Lançamentos
Webtranspo
30/03/2011 11h20 | Atualizada em 30/03/2011 15h19
A Ford guardou para esse início de ano um mega projeto de renovação de sua gama de caminhões utilitários pesados. Após três anos de pesquisas e desenvolvimento, a montadora apresentou ao mercado nacional a linha 2012 do modelo Cargo. À primeira vista, o que mais chama a atenção no veículo é a mudança no design, ainda mais, partindo de uma montadora muito conservadora nesse quesito.
De acordo com a fabricante, o objetivo foi criar a melhor proposta no segmento de caminhões, com o comprometimento em apresentar uma linha moderna e eficiente para um mercado onde a marca Ford tem grande aceitação.
O lançamento dessa linha completa - onze modelos, cinco das quais com
...A Ford guardou para esse início de ano um mega projeto de renovação de sua gama de caminhões utilitários pesados. Após três anos de pesquisas e desenvolvimento, a montadora apresentou ao mercado nacional a linha 2012 do modelo Cargo. À primeira vista, o que mais chama a atenção no veículo é a mudança no design, ainda mais, partindo de uma montadora muito conservadora nesse quesito.
De acordo com a fabricante, o objetivo foi criar a melhor proposta no segmento de caminhões, com o comprometimento em apresentar uma linha moderna e eficiente para um mercado onde a marca Ford tem grande aceitação.
O lançamento dessa linha completa - onze modelos, cinco das quais com a opção de cabine-leito –, integra o plano de investimentos de R$ 670 milhões que a companhia realizará até 2013 na “Operação de Caminhões”.
Com vendas a partir de maio, o novo Cargo – na faixa de 13 a 31 toneladas de peso bruto total – promete mexer com o segmento, pois reúne em um mesmo projeto design moderno, qualidade, conforto, desempenho, funcionalidade, versatilidade e preços altamente competitivos.
O caminhão foi desenvolvido nos estúdios de design e centro de engenharia de Camaçari (Bahia) e nas cidades São Bernardo do Campo e Tatuí, em São Paulo, com suporte das unidades dos Estados Unidos e Europa. A sua concepção teve como base as pesquisas e os testes realizados na América do Sul.
As linhas do novo caminhão são detalhistas. Na área frontal, a marca destacou um conjunto de grades superior e inferior. A ampla área envidraçada, em conjunto com janelas auxiliares tipo vigia, amplia a visibilidade, com estilo moderno. A funcionalidade do perfil arredondado visa uma melhor aerodinâmica.
"A criatividade de nossos designers partiu de um conceito fundamental: desenhar uma cabine totalmente nova, entendendo as necessidades dos frotistas e motoristas autônomos. Sabemos que eles desejam um caminhão prático, funcional e com o valor agregado do design", explica João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul.
A Ford aplicou no modelo motores Cummins de quatro e seis cilindros. Além disso, o Cargo recebeu as novas transmissões Eaton das famílias FS, de seis marchas com primeira sincronizada, e FTS, com 13 marchas, totalmente sincronizadas.
Testes
O modelo passou por mais de 450 mil quilômetros de testes no campo de provas da Ford em Tatuí (SP), e em estradas da América do Sul. Ao todo, foram construídos 50 protótipos em três fases. Além disso, em uma fase de pré-montagem, foram produzidos 100 caminhões destinados exclusivamente para testes de rodagem e de manufatura, unidades que foram desmontadas após esses programas.
“Este é o principal lançamento do ano no segmento de veículos comerciais e com essa nova linha, a previsão da Ford é crescer neste mercado. Passamos a oferecer a cabine-leito, versão inédita na Ford, e os nossos modelos ganharam mais competitividade e estão entre os mais modernos do mundo", garante Oswaldo Jardim, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade