em São Paulo, e servir como alternativa ao Anhembi e ao Center Norte, que nos causam muitos problemas e não têm estrutura adequada”.
Segundo ele, a Alcântara Machado, dará apoio total à Sobratema em nível nacional e internacional, providenciará pacotes internos de viagens para todos os que quiserem vir para a feira, já está mantendo contato com organizações estrangeiras e montará um stand na Conexpo para promover o evento no exterior. “Nosso objetivo é tomar a M&T Expo, sem dúvida alguma, um centro de negócios da América Latina na área deconstrução”.

Local será totalmente remodelado

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E