Cada vez mais, o crescimento da locação de bens de capital tem despertado a atenção de fundos de investimentos e fabricantes. Geralmente bem-estruturados e com grande capacidade de negócios, os novos players são atraídos por um modelo de atuação bastante rentável.
Tendência mundial há alguns anos, esse movimento foi acelerado no país por conta da pandemia – período em que o aumento nos preços dificultou a compra de máquinas e fez crescer a procura pelo rental.
Apesar da concorrência mais acirrada, a chegada de ‘competidores’ é encarada de maneira positiva por quem que já têm experiência no segmento. “A atuação dos fabricantes como locadores deve ser analisada à luz do modo como trabalham.
Se tiverem postura ética, não vejo problema”, analisa José Antônio Souza de Miranda Carvalho, presidente da Associação Brasileira dos Sindicatos e Asso
Cada vez mais, o crescimento da locação de bens de capital tem despertado a atenção de fundos de investimentos e fabricantes. Geralmente bem-estruturados e com grande capacidade de negócios, os novos players são atraídos por um modelo de atuação bastante rentável.
Tendência mundial há alguns anos, esse movimento foi acelerado no país por conta da pandemia – período em que o aumento nos preços dificultou a compra de máquinas e fez crescer a procura pelo rental.
Apesar da concorrência mais acirrada, a chegada de ‘competidores’ é encarada de maneira positiva por quem que já têm experiência no segmento. “A atuação dos fabricantes como locadores deve ser analisada à luz do modo como trabalham.
Se tiverem postura ética, não vejo problema”, analisa José Antônio Souza de Miranda Carvalho, presidente da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (Analoc).
Para ele, pode até ser positivo para os locadores, pois são empresas de grande porte que tendem a prestar bons serviços. Em consequência, os clientes passarão a exigir mais qualidade, fazendo com que as locadoras se atualizem e melhorem seus procedimentos.
Em contrapartida, a situação pode ser negativa caso esses players passem a agir sem a ética necessária. “Nesse caso, a concorrência torna-se desleal e não acrescenta nada à saúde do mercado”, avalia Carvalho.
EVOLUÇÃO
O diretor comercial do Grupo AIZ, Ronaldo Fernandes, observa que os fundos de investimentos passaram a fomentar a aquisição de equipamentos, colaborando para a expansão de capex das locadoras. Com a taxa de juros elevada, os clientes são seduzidos a segurar as aquisições e mudar a filosofia de verticalização de frota para a terceirização.
“Os fabricantes estão migrando para esse formato para manter a competitividade, a fim de escoar a produção e não ficarem com equipamentos no pátio devido à alta taxa de juros”, afirma.
Mercado brasileiro está mudando a filosofia de verticalização de frota para a terceirização
Por outro lado, os ‘franco-atiradores’ perdem espaço ao investir em empresas sem o conhecimento e a estrutura necessários para atender às demandas de um setor extremamente exigente. A opinião de que os novos players podem colaborar com a evolução do setor é compartilhada por Geraldo Almeida, diretor comercial da Tec Service.
“O segmento de rental ainda tem muitos amadores, bem diferente do mercado de locação de automóveis”, analisa. “Recentemente, porém, as locadoras vêm investindo em gestão de pessoas e padronização de processos. E, com a entrada de grandes capitais financeiros, temos uma aceleração no desenvolvimento desse mercado.”
Na Unidas, esse movimento já trouxe vantagens. “No nosso caso, fomos diretamente impactados e tivemos benefícios na captação de recursos”, conta Marluz Renato Cariani, diretor comercial da empresa controlada pela Brookfield. “Passamos a receber investimentos da nossa gestora, atrelados a uma robusta governança corporativa e de compliance. Com isso, veio um novo modelo de gestão, profissionalização do negócio e ganho em escala.”
Para André Felipe Costa de Souza, CEO da CHB Rental, a atratividade da locação de bens de capital é notória, como já ocorreu na locação de automóveis. “Hoje, o setor se estende ao segmento de máquinas e equipamentos pesados por meio de grandes empresas e fundos de investimento com alto poder aquisitivo e capacidade de administração”, diz.
Movimento pressiona locadoras tradicionais a se reinventarem
“Isso faz com que as locadoras tradicionais tenham de se reinventar, aumentem a gama de produtos, informatizem e otimizem seus processos em prol da redução de custos, bem como estudem novas frentes de serviço, saindo da operação padrão.”
Outro benefício proporcionado pela entrada de fabricantes e fundos é a maior evidência que o rental ganhou perante os investidores. “O capital abriu os olhos para o nosso setor, injetou dinheiro e obteve rentabilidade”, ressalta Eurimilson Daniel, diretor da Escad Rental.
“Já em relação à dinâmica de mercado, passamos a ter empresas com uma maior quantidade de máquinas – estoque adquirido com mais objetivo no preço e na rentabilidade”, conta o locador, que também é vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema)
CORE BUSINESS
Mas a chegada de novos players ao mercado não é a única variável a ser analisada pelos profissionais do setor no exercício de tentar prever o futuro. Nessa equação, entram ainda números difíceis de antecipar com precisão – muitos atrelados a decisões governamentais, como taxas de juros, política econômica e contratos firmados em gestões anteriores.
“Nesse momento, a prioridade é que as empresas tenham um rigoroso controle de custos, criem reservas financeiras consistentes e, principalmente, resistam de entrar na política de locar a qualquer preço”, orienta Carvalho, da Analoc.
Até mesmo os obstáculos econômicos podem representar oportunidades. Como indica Cariani, o momento é positivo para o setor, pois a taxa de juros elevada e o aumento do valor dos ativos impacta a compra de equipamentos, favorecendo o modelo de locação. “Sem considerar que o risco da venda dessa máquina, que será feita em cinco anos em média, é da locadora”, explica.
Setor adota novo modelo de gestão, com profissionalização e ganho em escala
Outra opção é a busca por parceiros estratégicos, que permitam, por exemplo, reduzir custos e aumentar a velocidade dos atendimentos. “Isso torna a locadora mais competitiva”, comenta Diego Vasconcelos, key accounter do Grupo AIZ. “O momento é propício, pois a sociedade – e não apenas os setores industriais – tem ampliado o entendimento de que locar é mais vantajoso que possuir o bem.”
Pelo que se vê, a mudança cultural é recente e global. Durante a pandemia, houve um aumento de 30% a 50% no interesse de terceirização de frotas nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente.
“Hoje, opções como Airbnb e Uber focam mais na experiência que na posse”, exemplifica Hilário Matzembacher, também key accounter do Grupo AIZ. Essa tendência, diz ele, começou com os mais jovens, mas já atingiu todas as faixas etárias e se reflete no segmento empresarial, em que as companhias já veem de modo mais positivo a locação.
Em relação às máquinas e equipamentos, a compra envolve documentação, impostos, depreciação, manutenção e seguro, entre outras apreensões que são eliminadas com a locação. E, sem se preocupar com os custos da máquina, é possível investir o capital em outras áreas, como qualificação, estrutura e marketing para ganho de mercado.
“O segmento vem se consolidando, cada vez mais, ao perceber que o objetivo dos clientes atendidos não é investir em equipamentos, mas sim no seu core business”, ressalta Daniel, da Escad.
Esse crescimento é respaldado em números apresentados por entidades do setor. “O painel de fatias de demanda do Estudo Sobratema mostra que o segmento de locação está acelerado no mercado de equipamentos”, destaca.
MODALIDADES
Atualmente, o mercado de rental é focado em locações de curto prazo, que visam atender aos clientes que executam obras de curta duração e sem necessidade de frota própria para atingir os melhores resultados. Todavia, muitas empresas – particularmente as de grande porte – também estão optando por contratos de longo prazo, uma vez que sua atividade-fim ganha mais destaque e investimentos.
Além disso, as empresas costumam se resguardar com contratos de longo prazo quando investem em equipamentos específicos para atender determinada demanda, buscando estabilidade e garantia de que a máquina não fique parada. “O que observo é que existem modelos de negócio em várias direções para atender todos os nichos”, conta Daniel, destacando uma área com crescimento no país mais recentemente. “O setor de linha leve explodiu no Brasil, está disseminado em todas as cidades do país”, relata.
Entrada de grandes fundos financeiros acelera o desenvolvimento do mercado
Segundo ele, as pessoas hoje têm maior facilidade de executar pequenas obras locando equipamentos menores e com custo reduzido. “Ou seja, as demandas de grandes máquinas usadas em mineradoras e obras maiores que são atendidas por locadores de grande capacidade e capital, enquanto as pequenas empresas são bem pulverizadas e atendem essa demanda menor”, completa.
Independentemente do porte ou do meio como a empresa contratante vai atingir seu objetivo, a locadora sempre deve apresentar soluções para que o resultado seja sempre o melhor possível. “Transparência, comodidade e redução de custo são importantes, uma vez que o cliente não vai investir em ativo imobilizado, ter mão de obra especializada para realizar o reparo do equipamento e gerenciar o estoque de peças”, acentua Daniel.
Além disso, o avanço da tecnologia é cada vez mais rápido – favorecendo o rental. No mercado de máquinas, um bem adquirido hoje pode estar ultrapassado amanhã. O lançamento de uma solução, por exemplo, que consome menos diesel em relação a outra que já faz parte da frota significa que a operação pode perder dinheiro com combustível.
Até mesmo a revenda desse produto mais “antigo” se torna mais difícil. No caso de uma máquina locada, a substituição por um modelo mais atualizado é bem mais simples. Essa situação, bastante comum, mostra que o setor de locação tem uma tendência perene de crescimento. Principalmente porque o mercado nacional ainda não atingiu o grau de maturidade de outros centros globais.
TENDÊNCIAS
Mesmo com boa parcela do setor já optando pela locação, ainda existe espaço para crescer. Em países com economias mais consolidadas, o rental de equipamentos da Linha Amarela gira em torno de 65%. No Brasil, o setor atualmente responde por 30% do mercado.
“Em 2022 aconteceu algo interessante, pois a fatia recuou para 26%. Entretanto, em números absolutos, os 26% foram maiores do que os 30%”, diz Daniel. “Isso quer dizer que ainda temos uma longa caminhada para percorrer no trabalho de mostrar ao mercado que a cultura de locar é a melhor opção.”
Para o ano de 2023, o desafio é estabilizar – ou até impulsionar – os números de 2022. “Estamos falando simplesmente do melhor índice de venda de máquinas e equipamentos de toda a história do nosso mercado”, frisa Daniel. “Estabilizarmos em 40 mil máquinas é algo espetacular, mas crescermos apenas 1% representa uma alta sobre um número já elevado.”
Porém, esse possível avanço depende do desempenho da economia. E entre os setores que mais devem demandar o aluguel de máquinas e equipamentos no ano estão o agronegócio e a mineração. Enquanto o primeiro atua principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste, além de São Paulo, o segundo se sobressai no estado do Pará – sobretudo em Carajás – e em Minas Gerais.
Desafio do setor é mostrar que a cultura de locar é a melhor opção para as empresas
Além disso, também há destaque para a construção civil e a área de infraestrutura. “Essas obras podem avançar por conta das concessões realizadas no passado. Porém, esse é um modelo de negócios que não entusiasma o atual governo”, explana Daniel, indicando que existem investidores com capital para promover o crescimento da infraestrutura nacional sem envolver dependência política. “O Brasil todo tem muitas oportunidades de negócios e obras que vão demandar o uso de máquinas”, diz.
De maneira geral, a expectativa de Daniel para os próximos meses é corroborada pelo setor. Na Unidas, por exemplo, a perspectiva é de crescimento de 30% no ano, com foco nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, especialmente nos mercados de mineração, construção, agronegócio e rodoviário. “Vale mencionar, ainda, que uma das tendências de 2023 é o ESG”, cita Cariani.
Já Fernandes, do Grupo AIZ, estima que “o mercado de locação deve avançar em torno de 50% no país até o final de dezembro”. Obras motivadas pelo marco legal do saneamento também devem movimentar o aluguel de máquinas, na opinião de Almeida, da Tec Service, que se diz otimista. “O mercado de locação tende a crescer devido às dificuldades de encontrar técnicos e empresas especializadas na manutenção de equipamentos”, indica.
Já Souza, da CHB, revela uma expectativa de linearidade, com projeção de crescimento no segundo semestre – após uma movimentação em relação aos investimentos na construção civil e mineração nos principais polos. “Com a entrada de fundos e o atual período de maturação do mercado, muitas locadoras terão a necessidade de buscar capitalização no mercado internacional”, avalia. “Isso em virtude das questões de juros e de oportunidades que têm surgido no mercado nacional, um processo já em andamento e que tem se consolidado.”
INTERNACIONAL
Mills é finalista do prêmio IAPA Awards 2023
A locadora é finalista no International Awards for Powered Acess (IAPA), premiação global que reconhece as melhores práticas relacionadas à segurança, produtividade e inovação no mercado de plataformas.
Única representante latino-americana entre os finalistas, a companhia – que foi selecionada entre mais de 120 empresas de todo o mundo – concorre nas categorias de ‘Melhor Empresa de Locação do Ano’, ‘Centro de Treinamento IPAF do Ano’ e ‘Instrutor do Ano’, além do prêmio ‘Diversidade, Equidade e Inclusão’.
Indicações refletem o posicionamento da locadora no setor
As indicações refletem o posicionamento da Mills no setor. A empresa tem se dedicado à expansão dos negócios, com ampliação da atuação para a Linha Amarela, abertura de novas filiais e operações de M&A.
“Essa premiação corrobora os esforços para liderar mudanças e guiar o mercado rumo a um negócio mais seguro e sustentável, que gere impacto positivo para sociedade e o meio ambiente”, destaca o CEO da Mills, Sérgio Kariya.
A divulgação dos vencedores está prevista para o dia 20 de abril, durante o IPAF Summit, que acontece em Berlim, na Alemanha.
Saiba mais:
Analoc: https://analoc.org.br
CHB Rental: www.chbrental.com.br
Escad: https://escad.com.br
Grupo AIZ: https://grupoaiz.com.br
Mills: www.mills.com.br
Tec Service: www.tecservicepneumatic.com.br
Unidas: https://frotas.unidas.com.br
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