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Oferta de serviços melhora a rentabilidade da Brasif

Revista M&T

17/08/2011 11h35 | Atualizada em 17/08/2011 19h11

Com investimento em suporte ao cliente, como a oferta de mais serviços de assistência técnica aos equipamentos, de treinamento, monitoramento remoto de frota e peças de reposição, a distribuidora Brasif está conseguindo fidelizar os usuários de máquinas da Case Construction, marca que representa em nove estados brasileiros, além melhorar a lucratividade da operação. Nos últimos anos, ela investiu nessa área, com a contratação de técnicos, mecânicos e consultores de vendas. O resultado, segundo Bruno Garcia, gerente geral de pós-vendas da distribuidora, é a retenção de clientes que, após o vencimento do período de garantia de fábrica, migravam para o mercado paralelo de peças e

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Com investimento em suporte ao cliente, como a oferta de mais serviços de assistência técnica aos equipamentos, de treinamento, monitoramento remoto de frota e peças de reposição, a distribuidora Brasif está conseguindo fidelizar os usuários de máquinas da Case Construction, marca que representa em nove estados brasileiros, além melhorar a lucratividade da operação. Nos últimos anos, ela investiu nessa área, com a contratação de técnicos, mecânicos e consultores de vendas. O resultado, segundo Bruno Garcia, gerente geral de pós-vendas da distribuidora, é a retenção de clientes que, após o vencimento do período de garantia de fábrica, migravam para o mercado paralelo de peças e serviços.

“Juntamente com a fábrica, desenvolvemos pacotes de serviços competitivos e que estão sendo bem aceitos pelo mercado”, diz Garcia. Para isto, a Brasif dobrou o número de técnicos e de consultores de suporte aos clientes, aumentou a frota de veículos para assistência no campo e ampliou oficinas e áreas de estoque em suas filais. As unidades de Ribeirão Preto (SP) e Palmas (TO), por exemplo, ganharam novas instalações, mais espaçosas e dotadas de maior quantidade de recursos. Com isso, a distribuidora passou a oferecer de forma mais consistente serviços como análise de óleo, monitoramento remoto de frota via satélite e outros. Eles estão sendo apresentados pela Brasif na feira M&T Peças e Serviços, realizada em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, até o próximo sábado, 13 de agosto.

Bruno Garcia explica que, em condições ideais, os serviços de peças e assistência ao cliente devem arcar com os custos operacionais de uma distribuidora, de forma que a área de venda de equipamentos responda pelo lucro. Na prática, entretanto, essa não era a realidade da maioria das distribuidoras brasileiras. “Mas nos últimos anos já chegamos a este patamar que vínhamos perseguindo”, completa o executivo. Os pacotes de serviços, segundo ele, são desenhados de acordo com a necessidade de cada cliente, podendo contemplar até mesmo a oferta de treinamento dos mecânicos e operadores.

De acordo com Garcia, esse serviço vem sendo muito requisitado pelos clientes e, no prazo de um ano, a Brasif já treinou mais de 500 profissionais. “Não se trata de ações casadas com o comissionamento e entrega das máquinas, mas sim de cursos contratados por clientes que querem reciclar seus funcionários.” Para isto, a Brasif montou uma van, equipada com monitor de TV e material didático para as aulas teóricas, que se desloca entre as operações dos clientes e se transforma em uma verdadeira sala de aula no campo. Diante dos resultados obtidos, a distribuidora já planeja ampliar a frota de vans destinadas ao serviço de treinamento. Com isso, a distribuidora transformou em negócio – bom negócio, diga-se de passagem – o atendimento a uma carência do mercado: a escassez de mão de obra especializada.

 

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