Revista M&T - Ed.50 - Dez/Jan 1999
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Mercado

Volvo indica venda das linhas Champion e Samsung

Empresa passa a disponibilizar motoniveladoras e escavadeiras, depois de incorporar os seus fabricantes em nível mundial

Tuacek: complementação de linha e novas modalidades de comercialização

A Volvo Equipamentos de Construção reuniu no início de novembro em São Paulo clientes, concessionários e jornalistas para anunciar os novos planos da companhia para o Mercosul e o início oficial das vendas das motoniveladoras Champion e das escavadeiras Samsung. São duas novas linhas de produtos resultantes das mais recentes aquisições feitas pelo grupo sueco: a coreana Samsung Heavy Industries, ocorrida em maio último, e a canadense Champion - um negócio já confirmado desde o primeiro semestre de 1997.
O presidente da subsidiária brasileira, Oswaldo Tuacek, diz que na América Latina essas aquisições representam uma complementação da linha de produtos já oferecidos pela empresa a partir da unidade industrial de Pederneiras, no interior de São Paulo (onde são fabricados quatro modelos de pás-


Tuacek: complementação de linha e novas modalidades de comercialização

A Volvo Equipamentos de Construção reuniu no início de novembro em São Paulo clientes, concessionários e jornalistas para anunciar os novos planos da companhia para o Mercosul e o início oficial das vendas das motoniveladoras Champion e das escavadeiras Samsung. São duas novas linhas de produtos resultantes das mais recentes aquisições feitas pelo grupo sueco: a coreana Samsung Heavy Industries, ocorrida em maio último, e a canadense Champion - um negócio já confirmado desde o primeiro semestre de 1997.
O presidente da subsidiária brasileira, Oswaldo Tuacek, diz que na América Latina essas aquisições representam uma complementação da linha de produtos já oferecidos pela empresa a partir da unidade industrial de Pederneiras, no interior de São Paulo (onde são fabricados quatro modelos de pás-carregadeiras e os caminhões articulados A 25C e o A 35). O objetivo, segundo ele, é fazer da Volvo uma das maiores e mais completas empresas fornecedoras de equipamentos para escavação, carregamento e transporte de materiais nos segmentos de mineração, construção e na área florestal. “Tanto a linha Champion, que é sinônimo de motoniveladora em muitos países da América Latina como a Argentina, e que passaremos a fabricar no Brasil a partir do segundo semestre de 1999, quanto as escavadeiras Samsung, disponíveis na faixa de 20 a 30 t, que é altamente competitiva, passarão a se chamar somente Volvo a partir do ano 2.000”, diz ele.
Segundo Tuacek, o principal segmento de mercado a ser atendido é o de construção ( aí incluída a mineração de brita e areia), a frente da área mineral e da florestal. “Nosso principal segmento de atuação é o segmento de construção e nele pretendemos crescer ainda mais”.
O presidente da Volvo também afirma que a empresa se considera “única” nosegmento de caminhões articulados. Nós inventamos o conceito, há pouco atrás. Temos 75%do mercado mundial, no Brasil mais de 80%, e queremos manter essa liderança”. Ele acredita que a empresa “acertou na mosca” com os caminhões articulados e por isso a prioridade agora é a de complementar esses caminhões articulados com equipamentos da própria empresa, principalmente, escavadeiras. “Em alguns casos, as escavadeiras estão ganhando terreno em cima de nosso principal produto, as carregadeiras, e por isso estamos ampliando o leque de opções desse tipo de equipamento aos usuários”.
Ele diz que a empresa, assim como o Brasil, está vivendo um intenso processo de transformação e que em breve a Volvo Equipamentos deixará de ser percebida pelo mercado apenas como um fabricante de pequenas pás-carregadeiras e caminhões articulados.Tuacek também anuncia planos oferecendo novas modalidades de financiamento, incluindo consórcios (como os feitos para caminhões) e aluguel para todos os produtos da linha. “A grande vitrina nossa de aluguel hoje é copiar o projeto de Carajás (Fazenda Brasileiro) e de algumas hidrelétricas, onde temos algumas dezenas de unidades”.
Sobre a concorrência ele é ao mesmo tempo realista e ambicioso. Ao reconhecer que a Caterpillar e a Komatsu, juntas, dominam 60% do mercado mundial e que os 40% restantes estão divididos em centenas de marcas, com muita regionalização e especialização, Tuacek chama atenção para o fato da Volvo hoje estar atuando em 150 países do mundo e garante que a empresa já é a segunda fabricante mundial de caminhões e a terceira maior fabricante do mundo de equipamentos de construção. “Nós passamos de um faturamento de USS 700 milhões há dez anos atrás para USS 3 bilhões em 1998 e, em menos de um ano, incorporamos a Champion e a Sansung”.
Para ele, as perspectivas para o Mercosul como um todo são as melhores
possíveis “Hoje, ainda estamos discutindo minúcias, mas a realidade é que pertencemos a um bloco econômico, que está se consolidando e já tem dez anos de idade. Não podemos esquecer que fora do Mercosul é mais difícil ainda”.
Algumas unidades dos novos equipamentos já chegaram ao mercado brasileiro, como é o caso das motoniveladoras Volvo-Champion, cujas primeiras oito unidades foram vendidas à construtora Norberto Odebrecht, no primeiro semestre de 1998. Inicialmente, são dois modelos que a Volvo está colocando no mercado: a 710 A e a 720 VHP. A linha completa é equipada com motores de potência variável entre 140 e 235 HP. As escavadeiras Sansung, por sua vez, nos modelos SE 210 e SE 240, vêm complementar a gama de opções já oferecidas pela Volvo com as pás carregadeiras L50 C, L 70 C, L 90 C e L 120 C, todas fabricadas em sua unidade no interior de São Paulo.

Champion: sinônimo de motoniveladora, na Argentina

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