FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 153 - 02/2012

Volvo completa 10 anos produzindo motores no Brasil

Ao completar dez anos de atuação no país, a divisão Powertrain da Volvo comemorou a inauguração de uma nova unidade industrial para a produção de motores e caixas de transmissão automatizadas que equipam os caminhões e ônibus da marca. “Ao fabricar esses componentes aqui no Brasil, geramos empregos no país e agilizamos o processo de montagem dos nossos produtos”, afirma Nilton Roeder, diretor da Volvo Powertrain Latin America.

Orçado em R$ 25 milhões, o projeto permitiu que as caixas automatizadas I-Shift, presentes na maioria dos caminhões pesados da Volvo destinados a aplicações severas fora de estrada começassem a ser produzidos no complexo industrial de Curitiba (PR). Com isso, a operação da empresa no país se torna a primeira fora da Suécia a contar com essa linha de produção. Além da fabricação desse componente, a nova unidade é a responsável pelos motores de 11 litros que já estão equipando os extrapesados da marca.

A trajetória da Volvo Powertrain no Brasil iniciou com uma fábrica de motores, que já contava com o mérito de ser a única da marca fora da Suécia. Há dez anos, a divisão foi constituída nos moldes atuais, mas era vinculada à Suécia. Atualmente, a unidade é independente e atua como um player mundial. “Desenvolvemos projetos com outros centros de desenvolvimento de produto da Volvo Powertain no mundo. Nossa equipe passou de 15 para aproximadamente 100 profissionais”, diz Denis Holzmann, responsável pela área de desenvolvimento de produto.

 

10/02/2012
10/02/2012
10/02/2012