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Revista M&T - Ed.181 - Julho 2014
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Momento M&T Expo 2015

Vem aí a maior feira de equipamentos da América Latina

Mercado já se prepara para a nova edição do principal encontro do setor, que será realizado em São Paulo em junho de 2015

O mercado de equipamentos para construção e mineração já começa a se movimentar com os preparativos para a nova edição da M&T Expo – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, um megaevento que tem na revista M&T seu veículo oficial.

Marcada para 2015, a M&T Expo é considerada a principal feira do setor na América Latina, posicionando-se entre os cinco eventos mais representativos do segmento em nível mundial. De acordo com Hugo Ribas Branco, diretor de operações e feiras da Sobratema, promotora e organizadora da M&T Expo, os principais players do setor já confirmaram ou sinalizaram positivamente ao prenúncio de realização da nova edição da feira. “Novamente, a exposição será o ponto de encontro dos fabricantes e usuários de equipamentos para construção e mineração, com a apresentação de uma série de lançamentos e inovações tecnológicas que contribuem para o incremento da produtividade e o aumento da competitividade das empresas desses segmentos”, afirma.

TERMÔMETRO

Promovida a cada três a


O mercado de equipamentos para construção e mineração já começa a se movimentar com os preparativos para a nova edição da M&T Expo – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, um megaevento que tem na revista M&T seu veículo oficial.

Marcada para 2015, a M&T Expo é considerada a principal feira do setor na América Latina, posicionando-se entre os cinco eventos mais representativos do segmento em nível mundial. De acordo com Hugo Ribas Branco, diretor de operações e feiras da Sobratema, promotora e organizadora da M&T Expo, os principais players do setor já confirmaram ou sinalizaram positivamente ao prenúncio de realização da nova edição da feira. “Novamente, a exposição será o ponto de encontro dos fabricantes e usuários de equipamentos para construção e mineração, com a apresentação de uma série de lançamentos e inovações tecnológicas que contribuem para o incremento da produtividade e o aumento da competitividade das empresas desses segmentos”, afirma.

TERMÔMETRO

Promovida a cada três anos, a exposição de fato tem se apresentado como um importante termômetro para os fabricantes, usuários e fornecedores de equipamentos para construção e mineração.

Na edição anterior, realizada em 2012, parte significativa dos compradores preferiu aguardar a realização da feira para conhecer as novidades dos fabricantes e, de quebra, negociar a compra de novos equipamentos ou finalizar contatos já iniciados, o que culminou na movimentação recorde de cerca de R$ 1,2 bilhão. Já em 2009, quando havia incertezas econômicas decorrentes da crise mundial, que afetou as principais nações envolvidas com esse setor, a feira foi um importante divisor de águas ao alcançar um montante de R$ 1 bilhão em negócios, revertendo dessa maneira os reflexos das instabilidades naquele conturbado período para a indústria.

Mas a M&T Expo também se destaca por ser a principal vitrine para lançamentos e inovações tecnológicas em equipamentos para a construção e mineração. Em 2012, a feira apresentou cerca de 3.500 máquinas de 1.042 marcas, sendo 270 nacionais, vindos de nove estados brasileiros, e 224 internacionais, oriundas de 15 países. Do mesmo modo, a presença de 494 diferentes expositores representou um crescimento de 12% em relação à edição de 2009. Na ocasião, foi possível conhecer novidades em máquinas para terraplanagem, pavimentação, escavação, içamento, movimentação de carga, perfuração de rochas, mineração, entre outros produtos expostos em uma área de 62.057 m². Como tendências que se concretizaram desde então, a M&T Expo 2012 destacou equipamentos compactos e avanços tecnológicos como os simuladores para capacitação e treinamento, hoje amplamente disseminados no setor.

“Além disso, importantes empresas escolheram a M&T Expo como palco para o anúncio de sua chegada ou do início de suas operações no país”, recorda Ribas. “Além de salientar sua influência e relevância, isso fato reforça o comprometimento da feira em contribuir para o desenvolvimento do mercado de equipamentos no Brasil.”

RECORDES

Aliás, a importância do evento pode ser facilmente mensurada pelos seguidos recordes de visitação obtidos a cada edição. Em 2012, a feira atraiu um público qualificado de 54.597 profissionais, tanto do Brasil (vindos das 26 unidades federativas e do Distrito Federal) como do exterior (originários de 71 países). Maior público da história do evento, a visitação deu salto de 32% em relação à edição de 2009.

Em termos geográficos, também foi registrado um aumento de 5% na visitação de profissionais de outros estados, o que reforça o posicionamento e a relevância crescente da feira para os empresários de todo o território nacional.

Outra característica marcante da M&T Expo é o seu caráter de pioneirismo, inovação e sustentabilidade. A edição de 2012 marcou uma nova era para o setor de feiras de grande porte no Brasil, com a utilização, até então inédita, de credenciamento eletrônico por chip, o que possibilitou obter em tempo real o número exato e a localização dos visitantes que participaram do evento.

Durante os cinco dias de realização da exposição, foram instalados portais em todas as entradas e saídas dos pavilhões do Centro de Exposição Imigrantes, que captavam as informações dos chips das credenciais, por meio da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). A contagem e localização dos visitantes foram exibidas em painéis eletrônicos, que indicavam a quantidade de pessoas e seu posicionamento nos pavilhões cobertos e nas áreas externas no mapa da feira.

Em termos de sustentabilidade, a Sobratema contou com um plano ambiental que englobou uma série de iniciativas sustentáveis. Dentre as ações desenvolvidas, a principal foi a concessão de um selo ambiental para expositores que comprovaram a prática de atividades para a redução de emissões de poluentes decorrentes das ações executadas em todo o ciclo de realização da feira. O selo foi fruto de uma parceria entre a entidade, o Instituto Totum e a Fundação SOS Mata Atlântica. Outras medidas de impacto incluíram a coleta e destinação correta de todo o material resultante da montagem e desmontagem do evento e o plantio de árvores em quantidade suficiente para compensar o volume de emissões de CO2.

 

 

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