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Maior tuneladora da Europa finaliza perfuração na Itália

Produzida pela Herrenknecht, a máquina de 5,8 m de diâmetro completou a escavação de 7,5 km através dos Apeninos italianos

Assessoria de Imprensa

21/07/2020 11h00 | Atualizada em 21/07/2020 18h10

Em 8 de junho de 2020, a maior máquina de perfuração de túnel (Tunnel Boring Machine – TBM) construída e usada na Europa coroou sua missão de tunelamento com um grande avanço.

A máquina produzida na fábrica da Herrenknecht AG em Schwanau, Alemanha, é um TBM com diâmetro de 15,87 metros e completou 7,5 quilômetros de tunelamento através dos Apeninos italianos.

Seguindo as especificações do cliente Pavimental S.p.A., a Herrenknecht projetou e fabricou uma máquina EPB (Earth Pressure Balance Shield). Trabalhando intimamente com o empreiteiro, os engenheiros da Herrenknecht adaptaram a máquina de perfuração de túnel para os requisitos específicos do projeto.

Entre outras coisas, eles implementaram um sistema abrangente de aviso para proteger com segurança a equipe do local contra perigos potenciais dos depósitos de gás metano previstos no subsolo durante o avanço.

O grande túnel de três vias "Santa Lucia" recém-escavado pelo Herrenknecht EPB Shield é um projeto fundamental na expansão da rodovia A1 entre Bolonha e Floren&c

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Em 8 de junho de 2020, a maior máquina de perfuração de túnel (Tunnel Boring Machine – TBM) construída e usada na Europa coroou sua missão de tunelamento com um grande avanço.

A máquina produzida na fábrica da Herrenknecht AG em Schwanau, Alemanha, é um TBM com diâmetro de 15,87 metros e completou 7,5 quilômetros de tunelamento através dos Apeninos italianos.

Seguindo as especificações do cliente Pavimental S.p.A., a Herrenknecht projetou e fabricou uma máquina EPB (Earth Pressure Balance Shield). Trabalhando intimamente com o empreiteiro, os engenheiros da Herrenknecht adaptaram a máquina de perfuração de túnel para os requisitos específicos do projeto.

Entre outras coisas, eles implementaram um sistema abrangente de aviso para proteger com segurança a equipe do local contra perigos potenciais dos depósitos de gás metano previstos no subsolo durante o avanço.

O grande túnel de três vias "Santa Lucia" recém-escavado pelo Herrenknecht EPB Shield é um projeto fundamental na expansão da rodovia A1 entre Bolonha e Florença.

Segundo a empresa, graças ao roteamento otimizado na estrada anteriormente sinuosa, o túnel reduzirá a probabilidade de acidentes, bem como os tempos de viagem e, portanto, o consumo de gasolina e diesel de dezenas de milhares de carros e caminhões por dia.

Após apenas 12 meses de projeto e montagem, em agosto de 2016, o EPB Shield ficou pronto em Herrenknecht para aceitação formal pelo contratante e representantes do cliente, a Autostrade per l’Italia.

Após o início da operação em julho de 2017, os mineiros do Pavimental dirigiram até 122 metros de túnel por semana pela cordilheira dos Apeninos com a tuneladora de 4.800 toneladas.

Durante o longo percurso, afirma a empresa, de mais de 7,5 quilômetros, a máquina EPB com seu grande diâmetro de 15,87 metros escavou um total de cerca de 1,5 milhão de metros cúbicos de solo e rocha. Este valor corresponde a quase dois terços do volume da pirâmide de Quéops, no Egito.

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