Empresas
Voltar

Empresas

Scania debate a presença feminina no mercado

O Queen of the Road teve como objetivo mostrar a importância da diversidade de gêneros nas organizações

Assessoria de Imprensa

26/03/2018 13h50 | Atualizada em 27/03/2018 13h31

A Scania reuniu na semana passada cerca de 40 convidadas, entre executivas, jornalistas e empresárias, para debater a presença das mulheres no mercado, especialmente no setor de transporte de cargas e de passageiros.

O encontro, Queen of the Road, realizado na Casa Natura Musical, em São Paulo, com o objetivo de mostrar a importância da diversidade de gêneros nas organizações, trouxe a gestão feminina em pauta e a forma que estas líderes conseguem enfrentar os desafios das diversas carreiras, fazendo a diferença em seus negócios.

O debate foi direcionado por Suzana Soncin, presidente do Consórcio Nacional Scania; Tupiara Scortegagna, Master Driver da C

...

A Scania reuniu na semana passada cerca de 40 convidadas, entre executivas, jornalistas e empresárias, para debater a presença das mulheres no mercado, especialmente no setor de transporte de cargas e de passageiros.

O encontro, Queen of the Road, realizado na Casa Natura Musical, em São Paulo, com o objetivo de mostrar a importância da diversidade de gêneros nas organizações, trouxe a gestão feminina em pauta e a forma que estas líderes conseguem enfrentar os desafios das diversas carreiras, fazendo a diferença em seus negócios.

O debate foi direcionado por Suzana Soncin, presidente do Consórcio Nacional Scania; Tupiara Scortegagna, Master Driver da Casa Cavese, uma das concessionárias Scania de Santa Catarina; e Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra e do Grupo ABC.

Suzana Soncin atua na Scania há mais de 25 anos. Nesse período, adquiriu experiência nas áreas industriais e nos últimos cinco anos esteve nas operações comerciais. Desde 2016 a executiva está à frente de toda a operação do Consórcio Nacional Scania, como presidente.

“É muito prazeroso estar à frente de uma instituição tradicionalmente comandada por homens, em um setor prioritariamente masculino. Conquistei o meu espaço com a minha formação, minha capacidade técnica conhecendo muito bem o segmento, em união com toda a experiência adquirida nesses anos de mercado. Não é uma questão de gênero, mas sim, esforço e capacidade”, afirma a executiva.

Tupiara Scortegagna é a primeira e a única Master Driver (programa de treinamento) do sexo feminino na Scania, atuando na Cavese, concessionária localizada em Santa Catarina.

Esse treinamento é oferecido aos transportadores em todas as entregas de novos veículos. O Master Driver passa instruções ao cliente e pode, até mesmo, acompanhar o motorista durante uma viagem para oferecer uma orientação mais completa.

“A função do Master Driver vai muito além de instruções para os condutores iniciantes. Serve também para os que já têm anos de estrada e dirigem bem o veículo. Após o treinamento, eles conseguem identificar diversos fatores que podem tornar a operação mais segura e rentável. Na maioria das vezes ocorre uma ironia inicial dos clientes ao perceberem que essa orientação será fornecida por uma mulher”, conta Tupiara.

“Mas, sempre conquistei meu espaço sem buscar pela competitividade com os homens, mas, sim, executando meu trabalho com eficiência e postura”, complementa.

Já Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra e do Grupo ABC, com mais de 40 anos de experiência no mercado, conta em sua empresa com mulheres que atuam em diferentes setores de sua empresa e, espera uma mudança no mercado de trabalho que incentive as mulheres a não desistirem de uma ascensão profissional.

“Ambos, homens e mulheres com suas diferenças contribuem para o bom andamento de uma empresa”, diz. “O mundo está mudando, e acredito que as mulheres estão conquistando cada vez mais o seu espaço dentro de um universo considerado tipicamente masculino.”

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E