FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 153 - 02/2012

Obras para a Copa impulsionam a demanda de guindastes e plataformas elevatórias

Como o ritmo das obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014 foi muito lento este ano, as construtoras e fabricantes de equipamentos se preparam para uma aceleração na execução desses projetos em 2012. Para cumprir o cronograma das obras dos estádios que receberão os jogos, estima-se que quase mil equipamentos estejam em operação nessas 12 arenas em implantação ou modernização, como guindastes móveis, escavadeiras hidráulicas, britadores, retroescavadeiras, carregadeiras, bombas de concreto e caminhões, entre outros.

À medida que os empreendimentos saírem da fase de terraplenagem e fundações para a montagem das estruturas superiores dos estádios, o perfil de maquinário deverá migrar para modelos dedicados à movimentação de cargas e de operários, como as gruas e as plataformas elevatórias de trabalho.

Muitos estádios deverão estar prontos um ano antes do Mundial, para a disputa da Copa das Confederações. É o caso da Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), que deverá usar mais onze guindastes até o fim das obras. O empreendimento já utilizou 61 equipamentos e atualmente mobiliza 25. Mas até sua conclusão, esse número subirá para 39 unidades.

Na reforma do Castelão, em Fortaleza (CE), duas grandes gruas devem chegar nos próximos meses para a instalação da cobertura do estádio. Para a instalação elétrica, até março o uso de plataformas aéreas de trabalho deverá dobrar, saltando de seis para 12 unidades. Em Belo Horizonte (MG), por sua vez, a reforma do estádio do Mineirão passará a contar com quatro gruas, na faixa entre 40 e 53 m de altura e alcance de até 75 m. Já a Arena Pernambuco, em Recife (PE), vai receber mais dois guindastes até abril.

O rol de obras que deverão demandar equipamentos de movimentação de cargas inclui ainda a arena Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), e o estádio do Corínthians, em São Paulo, entre outros empreendimentos que ainda não avançaram para a etapa de montagem das estruturas.

 

10/02/2012
10/02/2012
10/02/2012