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Revista M&T - Ed.77 - Jun/Jul 2003
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TECNOLOGIA

Um novo golpe nas emissões

Caterpillar destacou na lntermaf'2003 o sistema ACERT, que mantém a durabilidade e a confiabilidade do motor, ao mesmo tempo em que conserva os níveis de desempenho e otimiza a eficiência do combustível.

Como ocorreu recentemente no Brasil, durante o lançamento dos equipamentos Série II, também durante a lntermat’2003 a Caterpillar enfatizou sua preocupação em relação à redução do nível de emissões de seus motores/equipamentos. Por isso, todos os holofotes da área de exposição da Caterpillar, com mais de 6 mil metros quadrados, uma das maiores da feira, estavam voltados para a tecnologia ACERT que, a partir de 2006, será incorporada aos motores diesel dos equipamentos de construção, com a finalidade de cumprir com as normas futuras de controle de emissões de poluentes. Dessa forma, as normas europeias e norte-americanas podem ser cumpridas sem a necessidade de recorrer a sistemas de recirculação de gases de escape (EGR). Desde março de 2003 a tecnologia ACERT tem sido integrada nos motores de caminhões e ônibus nos EUA. Ela representa significativas vantagens sobre os sistemas EGR, porque esta solução, desenvolvida pela Caterpillar, mantém a durabilidade e a confiabilidade do motor, ao mesmo tempo em que conserva os níveis de desempenho e otimiza a eficiência do combustível.

“ACERT é o maior desenvolvimento tecnológico da nossa história e tem como base a liderança da Caterpillar em eletrônica, em sistemas de injeção de combustível e em técnicas de combustão”, diz Edward Rapp, vice-presidente da Caterpillar para a Europa, África, Oriente Médio e Confederação dos Estados Independentes (CEI). Neste terceiro trimestre de 2003, a Caterpillar irá acumular mais de 16 milhões de quilômetros de experiência com a tecnologia ACERT


Caterpillar destacou na lntermaf'2003 o sistema ACERT, que mantém a durabilidade e a confiabilidade do motor, ao mesmo tempo em que conserva os níveis de desempenho e otimiza a eficiência do combustível.

Como ocorreu recentemente no Brasil, durante o lançamento dos equipamentos Série II, também durante a lntermat’2003 a Caterpillar enfatizou sua preocupação em relação à redução do nível de emissões de seus motores/equipamentos. Por isso, todos os holofotes da área de exposição da Caterpillar, com mais de 6 mil metros quadrados, uma das maiores da feira, estavam voltados para a tecnologia ACERT que, a partir de 2006, será incorporada aos motores diesel dos equipamentos de construção, com a finalidade de cumprir com as normas futuras de controle de emissões de poluentes. Dessa forma, as normas europeias e norte-americanas podem ser cumpridas sem a necessidade de recorrer a sistemas de recirculação de gases de escape (EGR). Desde março de 2003 a tecnologia ACERT tem sido integrada nos motores de caminhões e ônibus nos EUA. Ela representa significativas vantagens sobre os sistemas EGR, porque esta solução, desenvolvida pela Caterpillar, mantém a durabilidade e a confiabilidade do motor, ao mesmo tempo em que conserva os níveis de desempenho e otimiza a eficiência do combustível.

“ACERT é o maior desenvolvimento tecnológico da nossa história e tem como base a liderança da Caterpillar em eletrônica, em sistemas de injeção de combustível e em técnicas de combustão”, diz Edward Rapp, vice-presidente da Caterpillar para a Europa, África, Oriente Médio e Confederação dos Estados Independentes (CEI). Neste terceiro trimestre de 2003, a Caterpillar irá acumular mais de 16 milhões de quilômetros de experiência com a tecnologia ACERT em caminhões na América do Norte.

A Caterpillar reafirmou na feira sua importância na área de serviços, incluindo a CAT Rental Stores, seu negócio de aluguel de equipamentos. A rede de locadoras é composta de mais de 1.200 lojas, o que a torna a maior especialista em locação de equipamentos. Desde o começo deste ano, a Caterpillar está consolidando seus serviços de aluguel de geradores de energia por meio da Energyst, empresa estabelecida em sociedade com dez distribuidores europeus.
Os equipamentos e serviços CAT foram apresentados em conjunto com o Bergerat-Monnoyeur, seu distribuidor francês, com quem estará comemorando em 2004 uma associação de 75 anos. Na Europa, a Caterpillar, mobiliza um terço de seus 68.990 empregados e contabiliza 25% de suas vendas em todo o mundo, que somaram US$ 25,15 bilhões em 2002.

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