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Assessoria de Imprensa
19/09/2018 09h52 | Atualizada em 16/10/2018 22h55
A Volvo Construction Equipment fez uma demonstração da carregadeira de rodas compacta elétrica LX2 no Volvo Group Innovation Summit, em Berlim.
O protótipo da máquina oferece zero emissões, níveis de ruído significativamente menores, maior eficiência e custos operacionais reduzidos.
A LX2 foi apresentada no quarto Innovation Summit da Volvo Group, realizado na Alemanha, juntamente com inovações autônomas e de eletromobilidade de todo o Grupo Volvo.
O evento focou a infraestrutura e o transporte nas cidades do futuro, além dos impactos positivos deste conceito na sociedade por meio do aumento da eficiência do transpo
...A Volvo Construction Equipment fez uma demonstração da carregadeira de rodas compacta elétrica LX2 no Volvo Group Innovation Summit, em Berlim.
O protótipo da máquina oferece zero emissões, níveis de ruído significativamente menores, maior eficiência e custos operacionais reduzidos.
A LX2 foi apresentada no quarto Innovation Summit da Volvo Group, realizado na Alemanha, juntamente com inovações autônomas e de eletromobilidade de todo o Grupo Volvo.
O evento focou a infraestrutura e o transporte nas cidades do futuro, além dos impactos positivos deste conceito na sociedade por meio do aumento da eficiência do transporte, da redução do impacto ambiental e de maior segurança no trânsito.
Na conferência, a Volvo CE também demonstrou seu protótipo de escavadeira compacta totalmente elétrica EX2 e apresentou o projeto de pesquisa de instalações elétricas da empresa.
Operação elétrica
A LX2 é um protótipo de segunda geração, parte de um projeto de pesquisa e ainda não está disponível comercialmente.
Para tornar a máquina elétrica, o motor de combustão foi substituído por uma bateria de íons de lítio. Ela armazena energia elétrica suficiente para operar a máquina por oito horas em suas aplicações mais comuns, como infraestrutura leve e paisagismo, por exemplo.
A LX2, explica Ulrich Faß, gerente de tecnologias emergentes, também incorpora dois motores elétricos, um para o sistema de transmissão e outro para a parte hidráulica. O desacoplamento dos subsistemas levou a uma maior eficiência nos sistemas e na máquina inteira.
“A LX2 é um protótipo revolucionário de emissões zero que oferece maior eficiência e menores custos operacionais, sem comprometer o desempenho da máquina”, diz Ulrich Faß.
“Ela incorpora a mais recente tecnologia avançada em baterias químicas. Como é elétrico, nenhum material particulado, óxido de nitrogênio ou dióxido de carbono, por exemplo, é liberado no meio ambiente. Por ter níveis extremamente baixos de ruído, é indicada para uso em cidades e áreas densamente povoadas. Isso também vale para a escavadeira compacta EX2 100% elétrica. São máquinas ideais para trabalhar lado a lado”, diz o executivo.
A EX2 também faz parte de um projeto de pesquisa e não está disponível comercialmente. O protótipo oferece emissões zero, eficiência 10 vezes maior, níveis de ruído 10 vezes menores e custo total de propriedade reduzido em comparação com as máquinas convencionais.
Mais limpa e eficientes
A Volvo CE também apresentou seu projeto de pesquisa de canteiro de obras elétrico, para transformar o setor de pedreira e agregados, reduzindo as emissões de carbono em até 95% e o custo total de propriedade em até 25%.
A Volvo e sua cliente Skanska Suécia estão testando a solução elétrica local em um ambiente de produção real por dez semanas na pedreira Vikan Kross da Skanska, perto de Gotemburgo, na Suécia.
O sistema incorpora protótipos de máquinas elétricas e autônomas, incluindo o carregador de carga HX2 autônomo, bateria-elétrica, a carregadeira de rodas híbrida LX1 e a escavadeira conectada por cabo EX1. Essas máquinas fazem parte de um projeto de pesquisa e não estão comercialmente disponíveis.
“A eletrificação de equipamentos de construção produzirá máquinas mais limpas, silenciosas e mais eficientes. É o futuro da nossa indústria”, diz Patrik Lundblad, vice-presidente sênior de tecnologia da Volvo CE.
“Estamos em um período de crescimento exponencial da tecnologia e no início de uma mudança de paradigma. Desenvolvemos tecnologias ligadas à eletromobilidade, automação e conectividade que irão beneficiar nossos clientes e o meio-ambiente, contribuindo assim para o aumento do desempenho da máquina, da produtividade, da eficiência, da segurança e da sustentabilidade”, finaliza.
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