Nos últimos dois anos, a Volvo CE vem renovando o portfólio de produtos e serviços na América Latina, incluindo atualizações das mais recentes tecnologias globais da marca, como as novas linhas de carregadeiras, escavadeiras e caminhões articulados, além da ampliação contínua da oferta de compactos elétricos, foco atual em P&D do grupo.
Em novembro, a divisão de equipamentos de construção reforçou a representatividade do mercado latino-americano para os negócios com uma nova edição do evento “Volvo Days”, que reuniu cerca de 100 clientes do Brasil e da América Latina na sede da empresa, em Curitiba (PR).
O encontro reuniu distribuidores brasileiros como Tracbel, Linck, Gotemburgo, NORS e Dinâmica, além de latino-americanos como SKC (Chile), EPSA (Argentina), Mekatronic (Uruguai) e Volvo Peru (Peru).
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Nos últimos dois anos, a Volvo CE vem renovando o portfólio de produtos e serviços na América Latina, incluindo atualizações das mais recentes tecnologias globais da marca, como as novas linhas de carregadeiras, escavadeiras e caminhões articulados, além da ampliação contínua da oferta de compactos elétricos, foco atual em P&D do grupo.
Em novembro, a divisão de equipamentos de construção reforçou a representatividade do mercado latino-americano para os negócios com uma nova edição do evento “Volvo Days”, que reuniu cerca de 100 clientes do Brasil e da América Latina na sede da empresa, em Curitiba (PR).
O encontro reuniu distribuidores brasileiros como Tracbel, Linck, Gotemburgo, NORS e Dinâmica, além de latino-americanos como SKC (Chile), EPSA (Argentina), Mekatronic (Uruguai) e Volvo Peru (Peru).
De acordo com Guilherme Ferreira, gerente de suporte às vendas da Volvo CE, o processo de renovação do portfólio – iniciado em 2024 – alinhou ainda mais a oferta local ao portfólio global de tecnologias da fabricante.
“Os equipamentos e soluções que oferecemos aos clientes da América Latina contam com o mesmo nível de tecnologia que adotamos nos mercados da Europa e dos Estados Unidos”, assegurou Ferreira.
“A carregadeira que está atuando no Brasil, por exemplo, traz o mesmo nível de tecnologia, eficiência e produtividade que os clientes nos mercados desenvolvidos também estão recebendo, o que se traduz em menor consumo e maior produtividade.”
Finalizada no ano passado, atualização alinha a oferta de tecnologias globais no país
SALTO
Entre as novidades mais recentes, destacam-se as carregadeiras L60H, L70H, L90H, L110H, L120H e L150H, linha cuja atualização foi finalizada no ano passado.
Segundo a Volvo, os equipamentos “deram um salto” em tecnologia, produtividade e economia de combustível, com promessa de até 20% a mais de eficiência energética.
Em 2025, o foco foi a renovação da linha de escavadeiras, que cobre a faixa de 20 a 50 t. Nesse segmento, foram introduzidos os modelos EC210, EC220, EC230, EC260, EC360, EC400 e EC500.
“Com alta tecnologia, essas máquinas combinam precisão, força e mobilidade para entregar alta produtividade e segurança em setores como mineração, agricultura, indústria, construção civil e infraestrutura pesada”, diz o especialista.
“São máquinas que reduzem o consumo de combustível de 10 a 15%.”
Outro segmento que recebeu novidades foi o de caminhões articulados, uma das especialidades da marca. Nessa linha, os modelos A45, A50, e A60, recém-apresentados na Europa, já estão disponíveis na América Latina.
De acordo com Ferreira, o novo modelo A50 surgiu da necessidade dos clientes em contar com um caminhão de maior porte, capaz de “garantir a máxima produtividade por ciclo”.
O articulado A45 e a escavadeira EC400 são novidades recentes da marca no Brasil
Além de maior capacidade de carga, o modelo é equipado com transmissão hidráulica.
“Mesmo em terrenos desafiadores, o caminhão é capaz de realizar o trajeto com mais velocidade e conforto, resultando em uma quantidade maior de material movimentado”, complementa Ferreira.
“Entraremos modernizados em 2026, com as três principais linhas de produtos atualizadas e os equipamentos elétricos acompanhando a grande virada de chave da marca.”
ELÉTRICOS
Dentro de uma estratégia global de descarbonização, a fabricante sueca também vem investindo na introdução de equipamentos elétricos na região.
Os primeiros modelos foram inseridos no final de 2023, com um lote de compactos elétricos como a carregadeira L25 Electric e a escavadeira ECR25 Electric.
Mais recentemente, a marca iniciou a comercialização da carregadeira L120 Electric, segundo a empresa “o primeiro modelo elétrico de médio porte com a mesma produtividade de equipamentos convencionais”.
Alimentada por um conjunto de baterias de 282 kWh, a máquina promete reduzir os custos operacionais em até 90%, com menores gastos com diesel, menos ruído e eliminação completa das emissões, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável, além da capacidade de carga de seis toneladas.
“Estamos trabalhando para que os clientes tenham uma melhor experiência de uso e aceitação com os elétricos”, comentou Rafael Nieweglowski, diretor comercial de eletromobilidade (Emob) da Volvo CE na América Latina.
Diferentemente dos modelos a diesel, o diretor ressaltou que a comercialização de elétricos não é como a convencional, que consiste basicamente em uma tomada de decisão.
“Ao contrário, os elétricos exigem um trabalho mais técnico, em que o cliente precisa conhecer e testar a máquina, para que possa ver se o equipamento realmente atende à aplicação específica a que se destina”, diz Nieweglowski.
Recém-introduzida no Brasil, a carregadeira L120 Electric é um exemplo.
A máquina já vem sendo aplicada com bons resultados em pedreiras e cimenteiras do país, assegurou o especialista.
“Estamos ampliando a oferta de elétricos, em um movimento que evidencia o compromisso inegociável com a agenda de sustentabilidade e a meta de zerar emissões de CO₂ em nossas máquinas até 2040”, comentou o executivo.
A miniescavadeira ECR25 Electric integra o rol de novos produtos elétricos sem emissões
A meta, citada por Nieweglowski, implica o lançamento periódico (eventualmente anual) de novos modelos elétricos, com o objetivo de aumentar a gama de produtos para atender a diferentes segmentos produtivos.
Para os próximos anos, o executivo destacou durante o Volvo Days que a marca se prepara para agregar elétricos de diferentes linhas em seu portfólio local.
“Para 2026, já programamos a introdução de uma escavadeira elétrica e mais dois modelos de carregadeiras”, antecipou.
HÍBRIDO
Nesse movimento de transição, o principal desafio ainda é a infraestrutura de carregamento.
O tempo de duração da bateria da carregadeira L120 Electric, por exemplo, varia de acordo com a atividade do equipamento, podendo girar em torno de 6 a 10 h.
“A duração apresenta uma margem muito grande de variação, pois depende do estilo de operação e, principalmente, da distância que o sistema de carregamento está instalado”, explicou Nieweglowski. “Afinal, o deslocamento é onde a máquina mais consome.”
Por isso, a marca desenvolveu um módulo híbrido em parceria com a Volvo Penta, criando uma solução que permite maior flexibilidade na recarga de equipamentos elétricos.
Buscando expandir a utilização de máquinas elétricas em diferentes setores, o módulo pode ser utilizado em locais em que a infraestrutura de carregamento ainda não está disponível ou não é adequada para a recarga das baterias.
“No setor florestal, por exemplo, há muitos locais de difícil acesso e sem estrutura adequada para carregar as máquinas elétricas”, ressaltou Nieweglowski. “Por isso, o módulo híbrido é uma alternativa.”
Conceitualmente, o módulo é composto por um gerador elétrico conectado a um motor a combustão e uma estação de recarga.
Também possui conectores que permitem que o sistema seja alimentado por energia da rede ou solar, caso o cliente conte com essas opções disponíveis no local.
Quando operando com diesel B15 padrão, o módulo híbrido promete reduzir as emissões de CO2 das máquinas em até 50% nas operações. Essa redução é atingida na operação de uma carregadeira Electric L120 em relação a um equipamento Volvo de porte similar, considerando valores médios de consumo de energia e diesel.
“Isso ocorre porque a recarga é feita com um único motor a combustão, com menos de 1 h de recarga para ciclos de 6 a 8 h de operação”, completou o diretor de eletromobilidade da Volvo CE.
Por se tratar de um produto híbrido, o módulo pode ser construído com motores Volvo Penta a biodiesel ou a gás/biogás, reduzindo as emissões de CO2 em até 90%, dependendo do tipo de combustível e dos equipamentos utilizados, além do regime de recarga de cada operação.
Desenvolvido em parceria com a Volvo Penta, módulo híbrido permite maior flexibilidade na recarga elétricos
CONECTIVIDADE
Além da atualização em máquinas, a marca também busca introduzir novas soluções digitais para que os equipamentos possam ser utilizados em sua totalidade.
“Além do desenvolvimento de produtos eficientes, os serviços conectados desenvolvidos para as gerações mais recentes de produtos têm foco na disponibilidade, reduzindo os custos operacionais e aumentando a produtividade das máquinas”, garantiu Alexandre Flatschart, diretor de Uptime & Customer Solutions da Volvo CE.
Um dos destaques recentes é o serviço de posicionamento inteligente Connected Map, que rastreia e monitora a operação dos equipamentos em tempo real, com indicadores e dados práticos para otimizar as condições de operação.
O sistema permite obter diferentes dados da operação, desde consumo, peso e volume da carga até gestão do tempo de tráfego das frotas.
“Com essa solução, o cliente tem ainda a possibilidade de limitar o local de acesso do equipamento, controlando o fluxo das máquinas e garantindo a segurança tanto do maquinário quanto do operador”, explicou.
O serviço também pode ser utilizado em máquinas de outras marcas, acentuou o diretor, bastando adquirir um hardware específico para conexão à plataforma.
A ferramenta permite integração através de API (Application Programming Interface), possibilitando a troca de dados com outros sistemas já utilizados pelos clientes.
A ideia é sair de um monitoramento básico, com cuidados “ativos” da máquina (como troca de filtros, peças e outros), e partir para os cuidados “passivos”, em que tudo funciona por meio do mapeamento do site do cliente.
“O resultado dessa jornada são os sistemas conectados, e o Connected Map contempla todas essas etapas”, finalizou Flatschart.
LANÇAMENTO
Fabricante lança nova geração do caminhão articulado A60

Maior modelo da marca no segmento, o articulado A60 promete 15% a mais de eficiência de combustível e 5% a mais de produtividade se comparando com a geração anterior.
Com caçamba de 33,6 m³, o equipamento pode transportar 55 toneladas líquidas, “a maior capacidade de carga entre os articulados disponíveis no mercado”, segundo a fabricante.
Equipado com motor Volvo D16J, o modelo desenvolve 630 hp de potência e 2.960 Nm de torque.
Outro destaque é a incorporação de recursos como Terrain Memory, que identifica e memoriza trechos escorregadios para otimizar automaticamente o controle de tração.
Já o sistema OptiShift permite mudanças direcionais mais rápidas entre marcha à frente e ré, enquanto o controle automático de tração garante a mobilidade.
A novidade chega na sequência do recente lançamento das versões remodeladas dos caminhões A45 e A50.
“Completamos a expansão de nossa nova geração de articulados”, aponta Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.
“O A60 representa o ápice da nossa nova arquitetura tecnológica e consolida o portfólio mais avançado da nossa história nesse tipo de produto.”
Saiba mais:
Volvo CE: www.volvoce.com/brasil/pt-br

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