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Mapa de criticidade auxilia a manutenção dos equipamentos

Fazer a gestão dos equipamentos de forma inteligente e eficaz traz diversos benefícios para as fábricas, como economia e agilidade nos serviços

Assessoria de Imprensa

04/04/2018 08h43 | Atualizada em 04/04/2018 14h02

O setor industrial possui equipamentos de alta performance e complexidade que, muitas das vezes, estão sujeitos a falhas e quebras.

O principal problema é que quando um destes maquinários quebra, pode impactar toda a linha de produção e ainda gerar altos custos para as companhias.

Por isso, a manutenção é um assunto frequente no dia a dia das corporações. Porém, o que nem todos sabem, afirma Anderson Brini, vice-presidente de Vendas da Metso Brasil, é que existem três diferentes tipos de manutenção e cada uma delas pode auxiliar em diferentes estágios.

A manutenção preditiva é definida como sendo uma forma de garantir, por meio de medições peri

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O setor industrial possui equipamentos de alta performance e complexidade que, muitas das vezes, estão sujeitos a falhas e quebras.

O principal problema é que quando um destes maquinários quebra, pode impactar toda a linha de produção e ainda gerar altos custos para as companhias.

Por isso, a manutenção é um assunto frequente no dia a dia das corporações. Porém, o que nem todos sabem, afirma Anderson Brini, vice-presidente de Vendas da Metso Brasil, é que existem três diferentes tipos de manutenção e cada uma delas pode auxiliar em diferentes estágios.

A manutenção preditiva é definida como sendo uma forma de garantir, por meio de medições periódicas, a operacionalidade de um equipamento ou parque de equipamentos.

Já a preventiva, afirma Brini, se baseia na ação que visa a eliminação de falhas no equipamento, ou seja, as ações de manutenção e substituição de itens seguem rigorosamente uma estrutura definida de tempos, independentemente da tendência de falha de determinada peça.

Por fim, a corretiva é definida por ser aquela que visa restabelecer a operacionalidade de um determinado equipamento, cujo desempenho já está prejudicado por falha em algum componente.

Para saber qual tipo de manutenção é a indicada para cada produto, comenta o executivo, o mais importante é entender o mapa de criticidade de cada componente.

Para chegar a estes dados é necessário desenvolver um processo de avaliação de cada componente do equipamento, analisando assim sua criticidade e definindo um procedimento de manutenção para cada um destes.

“Se o item é muito crítico e gera parada do equipamento por um período longo caso venha a falhar, por exemplo, então é necessário atuar forma preventiva. Para isso, o componente é substituído quando atinge o número de horas previsto de trabalho, independentemente se as tendências de falha ainda não foram detectadas”, explica  Brini.

“Assim é possível garantir que o equipamento estará sempre apto a operar com os KPIs desejados, como disponibilidade alta, capacidade adequada e dentro de custos definidos e aceitáveis”, completa.

Por isso, não é possível dizer que exista uma manutenção mais vantajosa que a outra, mas sim a condição do equipamento e sua operacionalidade, já que tudo está ligado ao desempenho para produção.

Para auxiliar o cliente com a melhor opção de manutenção, explica o executivo, a Metso conta com a campanha “Metso Tips”, que consiste em um canal de comunicação digital com os clientes com dicas sobre como garantir uma boa conservação dos aparelhos.

Além disso, a Assistência Técnica desenvolve um trabalho de treinamento e conscientização sobre a importância da manutenção nos equipamentos e os Key Accounts, responsáveis pelo atendimento do dia a dia, trabalhando com as empresas com o intuito de auxiliá-los junto às questões de manutenção das plantas.

Por fim, a companhia disponibiliza um treinamento periódico para os clientes que aborda as questões de manutenção, formas de prevenir, planejamento de manutenções, dentre outros temas. O Treinamento em Tecnologias Metso (TTM) possui quatro edições anuais, sendo duas destinadas ao público de Agregados e duas para Mineração.

“Por meio destas ações conseguimos garantir que o cliente usufrua dos equipamentos que adquiriram da melhor maneira possível”, conclui Brini.

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