LANÇAMENTOS
Redação M&T
13/02/2019 09h57 | Atualizada em 13/02/2019 13h22
Apesar de possuir um setor dinâmico em mineração, o Brasil ainda é deficiente em termos de soluções nacionalizadas para este segmento.
De olho nessa carência – além de estar atenta à queda no setor de concreto, em que tradicionalmente atua –, a Convicta percebeu, há três anos, que a maior parte das mineradoras produzia seu próprio sistema para aplicação de explosivos em minas subterrâneas. Com isso, incorriam em riscos desnecessários, além de não haver uma padronização destes equipamentos artesanais, enquanto os importados tornaram-se muito caros, devido à questão cambial.
Levando a sério a máxima chinesa de que “crise é igual
...Apesar de possuir um setor dinâmico em mineração, o Brasil ainda é deficiente em termos de soluções nacionalizadas para este segmento.
De olho nessa carência – além de estar atenta à queda no setor de concreto, em que tradicionalmente atua –, a Convicta percebeu, há três anos, que a maior parte das mineradoras produzia seu próprio sistema para aplicação de explosivos em minas subterrâneas. Com isso, incorriam em riscos desnecessários, além de não haver uma padronização destes equipamentos artesanais, enquanto os importados tornaram-se muito caros, devido à questão cambial.
Levando a sério a máxima chinesa de que “crise é igual a oportunidade”, a empresa mobilizou um grupo de engenheiros de sua planta fabril, em São José dos Pinhais (PR), com uma missão empreendedora: desenvolver um equipamento adequado para realizar o desmonte de rochas subterrâneas, com base no know-how de 28 anos da empresa na produção de betoneiras e equipamentos para concreto.
Assim, estava dado o pontapé inicial de um projeto de desenvolvimento que se concretizaria com a fabricação da primeira Unidade Subterrânea de Repump (USR) com tecnologia e produção totalmente nacionais. Lançado oficialmente a Explo Tech 2018, no final do ano passado, o equipamento autopropelido traz características como o tamanho compacto (2,2 m x 2,4 m x 5,7 m), o que lhe dá uma vantagem competitiva importante neste segmento.
“A solução se encaixa perfeitamente em espaços exíguos, uma necessidade muito frequente de diversas mineradoras, também por uma questão de economia”, diz Suelen Prudente, gerente de vendas da empresa. “Sem dúvida, era algo que estava faltando no mercado brasileiro.”
Baseando-se em modelos já existentes, a empresa desenvolveu um equipamento robusto, mas ao mesmo tempo “ágil e eficiente”. Um de seus pontos fortes, diz a especialista, é o sistema de acionamento híbrido diesel-elétrico, além de oferecer configuração com cabine ROPS/FOPS para dois operadores.
Com capacidade de carga de 22 t, o equipamento possui direção hidráulica e tração 4x4 com três diferentes modos de esterçamento das rodas, enquanto o braço possui cinco estágios com giro por rolamento, com alta manobrabilidade. “A unidade se movimenta facilmente de um lado a outro dentro da mina”, garante a executiva. “Isso é um grande facilitador para a operação, além de seguir as normas e padronizações internacionais que norteiam o segmento.”
Segundo a empresa, o sistema automatizado de dosagem e produção da USR incorpora indicadores digitais integrados de pressão, temperatura e vazão de cada componente, contando ainda com tela de calibração e contadores de bombeamento.
“Com layout simples, a solução oferece uma operação rápida e intuitiva por meio de botoeiras da IHM”, completa Suelen Prudente.
O quesito segurança também é contemplado com um tanque de emulsão equipado com válvula integrada de segurança, ampliando a operacionalidade da máquina.
Equipada com sistema de nivelamento automático – com acionamento hidráulico – no cesto aéreo, a solução oferece ainda carretel hidráulico para 45 m de mangueira de bombeamento e carretel manual para 100 m de cabo elétrico, dentre outras características. “A receptividade desse equipamento por parte das mineradoras está sendo excelente”, diz a gerente, revelando o interesse despertado no mercado, inclusive em empresas do exterior.
Sucesso
O Grupo Convicta iniciou suas atividades em 1990 como uma empresa prestadora de serviços de manutenção e reforma em equipamentos para concreto usinado. Com o tempo, a empresa expandiu seu escopo de atuação para a fabricação de equipamentos para produção, dosagem, mistura, transporte e bombeamento de concreto. Hoje, a empresa está instalada em uma área de 90 mil m², com mais de 15 mil m² de área construída.
No segmento de locações, a empresa afirma disponibilizar uma ampla frota de equipamentos de última geração com idade máxima de quatro anos, além de mão de obra treinada para suporte imediato a nível nacional.
Especializada ainda na prestação de serviço de manutenção e reparos em equipamentos de diversas marcas e modelos, a empresa também conta com um amplo almoxarifado para revenda de peças de reposição e atendimento ao mercado, tanto interno como externo. “Isso permite manter um alto nível de atendimento ao cliente no pós-venda”, conclui a executiva.
Confira mais detalhes da USR
• Braço de cinco estágios fabricado em aço de elevada resistência mecânica (Domex 700)
• Controle do cesto e do braço por joysticks proporcionais
• Pré-disposição para sistema supressor de incêndio
• Iluminação Full LED com barras de iluminação dianteira e traseira e seis spots para manobra
• Tela de calibração e parâmetros gerais protegida por senha com dois níveis de permissão
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade