Lançamentos
Assessoria de Imprensa
08/08/2018 08h27 | Atualizada em 08/08/2018 12h33
A Scania, fabricante sueca de caminhões, trouxe para a América Latina a Nova Geração de Caminhões Scania, projetada e planejada para atender necessidades específicas dos clientes, ou seja, por aplicação.
Lançada em 2016 na Europa, após cerca de 10 anos de testes, explica Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, essa nova gama de produtos fez parte de um investimento de € 2 bilhões da Scania global.
“Sabemos que este lançamento é resultado do maior investimento na história da empresa, ao mesmo tempo que representa um passo à frente da indústria no que se refere à rentabilidade dos negócios de nossos c
...A Scania, fabricante sueca de caminhões, trouxe para a América Latina a Nova Geração de Caminhões Scania, projetada e planejada para atender necessidades específicas dos clientes, ou seja, por aplicação.
Lançada em 2016 na Europa, após cerca de 10 anos de testes, explica Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, essa nova gama de produtos fez parte de um investimento de € 2 bilhões da Scania global.
“Sabemos que este lançamento é resultado do maior investimento na história da empresa, ao mesmo tempo que representa um passo à frente da indústria no que se refere à rentabilidade dos negócios de nossos clientes e de sustentabilidade”, afirma Podgorski.
Celso Torii, vice-presidente de Sales & Marketing da Scania Latin America, ressalta que com a nova geração de caminhões, a Scania passa a oferecer uma oferta customizada de produtos.
“Não estamos introduzindo apenas um caminhão, mas uma combinação de solução em transporte. Somamos às características das novas cabines, tecnologias inovadoras, serviços e uma força de vendas preparada para apoiar esse modelo de negócio”, diz.
Para receber essa novidade localmente, explica Podgorski, os planos incluem o investimento entre 2016 e 2020 de mais de R$ 2.6 bilhões na preparação da fábrica de São Bernardo do Campo, SP, utilizando toda a tecnologia mais recente e o mais alto grau de automação, com uma nova fábrica de solda de cabinas – que apresenta o estado da arte em Indústria 4.0 e 75 robôs operando, garantindo qualidade, além de novas linhas de produção para montagem do novo caminhão.
Entre as principais mudanças, informa Celso Mendonça, gerente de pré-vendas da Scania no Brasil é a reformulação da gama de cabinas, com a intodução da versão S (2,7 m de altura), que tem como principal mudança a disponibilização do piso plano, que melhora o deslocamento interno do motorista.
“A Nova Geração de cabines foi projetada, desenvolvida e produzida pelos próprios designers da Scania”, diz Mendonça. “A estrutura básica das cabines foi desenvolvida em estreita cooperação com a Porsche Engineering, empresa que pertence ao mesmo grupo da Scania.”
Da linha atual P, G e R, afirma o executivo, a fabricante passará de 7 opções para 19 tipos de combinações variantes das novas cabines R, S, P e XT.
Outro ponto pensado, explica o executivo, levou em conta a aerodinâmica da cabina, ou seja, todos os fechamentos e os desníveis que impactavam negativamente na aerodinâmica da cabina foram refeitos, sendo testadas no maior túnel de vento da Europa.
“Só o fato de utilizarmos uma cabina com essa nova aerodinâmica nos proporcionou um ganho de economia de combustível de até 2%.”
Motores
O Brasil fará a estreia mundial do novo motor de 540 cavalos. Aliás, a gama de propulsores terá novidades nas potências de: 220,280, 320, 410 e 500 cavalos.
E, no campo da sustentabilidade, o lançamento chega com cinco novos motores, movidos a GNV/Biometano (2 opções) e bioetanol (3 opções). Será a primeira carreta movida a GNV/Biometando do mundo.
Outra novidade, afirma Mendonça, é a chegada do motor de 7 litros para o segmento semipesado, para oferecer mais opções ao cliente desta importante faixa do mercado.
“Com a economia de até 12%, o lançamento Scania será a solução mais competitiva na relação custo por km rodado, quando comparado preço de aquisição versus o que o conjunto entrega em termos de aumento de rentabilidade e disponibilidade”, afirma.
Na ponta, na rede de concessionárias, a equipe de vendas passará por intenso treinamento que vai mudar radicalmente o dia a dia. Hoje, o vendedor vende o caminhão, adequa seus itens opcionais e agrega serviços e melhor forma de financiamento.
“A partir da Nova Geração o vendedor passa a ser praticamente um consultor de negócios. A equipe de vendas terá uma ferramenta que vai escolher a melhor solução de transporte para a necessidade real do cliente. A especificação será baseada na aplicação indicada”, conta. Serão possíveis, no mínimo, montar 500 alternativas de tipos de caminhões.
Ação de Pré-lançamento
A estreia oficial da Nova Geração Scania na região aconteceu no dia 2 de agosto, quando foi dada a largada para a atividade promocional The Journey.
Dois caminhões com a nova cabina S e com o novo motor XPI com potência de 500 cavalos deixaram a fábrica de São Bernardo do Campo rumo a uma jornada por quatro países da América Latina – juntar quatro países nessa operação Brasil, Argentina, Chile e Peru.
Um caminhão fará paradas em concessionários Scania da América Latina para eventos com clientes, colaboradores, fãs da marca e jornalistas.
O segundo veículo será testemunha de histórias latinas de transformação para um mundo mais sustentável, resultando em uma websérie de cinco capítulos, com estreia marcada para o dia 29 de outubro, data oficial de lançamento na região.
“O nosso objetivo é mostrar atitudes de transformação de pessoas que estão de alguma maneira buscando soluções sustentáveis”, comenta Juliana Sá, gerente executiva de Projetos Especiais de Comunicação da Scania Latin America.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade