Assessoria de Imprensa
01/06/2023 12h59 | Atualizada em 05/06/2023 13h44
Conforme anunciado na Fenatran, a Volvo começou a disponibilizar caminhões elétricos para empresas de transporte com operações regulares no Brasil.
Foco da ação, o Volvo FM Electric cavalo mecânico tem potência de 660 hp, com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas.
Com autonomia de até 300 km, o veículo pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh), sendo indicado para operações no entorno de centros urbanos.
O carregamento pode ser feito em estações no pátio da própria transportadora, em um per&iacu
...Conforme anunciado na Fenatran, a Volvo começou a disponibilizar caminhões elétricos para empresas de transporte com operações regulares no Brasil.
Foco da ação, o Volvo FM Electric cavalo mecânico tem potência de 660 hp, com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas.
Com autonomia de até 300 km, o veículo pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh), sendo indicado para operações no entorno de centros urbanos.
O carregamento pode ser feito em estações no pátio da própria transportadora, em um período entre 1h30 e 8h00, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador utilizado.
Com suspensão a ar em todos os eixos, o modelo também é dotado de freios de regeneração.
Buscando coletar impressões em aplicações tipicamente brasileiras, a montadora espera que os frotistas sintam os benefícios e os avanços trazidos pela tecnologia.
“Além da ausência total de emissões, os transportadores também constatam grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssima vibração e alto conforto para o motorista”, comenta Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
“Eles destacam ainda o excepcional nível de segurança embarcada, em linha com a visão ‘Zero Acidentes’ da marca”, complementa.
Segundo a fabricante, as viagens vêm sendo realizadas por transportadores de vários setores, em diversas regiões do país.
O objetivo é entender as expectativas e demandas dos potenciais clientes, além de coletar dados técnicos em diferentes aplicações.
“Iniciaremos nossa jornada da transformação do transporte pesado no Brasil em aplicações específicas, para gradualmente vamos expandir a tecnologia a outros segmentos”, explica Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo.
As rotas misturam trechos urbanos e de rodovias, obedecendo as condições reais das demandas de cada transportador.
Em geral, os veículos fazem embarques nas unidades produtoras e levam a carga para centros de distribuição ou até o seu destino.
“Colocamos os caminhões à prova nas aplicações típicas em que vão rodar. E eles estão se saindo muito bem”, afirma Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo.
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