Simpósio alemão: prioridade para o mercado brasileiro (Jonny Altstadt, apresenta M&T EXPO aos alemães)
Nos dias 16 e 17 de novembro, em São Paulo (SP), numa iniciativa da Associação dos Fabricantes de Máquinas para Construção e de Máquinas para Materiais de Construção e da Associação de Máquinas para Mineração, ambas integrantes da Associação Alemã dos Construtores de Máquinas e Instalações Industriais, a VDMA, foi realizado o “1° Simpósio de Tecnologia Alemã de Máquinas para Construção, Materiais de Construção e Mineração”.
A SOBRATEMA esteve presente, através de seu diretor de Relações Internacionais, Jonny Altstadt, que, atendendo a um convite da direção da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha, fez uma breve exposi
Simpósio alemão: prioridade para o mercado brasileiro (Jonny Altstadt, apresenta M&T EXPO aos alemães)
Nos dias 16 e 17 de novembro, em São Paulo (SP), numa iniciativa da Associação dos Fabricantes de Máquinas para Construção e de Máquinas para Materiais de Construção e da Associação de Máquinas para Mineração, ambas integrantes da Associação Alemã dos Construtores de Máquinas e Instalações Industriais, a VDMA, foi realizado o “1° Simpósio de Tecnologia Alemã de Máquinas para Construção, Materiais de Construção e Mineração”.
A SOBRATEMA esteve presente, através de seu diretor de Relações Internacionais, Jonny Altstadt, que, atendendo a um convite da direção da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha, fez uma breve exposição da M&T EXPO'2001 e dos principais programas da entidade. "Osimpósio alemão coincide com rodas as iniciativas da SOBRATEMApara divulgação tecnológica e estímulo à capacitação de profissionais brasileiros”, afirmou Altstadt. O evento concentrou-se nos temas “'Técnologias de Concretos eArgamassa Seca” e “Técnologias para Enriquecimento na Mineração e na Indústria de Materiais de Construção”.
A abertura contou, ainda, com a apresentação da Bauma 2001, considerado o maior evento do mundo na área de máquinas para construção, que terá sua 26ªedição em abril do próximo ano, em Munique, na Alemanha.
A escolha do Brasil, sucedendo ao Chile e Argentina, como sede do simpósio foi pelos alemães, por sua condição atual de “maior foco de crescimento a médio e longo prazo na América Latina”.
Conjuntura
A Associação dos Fabricantes de Máquinas para Construção e de Máquinas para Materiais de Construção reúne 350 fabricantes e tem um faturamento anual de 14 bilhões de marcos (US$ 6,23 bilhões). Desse total, 60% viria de exportações que, apenas no primeiro semestre deste ano, já cresceram em 15,1%, em relação ao mesmo período de 1999, somando 4,7 bilhões de marcos (US$ 2,14 bilhões). Já a Associação de Máquinas de Mineração (130 associadas) tem um faturamento de 2,5 bilhões de marcos (US$ 1,14 bilhão), 57% originado de 1 exportações.
No comércio com a Alemanha, estaria ocorrendo, neste ano, uma retração de 26,5% no fornecimento de máquinas e materiais para construção ao Brasil, em relação ao mesmo semestre do ano anterior, fazendo com que apenas 0,8% do total das exportações alemãs se destinasse ao país. O mesmo ocorreu com as máquinas de mineração, onde o volume caiu a menos da metade —1,4 milhão de marcos (US$ 640 mil) —, totalizando 0,2% das exportações desse setor.
Para evitar que essa situação se mantenha por ocasião da efetivação, no Brasil, dos tão divulgados investimentos do governo em infra-estrutura viária, construção habitacional e industrial, beneficiamento de materiais de construção e prospecção, exploração e beneficiamento de recursos minerais, é que os fabricantes alemães teriam se decidido a apresentar aqui sua ampla oferta de máquinas e serviços.
Para isso, profissionais de 13 empresas alemãs, entre as quais a Haver & Boecker, Putzmeister e Peri, abordaram aspectos diversos nas duas áreas-foco. Entre outras, no tema “Tecnologias para Concreto e Argamassas Secas”, foram realizadas palestras sobre desenvolvimento, fabricação e comercialização do produto e sistemas de transporte e aplicação; sistemas de formas e escoramentos aplicados no Brasil e vantagens da cooperação internacional no planejamento e produção de moldes para construção de túneis e pontes.
No segundo dia, foram apresentados os últimos desafios tecnológicos no setor de expedição de materiais ensacados para a indústria da construção; sistemas avançados de extração demateriais de difícil manuseio para moegas e silos, além de máquinas vibratórias para peneiração, transporte e secagem em mineração e construção, entre outros temas.
Bauma
Também por concordar que o Brasil, ao lado do México e Chile, é um dos mais importantes mercados de exportação, assim como a América Latina é vista como um grande potencial de crescimento, é que Eugen Egetenmeir, diretor-executivo senior da Messe München, organizadora da Bauma, ao lado da VDMA, aproveitou o simpósio para uma detalhada exposição da próxima feira.
Segundo ele, o interesse alemão é tão grande que, “pela primeira vez, numa Bauma, escolhemos a América Latina como um continente parceiro. Esse destaque especial significa a realização de uma conferência e de um fórum latino-americanos, de workshops sobre o tema “Financiamento e Projetos” e para a promoção de parcerias, troca de experiências e debates sobre os rumos do setor, além da organização de visitas das delegações a canteiros e obras de grande porte e a indústrias de materiais de construção em Munique.
A Bauma 2001, que ocorre de 2 a 8 de abril, ocupará uma área de 450 mil m2 e deverá ter mais de 2 mil expositores de 41 países. Espera-se o aumento também do número de visitantes que, no último evento, em 1998, foi de cerca de 380 mil pessoas de mais de 130 países. O diretor garantiu que os problemas de infra-estrutura ocorridos naquele ano foram solucionados. Uma nova ligação do metrô já está operando e, durante a feira, os trens circularão com intervalos reduzidos. Na rodovia de acesso foi implantada uma terceira faixa de rodagem e foi construída, ainda, uma estrada nacional como ligação alternativa entre a Bauma e a auto-estrada 99, assim como aberto um novo parque de estacionamento com 4,5 mil vagas. Outra medida para aliviar o trânsito foi a alteração dos horário de abertura e encerramento para as 9:30h e 18:30h.
Para a realização das programações paralelas, será disponibilizado o Centro Internacional de Congressos (ICM), inaugurado há 2 anos. Nele serão promovidos simpósios sobre construção de túneis e micro-túneis, técnicas e tecnologias para a construção de estradas, automação e robótica na construção, além do “Dia Alemão das Máquinas para a Construção Civil” que, informou Egetenmeir, terá como tema “Homem, Máquina, Mecatrônica”.
Tendências
O enfoque principal da próxima Bauma deverá estar centrado nos mais recentes desenvolvimentos visando a melhoria do rendimento, conforto na utilização e aumento da longevidade das máquinas, através dos recursos micro-eletrônicos. Não menos importante, ainda, será a questão da proteção ambiental, que levará à apresentação de novos conceitos de acionamento para os equipamentos, buscando a redução dos ruídos, consumo de energia e emissões de gases.
Assim, no segmento de máquinas de terraplanagem, espera-se da Bauma uma evolução no uso das peças multi-funcionais (como nas pás mecânicas e escavadeiras, por exemplo) e nos sistemas de condução para máquinas de rodas que funcionam eletrônica/eletricamente e eletrônica/eletrohidraulicamente. Nas máquinas para construção de estradas, o destaque também deverão ser os sistemas de comando e controle e na área de construção subterrânea e de túneis, os novos desenvolvimentos de cabeças de corte em máquinas de corte parcial, de avanço contínuo e túneis, melhoramentos na previsão sísmica e máquinas de propulsão por foguete com comando para perfurações até 300 m de comprimento. Também estarão expostas gruas giratórias de coluna para utilização rápida, com lanças de 50 m e altura de gancho de 29 m, que podem ser transportadas por estradas como semi-reboques, além de outras, com dimensões exteriores e fundações em cruz ainda menores para aplicações em espaços reduzidos.
No segmento de concretagem, o principal será a nova classe de chassis rolantes para misturadores, criando uma reserva de espaço na tremonha 30% maior e permitindo um descarregamento mais rápido. As bombas misturadoras móveis aparecem com novos comandos de mastro e as de betão foram concebidas para transportar também matérias consistentes.
A otimização de peças de desgaste para britadeiras e moinhos e a poupança de recursos na preparação inteligente dos materiais, são outros novos desenvolvimentos que devem estar presentes na feira.
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