EMPRESAS
Assessoria de Imprensa
14/04/2020 11h00 | Atualizada em 14/04/2020 11h35
Um estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2019, apontou que os investimentos em saneamento encolheram significativamente no Brasil nos últimos anos, o que chama a atenção para um fato importante: ainda falta muito para o país universalizar os serviços até 2033, conforme meta prevista pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).
A boa notícia é que, mesmo a passos lentos, alguns Estados seguem investindo nesta frente, a exemplo da Bahia, que está com um projeto de recuperação de rede de esgoto em andamento em Salvador.
A obra, que foi iniciada no começo de 2019, vem sendo re
...Um estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2019, apontou que os investimentos em saneamento encolheram significativamente no Brasil nos últimos anos, o que chama a atenção para um fato importante: ainda falta muito para o país universalizar os serviços até 2033, conforme meta prevista pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).
A boa notícia é que, mesmo a passos lentos, alguns Estados seguem investindo nesta frente, a exemplo da Bahia, que está com um projeto de recuperação de rede de esgoto em andamento em Salvador.
A obra, que foi iniciada no começo de 2019, vem sendo realizada em diferentes trechos da capital baiana e envolve a utilização de dez equipamentos da Itubombas, sendo quatro motobombas do modelo ITU-88S12 e seis ITU-1212S17.
As soluções têm atuado em operações de by-pass, método que desvia o fluxo da rede de esgoto para manutenção das tubulações ou ampliações delas.
“Trata-se de um projeto bastante desafiador. Estamos bombeando esgoto em uma das principais avenidas de Salvador e toda atenção é necessária, uma vez que qualquer erro de operação pode causar transtornos à população e aos órgãos ambientais”, explica Roberto Horii, responsável pela área Comercial da Itubombas.
Devido à complexidade da operação, a Itubombas não apenas disponibilizou seus equipamentos, como também colocou toda a parte de engenharia à disposição do cliente, o que contempla visitas técnicas, dimensionamento e projeto.
O contrato incluiu, ainda, cabines silenciadas para atenuação de barulho em regiões urbanas, todos os acessórios necessários para a montagem do sistema (como tubulação, mangueiras e conexões) e mão de obra qualificada para atendimento, montagem e operação das motobombas.
“Além disso, o conjunto fornecido conta com um sistema de automação, que conduz a operação das bombas de acordo com o nível do esgoto”, reforça Horii.
Até o momento, explica, os equipamentos alocados na obra têm operado no regime 24/7. Enquanto os modelos ITU-88S12 possuem uma vazão de 800 m3/h e pressão até 30 mca, os modelos ITU-1212S17 operam como uma vazão de 1.500 m3/h e 50 mca.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade