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Revista M&T - Ed.81 - Fev/Mar 2004
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MERCADO

Volvo CE descentraliza operações.

Escritórios regionais irão dar suporte e atendimento local a usuários e distribuidores da marca na América Latina.

Volvo Construction Equipment “A™ Latin America está reestruturando sua operação. Começando pelo Brasil, sua sede latino-americana, a companhia está descentralizando a atuação em diversas regiões do continente. Batizado de “Marketing hubs”, o projeto começa a ser implementado pelo Brasil, em Curitiba, onde já está funcionando o primeiro escritório regional. ‘Vemos boas perspectivas nos mercados regionais. Por isso, queremos estar mais perto de nossos clientes e distribuidores na América Latina para dar maior suporte e identificar oportunidades, afirma Amaury Tartari, diretor comercial da Volvo CE Latin América para o mercado brasileiro.

A empresa terá quatro escritórios latino-americanos, cada um deles com um diretor específico e uma infraestrutura de pessoal ampliada. Além do escritório brasileiro em Curitiba, há um outro para o Cone Sul (em Santiago, no Chile), um terceiro na região Andina e Caribe (em Lima, no Peru), e um último na América Central, ainda sem sede definida, possivelmente na cidade do Panamá. A mudança envolve a descentralização na atuação de diversas áreas, desde marketing e vendas, até treinamento e pós-venda. Além de destacar um diretor para cada escritório para coordenar o trabalho em cada região, a Volvo CE também está ampliando a estrutura de pessoal.

Na prática, os “marketing hubs” são grupos de vendas localizados em áreas específicas, com o objetivo de concentrar esforços em uma região particular que tenha características semelhantes^ legislação, capacidade e cobertura de mercado, posição geográfica e recursos locais, por exemp


Escritórios regionais irão dar suporte e atendimento local a usuários e distribuidores da marca na América Latina.

Volvo Construction Equipment “A™ Latin America está reestruturando sua operação. Começando pelo Brasil, sua sede latino-americana, a companhia está descentralizando a atuação em diversas regiões do continente. Batizado de “Marketing hubs”, o projeto começa a ser implementado pelo Brasil, em Curitiba, onde já está funcionando o primeiro escritório regional. ‘Vemos boas perspectivas nos mercados regionais. Por isso, queremos estar mais perto de nossos clientes e distribuidores na América Latina para dar maior suporte e identificar oportunidades, afirma Amaury Tartari, diretor comercial da Volvo CE Latin América para o mercado brasileiro.

A empresa terá quatro escritórios latino-americanos, cada um deles com um diretor específico e uma infraestrutura de pessoal ampliada. Além do escritório brasileiro em Curitiba, há um outro para o Cone Sul (em Santiago, no Chile), um terceiro na região Andina e Caribe (em Lima, no Peru), e um último na América Central, ainda sem sede definida, possivelmente na cidade do Panamá. A mudança envolve a descentralização na atuação de diversas áreas, desde marketing e vendas, até treinamento e pós-venda. Além de destacar um diretor para cada escritório para coordenar o trabalho em cada região, a Volvo CE também está ampliando a estrutura de pessoal.

Na prática, os “marketing hubs” são grupos de vendas localizados em áreas específicas, com o objetivo de concentrar esforços em uma região particular que tenha características semelhantes^ legislação, capacidade e cobertura de mercado, posição geográfica e recursos locais, por exemplo. “É um trabalho complementar ao que já é feito pelo distribuidor”, diz Tartari.

LOGÍSTICA

Outra novidade foi a instalação, a partir de março, de um armazém alfandegado da empresa na Cidade do Panamá, no Panamá. Segundo ele, a nova estrutura permitirá reduzir em um terço o prazo de entrega de equipamentos importados de plantas fabris da Volvo CE na Europa e na Ásia para a América Latina. Yoshio Kawakami, presidente da Volvo CE Latin América, reconhece que o projeto dos “Marketing hubs” foi desenvolvido com base nos resultados obtidos com as exportações, que contribuíram bastante para o incremento da receita em relação a 2003.

A fábrica da Volvo CE, localizada em Pederneiras, interior de São Paulo, está se tornando uma base global de exportações para outras plantas fabris do grupo. Somente para o Chile, foram vendidas 133 unidades. Para os EUA, a empresa enviou 144 equipamentos, mais de três vezes o volume registrado em 2002. “E a Argentina também dá bons sinais de recuperação”, completa o executivo. Para o mercado argentino, a empresa enviou no ano passado 22 unidades, ante nenhuma no exercício anterior. “Este ano esperamos superar o resultado de 2003”, prevè Kawakami.

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