O Estado de S.Paulo
04/12/2023 12h20
Para a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), as vendas de caminhões e ônibus devem voltar a crescer no Brasil em 2024.
Segundo executivos da empresa, a alta deverá ser de 15% sobre 2023. Vale lembrar que, neste ano, as vendas foram fortemente impactadas por mudanças na legislação de emissões. Isso porque os caminhões ganharam novas tecnologias e ficaram até 30% mais caros.
Nesse sentido, os caminhões Volkswagen Constellation 18.260 4x2 e 26.260 6x2, por exemplo, ganharam transmissão de nove marchas da ZF. Seja como for, até o fim de dezembro as fabricantes aceleraram a produção de veículos com motores
...Para a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), as vendas de caminhões e ônibus devem voltar a crescer no Brasil em 2024.
Segundo executivos da empresa, a alta deverá ser de 15% sobre 2023. Vale lembrar que, neste ano, as vendas foram fortemente impactadas por mudanças na legislação de emissões. Isso porque os caminhões ganharam novas tecnologias e ficaram até 30% mais caros.
Nesse sentido, os caminhões Volkswagen Constellation 18.260 4x2 e 26.260 6x2, por exemplo, ganharam transmissão de nove marchas da ZF. Seja como for, até o fim de dezembro as fabricantes aceleraram a produção de veículos com motores Euro 5.
Ou seja, mais baratos. Como resultado, o maior volume de vendas no início do ano foi justamente desses caminhões.
Agronegócio – Segundo a Volkswagen, um dos responsáveis pelo aumento das vendas deverá ser o agronegócio. O setor, que sempre foi importante para o mercado de caminhões, continua aquecido. De acordo com dados da VWCO, o PIB do agronegócio cresceu 11,3% no Brasil.
“O (aumento do) PIB puxa a venda de caminhão", diz o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen, Ricardo Alouche. Conforme o executivo, algumas fabricantes não têm produtos para entrega imediata.
"Há fabricantes que só terão caminhões disponíveis a partir de março do próximo ano”, afirma. De acordo com ele, a marca pode se beneficiar com esse cenário.
Afinal, Alouche afirma que, no caso de caminhões pesados, a entrega está sendo feita em cerca de 30 dias. Para isso, a Volkswagen vem acelerando a produção desse tipo de modelo em sua fábrica de Resende, no Rio de Janeiro.
Segundo Alouche, a alta nas vendas no primeiro semestre de 2024 vai ser puxada pelos caminhões pesados. Vale lembrar que, historicamente, os números tendem a crescer sobretudo no segundo semestre.
O motivo é o aumento da demanda vinda justamente de operações ligadas a produtores rurais. Conforme o executivo, considerando um cenário conservador, o mercado deve repetir o resultado de 2022. Ou seja, com vendas de cerca de 160 mil caminhões.
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