Expectativa dos organizadores é a de que o evento em fevereiro baterá recordes em relação ao público visitante e ao número de empresas expositoras
Centro de Exposições de Zaragoza: local da Smopyc'2000
OSMOPYC 2.000 (Salón Internacional de la Maquinaria de Construcción, Obras Públicas y Minería), que será realizado de 16 a 20 de fevereiro, em Zaragoza, na Espanha, segundo prevê Antonio Raluy, presidente do Comitê Organizador, deve bater todos os recordes de participação de expositores e público visitante.
Em 1998, segundo os organizadores, particíparam do Smopyc 1017 expositorres (30% mais que em 1996), dos quais 452 da própria Espanha e 565 procedentes deoutros 27 países. Na ocasião, foram apresentadas novidades em equipamentos para terraplenagem, compactação, elevação, fabricação e manipulação de concreto, demolição, com destaque para equipamentos auxiliares e as revolucionárias "minis”, que cada vez mais ganham força no mercado. O nú
Centro de Exposições de Zaragoza: local da Smopyc'2000
OSMOPYC 2.000 (Salón Internacional de la Maquinaria de Construcción, Obras Públicas y Minería), que será realizado de 16 a 20 de fevereiro, em Zaragoza, na Espanha, segundo prevê Antonio Raluy, presidente do Comitê Organizador, deve bater todos os recordes de participação de expositores e público visitante.
Em 1998, segundo os organizadores, particíparam do Smopyc 1017 expositorres (30% mais que em 1996), dos quais 452 da própria Espanha e 565 procedentes deoutros 27 países. Na ocasião, foram apresentadas novidades em equipamentos para terraplenagem, compactação, elevação, fabricação e manipulação de concreto, demolição, com destaque para equipamentos auxiliares e as revolucionárias "minis”, que cada vez mais ganham força no mercado. O número de visitantes profissionais chegou a cerca de 62.000 (6% a mais que em 1996) — 9% dos quais procedentes de 45 diferentes países.
A expectativa para esse ano é de receber um público de 100.000 pessoas, entre profissionais vinculados a construtoras, empresas de engenharia, fabricantes de materiais de construção, representantes da administração pública, profissionais liberais e importadores.
"Estamos vivendo um ótimo momento na economia, a construção imobiliária continua aquecida e o Ministério de Fomento (infra-estrutura e desenvolvimento) acaba de aprovar um orçamento de 16 bilhões de pesetas (US$100 milhões) para adequar a infra-estrutura, principalmente a de transportes, aos padrões de outros países europeus”.
Raluy acredita que se o volume de obras contratadas crescer 10%, o número de equipamentos comercializados deve crescer aindamais, em função da renovação da frota existente e a adoção de novas tecnologias. "Equipamentos de terraplenagem, que representam apenas um segmento cresceram 40%em 1998 e mantiveram um ritmo menor, mas igualmente forte em 1999”.
CarlosPimenta ficou positivamente impressionado com os números apresentados pelos organizadores que, a seu modo de ver, estão respaldados pelo efetivo crescimento do mercado da construção ocorrido na Espanha durante os últimos anos. “O crescimento da feira reflete o vigor de uma atividade que está em franca expansão naquele país”.
O fortalecimento da indústria da construção espanhola, acrescenta Pimenta, também se deve ao aumento das exportações de equipamentos para várias partes do mundo. Entretanto, na América Latina, a tecnologia espanhola está concentrada nos mercados da Argentina e do Chile mas, a ANMOPYCpretende ampliar sua participação no mercado da Venezuela e, principalmente no do Brasil.
O diretor de comunicações da SOBRATEMA se reuniu em Zaragoza com a diretoria da ANMOPYC dando continuidade ao intercâmbio e ao acordo de colaboração mútua entre as duas associações. Nessa oportunidade, foram definidos os últimos detalhes para a montagem do estande da SOBRATEMA na Smopyc, em retribuição ao espaço oferecido aos espanhóis na M&T EXPO’99. O estande da SOBRATEMA em Zaragoza, de acordo com Pimenta, será uma referência, um ponto de encontro para todos os profissionais brasileiros que comparecerem no evento e servirá para divulgar tanto a entidade como a própria M&T EXPO’2001 no mercado europeu. “Nosso objetivo é o de estimulá-los a organizarem, dentro da M&T EXPO, um pavilhão de empresas espanholas no qual se exibam as novas soluções tecnológicas para os equipamentos”, finaliza.