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Assessoria de Imprensa
29/10/2019 11h00 | Atualizada em 29/10/2019 15h55
A tecnologia de pavimentação da Dynapac foi escolhida para as obras de reforma de um dos autódromos mais tradicionais e respeitados da Fórmula 1.
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, foi totalmente reformado, com um investimento total de 4 milhões de euros para a renovação de cinco seções, numa extensão total de 3 km.
Um dos trechos mais desafiadores foi a seção chamada de “Ex-Mühle” ou “ex-moinho”, com uma inclinação de 17%, umas das maiores de todas as pistas da categoria. Isso se deve, assim como o nome, ao fato de que quando o autódromo foi construído exis
...A tecnologia de pavimentação da Dynapac foi escolhida para as obras de reforma de um dos autódromos mais tradicionais e respeitados da Fórmula 1.
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, foi totalmente reformado, com um investimento total de 4 milhões de euros para a renovação de cinco seções, numa extensão total de 3 km.
Um dos trechos mais desafiadores foi a seção chamada de “Ex-Mühle” ou “ex-moinho”, com uma inclinação de 17%, umas das maiores de todas as pistas da categoria. Isso se deve, assim como o nome, ao fato de que quando o autódromo foi construído existia um moinho no caminho, que não foi possível remover, e seu contorno exigiu algumas adaptações radicais.
Com uma inclinação desse nível, o grande desafio que se apresentou foi o abastecimento da pavimentadora, pois ele deve ser contínuo, com a intenção de manter a planicidade da pista.
A utilização apenas de caminhões não é suficiente para este processo de alimentação, visto que ficarão em uma inclinação excessiva, dificultando o despejo, criando o risco de acidentes durante o basculamento da caçamba e ainda incorrendo em desperdício de material, dada a dificuldade do contato contínuo entre o caminhão e a pavimentadora, afirma a fabricante.
Por fim e não menos importante, existia a preocupação de que a pavimentadora conseguisse empurrar o caminhão ladeira acima, sem marcar o asfalto.
A solução foi o uso de uma alimentadora móvel da Dynapac, modelo MF 2500CS equipada com um acessório denominado SwingApp, que possibilita posicionar a esteira transportadora de material 55° lateralmente.
Sendo assim, o caminhão pode se posicionar da melhor forma possível em relação à inclinação de 17° exigida, com o alimentador móvel em contato permanente logo atrás dele, mantendo alimentação contínua da pavimentadora, sem influenciar no relevo da pista.
Com a aplicação desse método a pavimentadora fica devidamente posicionada na pista, garantindo o perfil desejado e a alimentação fica à cargo da alimentadora móvel, isolando a posição e os movimentos do caminhão.
“Com a utilização desse método de pavimentação, foi possível atingir uma performance de aplicação de 1500 toneladas de material na camada intermediária (binder), com 6 cm de espessura, além de 900 toneladas de camada de rolagem, com uma espessura de 4cm”, comenta a empresa.
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