P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.192 - Julho 2015
Voltar
Compactos & Ferramentas

Diferencial nos detalhes

Empresas investem em inovações tecnológicas para aprimorar os processos produtivos e obter ganhos de eficiência energética na indústria de transformação
Por Melina Fogaça

A tecnologia é “o” diferencial dos nossos tempos. Atualmente, é impensável um equipamento se destacar dos demais sem ser por meio da inovação tecnológica. Tal percepção já é ponto pacífico na indústria. O que muitas vezes passa despercebido ao observador é o fato de que a inovação em equipamentos para construção – ou mesmo outros maquinários móveis pesados – também é embasada nas ferramentas que auxiliam em sua montagem e produção industrial, garantindo maior precisão, eficiência e qualidade aos processos e produtos.

No Brasil, o investimento nessas tecnologias é um dos principais enfoques de eventos como 15ª Feimafe (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura), realizada na capital paulista. Realizada bienalmente, neste ano a feira contou com a participação de 1.400 marcas, sendo 936 nacionais e 442 internacionais, que receberam a visitação de 64 mil pessoas.

De fato, segundo Alexandre Telles, diretor da Feimafe, o evento é prioritariamente destinado a máquinas e ferramentas para processos de manufatura, sejam de grande porte ou manuais. “A Fe


A tecnologia é “o” diferencial dos nossos tempos. Atualmente, é impensável um equipamento se destacar dos demais sem ser por meio da inovação tecnológica. Tal percepção já é ponto pacífico na indústria. O que muitas vezes passa despercebido ao observador é o fato de que a inovação em equipamentos para construção – ou mesmo outros maquinários móveis pesados – também é embasada nas ferramentas que auxiliam em sua montagem e produção industrial, garantindo maior precisão, eficiência e qualidade aos processos e produtos.

No Brasil, o investimento nessas tecnologias é um dos principais enfoques de eventos como 15ª Feimafe (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura), realizada na capital paulista. Realizada bienalmente, neste ano a feira contou com a participação de 1.400 marcas, sendo 936 nacionais e 442 internacionais, que receberam a visitação de 64 mil pessoas.

De fato, segundo Alexandre Telles, diretor da Feimafe, o evento é prioritariamente destinado a máquinas e ferramentas para processos de manufatura, sejam de grande porte ou manuais. “A Feimafe é um evento técnico, sendo que 25% dos profissionais que visitam o evento atuam na área técnica e 49% na parte de decisão de compra”, explicou. “Assim, o público alvo inclui indústrias e prestadores de serviço, enquanto os visitantes são principalmente engenheiros e proprietários de empresas.”

O setor de máquinas-ferramenta inclui soluções para moldes, fundição e sistemas de solda, compondo 45% do total de expositores da Feimafe. Já o de ferramentas, que inclui equipamentos de corte e abrasivos, elétricos e pneumáticos, representa 14% dos participantes.

EFICIÊNCIA

As soluções para a crise de geração de energia constituem um bom exemplo. Com as incertezas em relação ao racionamento de luz em alguns estados, as empresas vêm buscando desenvolver equipamentos que reduzam o consumo de energia e, ao mesmo tempo, aumentem a eficiência em relação à produtividade.

Segundo Marcelo Zoega de Lima, gerente de produto da Atlas Copco, desenvolver equipamentos que viabilizem ganhos de eficiência energética tem sido há tempos uma das principais estratégias adotadas pela empresa para se tornar mais atrativa ao mercado.

Com foco nesse viés, a fabricante apresentou na Feimafe uma linha de equipamentos como os compressores de ar VSD+. O modelo GA 7-37, por exemplo, tem a capacidade de reduzir o consumo de energia em 50%, em média. “Para isso, a tecnologia GA Variable Speed Drive+ apresenta ajuste automático da velocidade do motor para corresponder o suprimento de ar comprimido à demanda”, enfatizou Zoega.

O compressor conta ainda com motor Íman Permanente Interior (IPM), patenteado pela Atlas Copco e que dispensa a necessidade de fluxo de ar de arrefecimento, além de não precisar reaplicar o lubrificante, garantindo aumento da vida útil operacional.

A Grundfos também apresenta ao mercado equipamentos que garantem a produtividade e eficiência energética, porém voltados para a área de sistemas de bombeamento, como a nova geração das bombas imersíveis de parafuso MTS.

Segundo Claudinei Silva, responsável pelo relacionamento com fabricantes de máquinas OEM, a bomba imersível é indicada para aplicações que exigem alta pressão e precisão, como centros de usinagem e sistemas de filtração, refrigeração e lavagem de peças, além de outras aplicações. “As bombas MTS são equipadas com motor especialmente projetado para dar um número maior de partidas sem comprometer a parte elétrica”, informou Silva. “E esta característica reflete diretamente no consumo de energia, que sofre uma redução de 10% a 15%.”

SOLDAGEM

O setor de soldagem foi um dos mais representativos durante a Feimafe, que registrou a participação de mais de 30 empresas do segmento. De acordo com Daniel Almeida, diretor executivo da Associação Brasileira de Soldagem (ABS), atualmente as empresas brasileiras têm acesso ao que há de mais avançado em tecnologia de soldagem.

“No preço final dos produtos, a soldagem corresponde a um custo bem pequeno”, afirmou Almeida. “No entanto, os produtos para soldagem são especialmente indicados para uma série de aplicações, como montagem, reparos e manutenções de estruturas metálicas, serralherias, oficinas, caldeirarias e indústrias metalúrgicas em geral.”

Voltada para o desenvolvimento de tecnologias de automação, a ABB apresentou o robô IRB 1520 ID, projetado para reduzir custo de projeto e manutenção em soldagem a arco. Conforme frisou Daniel Diniz, gerente de vendas da ABB, o robô tem alcance de 1,5 m, com capacidade de carga de 4 kg. “Esse equipamento é um dos diferenciais da empresa na construção e fornecimento de células padronizadas de solda a arco visando à otimização de custos”, destacou.

A Vonder é outra empresa que aposta nesse segmento. Nesse rol, a marca apresenta diversos produtos em seu portfólio que – segundo o consultor técnico Fabio Oliveira – facilitam a operação em relação a transporte, manuseio e alcance em lugares de difícil acesso. “Os produtos visam a ampliar as opções de solda e, além disso, causam menos fadiga a quem os utiliza”, ressalta.

Dentre os principais produtos apresentados pela Vonder está a máquina para solda MM 150. Com alimentação monofásica (220 V) para solda com arame sem gás (0,8 mm) e com gás (0,6 mm e 0,8 mm), a solução é indicada para  soldas leves em chapas finas e pequenas estruturas metálicas.

Outro destaque da empresa no evento foi a apresentação do retificador/inversor para solda RIV 166, indicado para serralherias e oficinas. Segundo ele, aos poucos os inversores estão substituindo os transformadores maiores, resultando em maior economia de energia. “Além disso, pelo fato de serem menores, também facilitam o transporte, além de reduzirem a fadiga do operador”, afirmou, complementando que a ferramenta tem capacidade de soldar eletrodos de até 2,5 mm.

FERRAMENTARIA

A fabricante de ferramentas elétricas e manuais Stanley Black & Decker aproveitou a Feimafe para comemorar os 20 anos da marca de ferramentas industriais DeWalt na América Latina. Dentre os produtos da empresa, ganharam destaque a trena laser TLM 99s (equipada com conexão via Bluetooth e capaz de calcular área, volume e distância), a chave múltipla Twintec (que se adapta a diversos tipos de encaixe, como hexagonal, 12 pontos, estrela, quadrado, arredondado e gancho) e dois carrinhos para ferramentas (modelos de 3 e 7 gavetas, com capacidade de 100 ferramentas cada).

“Pautamos nosso negócio em levar aos usuários soluções diferenciadas em ferramentas”, comentou Gaston Lorenzo, diretor de marketing da empresa. “Para isso, precisamos estar constantemente em contato com o mercado, para ouvir as demandas e apresentar as novidades.”

Já a Tramontina apresentou novos produtos no segmento de instrumentos de medição, como os paquímetros universais da Linha PRO de ferramentas industriais. De acordo com a empresa, as ferramentas permitem quatro tipos de medições: interna, externa, ressaltos e profundidades, sendo disponibilizadas nos tamanhos 150 mm, 200 mm e 250 mm.

MANUTENÇÃO

Tecnologias que permitam reduzir o custo – sem comprometer a qualidade – são as mais procuradas por diversas indústrias. Segundo Walter Strebinger, diretor da Quimatic Tapmatic, a empresa busca investir justamente em soluções para manutenção e proteção de maquinário que consigam isso.

Em períodos de recessão, disse o especialista, a indústria deixa de investir em novos equipamentos e passa a fazer a manutenção dos atuais. “Ao invés de comprar de forma prematura, investir na manutenção de máquinas e equipamentos pode resultar em uma economia de até 80% para a indústria, dependendo do valor do equipamento”, acentuou.

Seguindo essa tendência, a Quimatic levou à Feimafe duas soluções para manutenção e produção industrial, incluindo o ModelPro, um modelo desenvolvido para conservar moldes e matrizes de injeção, protegendo o metal contra ferrugem e oxidação. “Além da proteção, o produto diminui o tempo de preparação de máquina, já que não é necessário remover o protetivo do metal”, destacou o especialista.

Segundo Strebinger, além de moldes e matrizes, o produto pode ser aplicado na proteção de peças acabadas de aço, ferro fundido, chapas de aço, tubos, perfis, peças estampadas, assim como em máquinas e equipamentos armazenados em locais cobertos.

A empresa também mostrou a borracha reparadora a frio Plasteel Flex 80, indicada para a recuperação de correias transportadoras e revestimentos vulcanizados de peças em geral. O produto, como explicou Strebinger consiste em um composto bicomponente à base de poliuretano, flexível e resistente a tensões de alongamento e à abrasão, com adesão sobre metais, borracha, concreto e madeira, dentre outros materiais.

Nova empilhadeira ganha maior capacidade de carga

A Paletrans anuncia o início da produção de sua nova Linha LM de empilhadeiras manuais. Em relação aos modelos já existentes, o diferencial do novo modelo LM1516 é a capacidade de carga de 1.500 kg (50% maior que a geração anterior), além de o equipamento contar com capacidade de elevação de 1,6 m.

www.paletrans.com.br

Prensas manuais aumentam controle em ensaios de materiais

Composto por anel e dinamométrico com capacidade de 5.000 kgf, o modelo Marshall mede a fluência e estabilidade de misturas betuminosas. Já o modelo CBR conta com duas manivelas, uma de avanço lento para ensaio e outra com avanço rápido para retorno e aproximação do pistão, informa a fabricante Petrodidática.

www.petrodidatica.com.br

Soluções para aparafusamento atendem a diversas áreas

A Enerpac apresenta suas novas chaves de torque pneumáticas de baixa vibração da Série PTW, que – segundo a empresa – garantem saída constante de torque e reduzem o período de inatividade em aplicações de aparafusamento nas áreas de mineração, geração de energia e óleo & gás.

www.enerpac.com

Produto repara correias transportadoras

Produzida pela Quimatic Tapmatic, a borracha reparadora a frio Plasteel Flex 80 é um composto bicomponente à base de poliuretano para reparo de esteiras. Utilizado na forma líquida, o produto atua sobre as áreas danificadas das superfícies de borracha e obtém um acabamento liso e resistente em até 12 horas, garante a fabricante.

www.quimatic.com.br

Serra policorte oferece maior durabilidade

Indicada para efetuar cortes em material ferroso, a serra policorte F-12 da Ferrari possui morsa ajustável e rolamentos blindados, o que garante lubrificação permanente e maior durabilidade. Segundo a fabricante, as ferramentas são indicadas para trabalhos em serralherias, construção civil e indústria.

www.ferrarinet.com.br

Lavadora é indicada para diversas aplicações

Produzida pela JactoClean, a lavadora de alta pressão J4800 conta com motor elétrico de indução, com potência de 3 cv (monofásico 220 V) ou 4 cv (trifásico 220 V ou 380 V). A solução pode ser aplicada na limpeza de pátios, pisos, estruturas metálicas, instalações industriais e equipamentos agrícolas em geral.

www.jactoclean.com.br

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E