EMPRESAS
Assessoria de Imprensa
08/04/2019 16h51 | Atualizada em 08/04/2019 20h25
A operação brasileira da Metso (Metso Brasil) comemora em junho de 2019 a marca histórica de 100 anos de atividades no país.
A empresa realiza uma série de eventos durante o ano, começando pelas unidades da Metso nas localidades onde tem operação e concluindo com o lançamento de livro sobre a história da empresa, em novembro.
Com a premissa de sempre ouvir os clientes, a Metso, afirma Pedro Macedo, vice-presidente de Recursos Humanos da Metso na América do Sul, mostra que chegou a essa longevidade inovando através de produtos, soluções e foco em uma forte cultura de desempenho.
“É um privilégio par
...A operação brasileira da Metso (Metso Brasil) comemora em junho de 2019 a marca histórica de 100 anos de atividades no país.
A empresa realiza uma série de eventos durante o ano, começando pelas unidades da Metso nas localidades onde tem operação e concluindo com o lançamento de livro sobre a história da empresa, em novembro.
Com a premissa de sempre ouvir os clientes, a Metso, afirma Pedro Macedo, vice-presidente de Recursos Humanos da Metso na América do Sul, mostra que chegou a essa longevidade inovando através de produtos, soluções e foco em uma forte cultura de desempenho.
“É um privilégio para cada um de nós olhar para esses 100 anos de história e saber que fomos nós que os construímos. Mais importante ainda que olhar para trás e celebrar esse momento especial, é estarmos lançando as sementes para os próximos períodos”, diz Macedo.
A abertura das celebrações ocorreu em março nas cidades de Sorocaba, SP; Belo Horizonte e Paracatu, MG; e Parauapebas, PA, locais em que Metso tem funcionários.
Na matriz, em Sorocaba, onde 700 funcionários de dois turnos diferentes de trabalho receberam o primeiro evento de comemoração aos 100 anos, será também a sede de um memorial, onde serão expostas as partes mais importantes da história da Metso.
O memorial trará linha do tempo, exposição de produtos e momentos que fizeram parte da história da empresa, além de outras curiosidades expostas em recursos digitais e imersivos.
Um livro, previsto para lançamento no final deste ano, detalha ainda mais a trajetória da empresa, que já teve outros nomes e outras nacionalidades, mas que, desde 1919 – quando o sueco Erik Tysklind lançou a primeira fundição de aço em forno elétrico do país em São Paulo (essa estrutura mais tarde se transformará na Metso) – esteve preparada para se reinventar e abrir novas experiências e possibilidades de mercado.
Para Marcelo Motti, vice-presidente Market Area para o negócio Minerals no Brasil, alcançar essa longevidade em um mercado instável como o brasileiro, marcado por crises, demandas e clientes diferentes, além da adaptação ao avanço das tecnologias digitais nos últimos anos, é mesmo motivo de comemoração.
“E os próximos anos serão ainda mais desafiadores, pois ficou claro para todos que as empresas que tiveram sucesso no passado não necessariamente o terão no futuro. É preciso evoluir constantemente”, diz ele.
“Hoje, temos de ter olhos atentos para desenvolver soluções adequadas para a indústria 4.0 e ferramentas baseadas em plataformas digitais. Afinal, a digitalização é a nova era, e ela não tem volta”, diz o executivo.
Segundo ele, para uma empresa essencialmente de bens de capital, como a Metso, a comemoração do centenário é ainda mais valiosa, pois demonstra que os esforços em se reinventar diariamente, tornando-se cada vez mais uma empresa de tecnologia e soluções, e não simplesmente de produtos de prateleira, está sendo bem-sucedida.
Macedo explica que essa evolução só ocorre porque os funcionários estão capacitados e sintonizados com o que acontece no mundo externo.
“É esse esforço que nos leva a buscar novas ideias, fora da caixa, do convencional. E a nossa história mostra, por si só, como isso funciona e está nos permitindo comemorar este primeiro centenário com a certeza de que construímos uma forte base para avançar mais 100 anos”, diz ele.
Incentivo
O estímulo diário para que os profissionais pensem em soluções transformadoras aos clientes pode ser exemplificado pelo programa Metso Award Innovation Challenge, promovido globalmente para incentivar o desenvolvimento de inovações tecnológicas.
Fábio Maia, vice-presidente de Vendas e Serviços para o Negócio Valves na América do Sul, acrescenta que a estrutura global da empresa inclui, estrategicamente em algumas unidades, os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento.
“É importante salientar que a Metso sempre teve como preceito fundamental ouvir o cliente. E nesse exercício diário percebemos a demanda crescente pela transformação digital e isso nos proporcionou a vanguarda no desenvolvimento sólido e sustentável perante o mercado”, diz ele, concluindo que o estimulo para inovações vem através da demanda do mercado.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade