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Revista M&T Edição 145 - 05/2011

Obra mobiliza o maior parque de minibetoneiras do mundo

Em meio aos cerca de 1.700 equipamentos pesados que trabalham na construção da Ferrovia Transnordestina, um dos maiores projetos de infraestrutura de transporte em implantação no Brasil, um fato curioso desperta a atenção: a obra mobiliza a maior frota do mundo de autobetoneiras portáteis, totalizando 59 unidade da marca italiana Fiori, fornecidas pela Copex.

As autobetoneiras DBL460 SL foram adquiridas pela Construtora Norberto Odebrecht, para a produção de concreto diretamente nos pontos onde serão aplicados, principalmente na execução de fundações, pontes, viadutos e sistemas de drenagem da via permanente. Dessa forma, elas facilitam a logística da obra, que terá 1.728 km de extensão, entre os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) e o cerrado do Piauí, envolvendo a construção de 10 km de pontes e viadutos e a instalação de 260 mil t de trilhos.

Como atuam como uma verdadeira central móvel de concreto, já que são autocarregáveis e dotadas de tração 4x4 para deslocamento em terrenos difíceis, as autobetoneiras fornecem todo o concreto necessário à obra, enquanto a instalação fixa de concreto fica responsável pela produção de dormentes e elementos pré-moldados. Os equipamentos contam com cabine fechada e ar condicionado, além de lança para a lavagem do equipamento sob alta pressão e de dispositivos eletrônicos para a pesagem do cimento e agregados.

Entre outras características, eles dispõem de controle do volume de água por fluxômetro digital e dosador de aditivo, dispositivos que, juntamente com os demais controles eletrônicos de pesagem, permitem a certificação do concreto produzido. Além de mobilizar a maior frota de autobetoneiras portáteis do mundo, essa obra também foi responsável pelo maior contrato já fechado pela Copex nessa área, onde a distribuidora contabiliza a venda de cerca de 300 unidades desde que começou a desenvolver esse conceito de equipamento no mercado brasileiro, há quatro anos.

 

30/05/2011