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Revista M&T - Ed.285 - Julho 2024
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FABRICANTE

Scania chega a 500 mil caminhões produzidos no Brasil

Abrigando a primeira planta da marca fora da Europa, o Brasil tornou-se um mercado essencial para a fabricante como celeiro de soluções e importante hub de exportação
Por Melina Fogaça

Neste ano, a Scania registrou um feito histórico no país ao chegar a 500 mil caminhões produzidos desde que iniciou as operações em solo brasileiro, em 1957. O caminhão escolhido para celebrar o marco foi o modelo 460 R Super 6x2 (na imagem acima).

No início da operação, ainda no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), a empresa contava com aproximadamente 500 colaboradores. Quando migrou para São Bernardo do Campo (SP), cinco anos depois, já contava com uma capacidade de produção de 800 veículos/ano, com cerca de 1.500 colaboradores.

Segundo o vice-presidente de logística da montadora, Adolpho Bastos, a aposta em tecnologia e inovação se acentuou desde então.

“Ao longo de quase 70 anos no país, desenvolvemos não apenas produtos, mas também tecnologias e a própria indústria nacional”, diz ele, destacando que, no início, a fabricante produzia em torno de 162 caminhões por ano no país.

“Hoje, produzimos esse volume em um único dia, se incluirmos ônibus na conta”, complementa.

Primeira unidade fora da Europa, a fábrica brasileira atualmente conta com uma capacidade instalada de 30 mil veículos e aproximadamente 5.500 colaboradores, mobilizando cerca de 270 fornecedores no país.

Com mais de 500 mil m², sendo 214 mil m² de área construída, a planta inclui processos de solda, pintura e montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, eixos e caixas de câmbio e a montagem de caminhões e chassis de ônibus. “Diferentemente de outras montadoras, somos um hub industrial”, acentua Bastos.


Segundo Bastos, a montadora sedestaca por ser um hub industrial

Segundo ele, o ciclo de investimentos de 2017 a 2024 chegou a R$ 4 bilhões, utilizados na atualização da fábrica e no lançamento de produtos como a Nova Geração de Caminhões em 2018.

A empres


Neste ano, a Scania registrou um feito histórico no país ao chegar a 500 mil caminhões produzidos desde que iniciou as operações em solo brasileiro, em 1957. O caminhão escolhido para celebrar o marco foi o modelo 460 R Super 6x2 (na imagem acima).

No início da operação, ainda no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), a empresa contava com aproximadamente 500 colaboradores. Quando migrou para São Bernardo do Campo (SP), cinco anos depois, já contava com uma capacidade de produção de 800 veículos/ano, com cerca de 1.500 colaboradores.

Segundo o vice-presidente de logística da montadora, Adolpho Bastos, a aposta em tecnologia e inovação se acentuou desde então.

“Ao longo de quase 70 anos no país, desenvolvemos não apenas produtos, mas também tecnologias e a própria indústria nacional”, diz ele, destacando que, no início, a fabricante produzia em torno de 162 caminhões por ano no país.

“Hoje, produzimos esse volume em um único dia, se incluirmos ônibus na conta”, complementa.

Primeira unidade fora da Europa, a fábrica brasileira atualmente conta com uma capacidade instalada de 30 mil veículos e aproximadamente 5.500 colaboradores, mobilizando cerca de 270 fornecedores no país.

Com mais de 500 mil m², sendo 214 mil m² de área construída, a planta inclui processos de solda, pintura e montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, eixos e caixas de câmbio e a montagem de caminhões e chassis de ônibus. “Diferentemente de outras montadoras, somos um hub industrial”, acentua Bastos.


Segundo Bastos, a montadora sedestaca por ser um hub industrial

Segundo ele, o ciclo de investimentos de 2017 a 2024 chegou a R$ 4 bilhões, utilizados na atualização da fábrica e no lançamento de produtos como a Nova Geração de Caminhões em 2018.

A empresa também inaugurou um novo sistema de pintura (Top Coat) e uma nova célula de motores, atualizando gradativamente a área de cabinas.

Em 2020, foi a vez de introduzir motores a gás para ônibus e, depois, para caminhões. “Entre 2020 e 2022 apresentamos ainda a linha Super e, no final do ano passado, fizemos o lançamento global da gama XT, voltada para operações off-road”, complementa.

MARCO HISTÓRICO

De acordo com Bastos, chegar aos 500 mil caminhões produzidos é um marco para a operação no país, que hoje exporta 30% da produção para 52 países, com destaque para mercados como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e, mais recentemente, México, antes abastecido via Europa.

Escolhido como símbolo do marco de 500 mil unidades, o modelo 460 R Super 6x2 é um exemplar único, explica Rodrigo Clemente, diretor comercial da Scania Serviços Financeiros, sendo disponibilizado por meio de uma promoção via consórcio, com 200 cotas

“Definimos esse número juntamente com a rede de concessionários, que analisou o perfil do cliente que queríamos atender e prestigiar”, diz ele. “Em pouco tempo, todas as cotas foram vendidas.”

Segundo o executivo, o caminhão 500K apresenta pintura personalizada com grafismos especiais, além de pacote de itens de conforto, defletor, faróis LED, faróis de milha de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio.

Em termos de tecnologias embarcadas, a unidade especial inclui o piloto automático Actcruise (com previsão ativa), além de controle de aceleração e freio de cabeçote CRB, que promete melhor desempenho na frenagem auxiliar.

A celebração acontece em um momento que a montadora vem angariando resultados acima do mercado na venda de pesados.

De janeiro a abril, a marca emplacou 5.866 unidades, alta de 78,5% sobre o mesmo período de 2023, enquanto o mercado registrou 19.839 unidades, ou +15,5% na mesma comparação. “A participação em pesados está em 30%”, aponta Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da companhia.

Segundo ele, a Scania é a única marca a incluir quatro modelos no ranking da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Atualmente, o produto mais vendido da fabricante é o R 450 (1.846 unidades), seguido pelos modelos R 540 Plus (1.253 unidades), R 460 (804 unidades) e 560 R Super (697 unidades).


BIOCOMBUSTÍVEIS
Amaggi recebe caminhões movidos a B100


Lote de 101 veículos movidos a biodiesel puro vai operar no transporte de grãos

A Amaggi deu início ao uso de biodiesel puro (B100) com o recebimento dos primeiros caminhões preparados para trafegar com o biocombustível, entregues em maio na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP).

Trata-se da primeira venda de caminhões B100 da Scania na América Latina, além de uma das mais representativas globalmente para um único cliente.

Ao todo, o lote inclui 101 veículos Euro 6 movidos a B100, sendo 100 unidades do modelo 500 R 6x4 Super e uma do modelo 500 R 6x2 Super – específico para o transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento.

Os caminhões vão operar no trecho entre o Norte de Mato Grosso até o terminal de Miritituba, no Pará, fazendo o transporte de grãos.

“Esse projeto veio ao encontro da nossa estratégia de descarbonização”, declara Claudinei Zenatti, diretor de logística e operações da Amaggi.

Para o presidente e CEO da Scania no Brasil, Simone Montagna, o fornecimento é histórico para o setor de transportes.

“É um caso completo de ciclo sustentável, pois a produção do biodiesel é da própria empresa”, salienta o executivo, destacando que a Amaggi produz o biocombustível a partir de óleo degomado de soja.

Saiba mais:
Scania Brasil:
www.scania.com/br

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