Lançamentos
Revista M&T
28/09/2011 09h55 | Atualizada em 28/09/2011 17h12
A Scania apresentou na última edição da Fenatran novidades na série de motores V8 dos seus caminhões. Entre elas está a terceira geração do sistema de transmissão automatizada Opticruise, além das melhorias no freio retarder dos caminhões, que passam a ser mais indicados para operações em baixas velocidades.
De acordo com o diretor geral da Scania, Roberto Leoncini, o principal destaque da montadora no quesito operações fora-de-estrada é o sistema de freio auxiliar (retarder). Desenvolvido para atuar com maior desempenho em operações de baixa velocidade, a tecnologia aumenta em 40% a potência de frenagem com velocidades abaixo de 30 km por hora.
“O Scania retarder teve seu desempenho de frenagem significativamente melhora
...A Scania apresentou na última edição da Fenatran novidades na série de motores V8 dos seus caminhões. Entre elas está a terceira geração do sistema de transmissão automatizada Opticruise, além das melhorias no freio retarder dos caminhões, que passam a ser mais indicados para operações em baixas velocidades.
De acordo com o diretor geral da Scania, Roberto Leoncini, o principal destaque da montadora no quesito operações fora-de-estrada é o sistema de freio auxiliar (retarder). Desenvolvido para atuar com maior desempenho em operações de baixa velocidade, a tecnologia aumenta em 40% a potência de frenagem com velocidades abaixo de 30 km por hora.
“O Scania retarder teve seu desempenho de frenagem significativamente melhorado, pois o torque máximo aumentou em 500 Nm, passando para 3.500 Nm”, diz Celso Mendonça, gerente de pós-vendas da empresa.
“Para operações off road, os frotistas podem optar por uma versão específica do freio auxiliar, que produz até 4.100 Nm, necessário para alcançar a taxa de desempenho apresentada em baixas velocidades”, acrescenta o diretor. A tecnologia está sendo disponibilizada juntamente com os novos motores P7 que serão comercializados a partir de janeiro de 2012.
Novo motor V8
O outro lançamento da Scania foram os motores V8 com designer e potência que distinguem esses modelos das demais linhas de caminhões da empresa. Os novos motores seguem a nova legislação ambiental, o Proconve P7. Esta linha possui propulsores de 16 litros, com potência de 560 ou 620 cavalos, e oito cilindros em V. “Equipados com motor exclusivo de 16 litros e oito cilindros em V, esses caminhões estão entre os mais fortes e potentes do mercado Brasileiro”, assegura Leoncini.
Esses modelos foram desenvolvidos inicialmente para o modelo rodoviária e, de acordo com Leoncini, têm torque elevado em baixas rotações, o que cria a possibilidade de economizar combustível. Além disso, os motores são regulados para fornecer torque elevado já na marcha lenta, facilitando o arranque. “O torque máximo é produzido a partir de 1.000 r/min. O declive da curva de torque nas rotações mais altas é cuidadosamente combinado com a elevação da curva de potência para fornecer potência extra nas subidas e o motor parece ficar ainda mais forte na medida em que as rotações caem, resultando em excelente dirigibilidade”.
Movido a Etanol
Outra novidade da montadora ficou a cargo dos caminhões movidos a etanol. A companhia também aproveitou o evento para apresentar o caminhão P 270, único modelo movido 100% a etanol de produção nacional. O semipesado integra o pacote de lançamentos da linha 2012 e a estratégia global de oferecer soluções mais sustentáveis para o transporte rodoviário.
De acordo com a diretoria da fabricante sueca, tal tecnologia de baixo carbono dos motores a etanol já é empregada em ônibus da marca, reduz em até 90% a emissão de C02 e atende a legislação a de emissão de poluentes Euro 5, que entra em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2012. Outro diferencial do motor é que ele dispensará o uso de ARLA 32 (Agente Redutor Liquido Automotivo).
“O lançamento deste caminhão movido a etanol é mais um exemplo de pioneirismo da Scania em oferecer as melhores soluções para o mercado brasileiro. O veículo reforça a nossa posição de referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o transporte”, afirma Roberto Leoncini, diretor geral da Scania no Brasil.
O P270 a etanol conta com uma motorização de 9 litros com 270 cavalos e 1.250 Nm de torque já a partir de 1.100 rpm, o que possibilita maior rendimento do trem de força, desempenho e dirigibilidade típicos dos motores a diesel.
“O segmento de semipesado está em pleno crescimento no Brasil, no mercado total de caminhões. Para atender a este nicho altamente competitivo, além de mantermos as melhores características dos veículos pesados da Scania, como economia de combustível, conforto e ergonomia da cabine, adicionamos ao produto Scania mais um valor: o da ‘sustentabilidade’”, explica Leoncini.
A novidade chegou à América Latina em maio deste ano, quando começaram a circular na cidade de São Paulo os primeiros 50 ônibus brasileiros movidos a etanol. “No Brasil, vamos contribuir para o cumprimento das metas de política ambiental não apenas na formação de uma frota de ônibus, mas também com caminhões que circulam pelas cidades, colaborando com a qualidade de vida das pessoas e reduzindo os impactos ambientais”, salientou Leoncini.
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