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DAF celebra 90 anos de história

Atualmente, a montadora conta com fábricas localizadas em Eindhoven, na Holanda; Westerlo, na Bélgica; Leyland, no Reino Unido; e Ponta Grossa, no Brasil

Assessoria de Imprensa

04/04/2018 08h30 | Atualizada em 04/04/2018 14h02

A DAF comemora no mês de abril  90 anos de trajetória. Fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda, a companhia é subsidiária do grupo americano Paccar desde 1996.

Atualmente, a montadora conta com fábricas localizadas em Eindhoven, na Holanda; Westerlo, na Bélgica; Leyland, no Reino Unido; e Ponta Grossa, no Brasil.

Em 2017, foram produzidos mais de 60 mil caminhões na Europa e Brasil, o melhor resultado dos últimos 9 anos.

Trajetória da montadora

Um dos marcos na história da DAF foi a criação, em 1973, do turbo com intercooler, uma inovação que atendia à demanda por motores mais potentes com menor consumo de

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A DAF comemora no mês de abril  90 anos de trajetória. Fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda, a companhia é subsidiária do grupo americano Paccar desde 1996.

Atualmente, a montadora conta com fábricas localizadas em Eindhoven, na Holanda; Westerlo, na Bélgica; Leyland, no Reino Unido; e Ponta Grossa, no Brasil.

Em 2017, foram produzidos mais de 60 mil caminhões na Europa e Brasil, o melhor resultado dos últimos 9 anos.

Trajetória da montadora

Um dos marcos na história da DAF foi a criação, em 1973, do turbo com intercooler, uma inovação que atendia à demanda por motores mais potentes com menor consumo de combustível. Posteriormente, essa tecnologia se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes.

Em 1994, a empresa trouxe conceito da cabine Super Space, que definiu novos padrões em tamanho e conforto. A criação dos modelos que são sucesso mundial até os dias atuais começou alguns anos depois. Em 1997, foi desenvolvida a linha XF. No ano seguinte foi a vez do CF e, em 2001, os caminhões médios LF.

Em 2017, os modelos CF e XF foram remodelados na Europa garantindo maior eficiência de combustível com um consumo 7% menor. O torque máximo dos motores PACCAR MX-11 e MX-13 teve um aumento significativo, e está disponível a partir de 900 rpm, ampliando a faixa econômica e permitindo o trabalho do motor em menores rotações. Em sua nova versão, os motores PACCAR MX-13 agora podem gerar até 530cv e 2.600Nm de torque já a partir de 1.000 rpm.

DAF Caminhões Brasil

A empresa chegou ao Brasil em 2011 e, em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa, no Paraná. A unidade está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo Paccar no mundo.

Segundo a empresa, desde a sua chegada, a marca conquistou o seu espaço no mercado com os modelos extrapesado XF105 e o pesado CF85.

Em novembro de 2015, a unidade brasileira também passou a produzir os motores Paccar MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF.

Off road

Primeiro grande projeto da engenharia brasileira em parceria com a matriz na Holanda, a DAF Caminhões Brasil lançou em 2017 as versões off road dos modelos XF105 e CF85.

Focado em operações fora da estrada de cana e madeira, CF85 off road possui três opções de cabine: a Day Cab, com teto baixo; a Sleeper Cab, com teto baixo e cama; e a Space Cab, com cama e teto alto, a maior e mais espaçosa do segmento. A opção maior ainda tem como opcional o Skylight, faróis de teto, que proporcionam maior visibilidade durante operações noturnas em campo.

A linha XF105 off road conta com uma Space Cab com cama e os mesmos atributos da linha CF. Os dois modelos são equipados com motor PACCAR MX 13, de 12,9 litros. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv.

Edição comemorativa

Para celebrar os 90 anos da DAF, a sede na Holanda lança uma edição limitada do XF105 na Europa. São 250 caminhões com cabine Super Space na versão 4x2 para os mercados do continente europeu e 6x2 para o Reino Unido e Irlanda.

Os veículos vêm equipados com um pacote de opcionais premium, faixas exclusivas, e design exterior diferenciado.  Os modelos contam com três cores metálicas exclusivas, e uma versão artesanal do logo histórico foi inserida na frente do caminhão, bem como nas laterais e na parte traseira da cabine.

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