Revista M&T - Ed.50 - Dez/Jan 1999
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Tecnologia

Suspensão pneumática: segurança e versatilidade

Maior conforto ao operador e menor desgaste doconjunto rodante

A Randon S.A. Implementos e Sistemas Automotivos iniciou o desenvolvimento da suspensão pneumática no final da década de 70, buscando com isso acompanhar a tendência dos mercados europeus e americanos, onde este modelo de suspensão já vinha ganhando espaço em relação às suspensões de mola.
As condições das estradas da época foram parâmetro para definir um modelo de suspensão mais adequado ao tipo derodovias existentes no Brasil, já que os produtos rodavam em estradas boas e em outras com péssima conservação. Portanto, fazia-se necessário que a suspensão pneumática fosse desenvolvida para enfrentar e suportar as condições adversas das estradas existentes no país.
Assim, após um longo período de testes e adequações feitas pel


Maior conforto ao operador e menor desgaste doconjunto rodante

A Randon S.A. Implementos e Sistemas Automotivos iniciou o desenvolvimento da suspensão pneumática no final da década de 70, buscando com isso acompanhar a tendência dos mercados europeus e americanos, onde este modelo de suspensão já vinha ganhando espaço em relação às suspensões de mola.
As condições das estradas da época foram parâmetro para definir um modelo de suspensão mais adequado ao tipo derodovias existentes no Brasil, já que os produtos rodavam em estradas boas e em outras com péssima conservação. Portanto, fazia-se necessário que a suspensão pneumática fosse desenvolvida para enfrentar e suportar as condições adversas das estradas existentes no país.
Assim, após um longo período de testes e adequações feitas pela engenharia, no desenvolvimento da suspensão mais adequada às nossas rodovias, a Randon consolidou-se no final dos anos 70 como a primeira fábrica no país a desenvolver e fabricar suspensões pneumáticas.
Na suspensão em semi-reboques estão associados elementos elásticos, formando o que denominamos de “suspensão pneumática”, a qual se caracteriza por possuir molas mecânicas e pneumáticas que atuam em conjunto. Cada eixo compõe uma suspensão independente uma da outra, porém interligadas entre si por linhas pneumáticas longitudinais. Seu funcionamento tem como base a manutenção da altura constante do chassi ao solo. Este controle é feito através de válvulas de nivelamento instaladas num dos eixos e, no caso de três eixos, no eixo central. Dependendo da aplicação são montadas uma ou duas válvulas, que atuam de forma a distribuir o ar independentemente, ou com restrição a cada lateral da suspensão, onde situam-se os balões, os quais estão interligados de forma independente, entre o lado direito e esquerdo do produto. Desta forma é possível estabilizar a altura e o nível da plataforma em relação ao solo, absorvendo os impactos e irregularidades das estradas. Além da estabilidade pneumática, este modelo de suspensão tem a vantagem de conferir ao veículo, também, estabilidade mecânica, caracterizada pela forma construtiva tipo barra de torção, formada pelo eixo e mola.
Este princípio de suspensão a ar possibilita um desempenho superior com vantagens significativas sobre o modelo tradicional de molas mecânicas. O veículo ganha em estabilidade, dirigibilidade, preservando os pneus, rodas, aros, eixos e a estrutura do chassi, além de conferir maior conforto ao motorista. Acrescenta-se aí que, ao diminuir o impacto sobre as rodovias, colabora na conservação deste bem público.
Aplicações - As suspensões pneumáticas são aplicáveis aos mais variados tipos de transporte e ideais para cargas especiais como equipamentos eletrônicos, computadores, eletrodomésticos, comestíveis, bebidas, enfim, toda carga
frágil e sensível que possa ser danificada em virtude de trepidações provenientes das irregularidades das rodovias.
A suspensão pneumática pode ser usada tanto com rodado duplo como também com rodado Super Single (disco ou
raiado, aro 20" ou 22", pneus convencionais ou radiais). Pode equipar todos os modelos de semi-reboques, permitindo configurações com suspensões de molas e com eixos auxiliares.
Os semi-reboques equipados com suspensão pneumática possibilitam maior facilidade no engate e desengate de veículos tratores. Este tipo de suspensão também possibilita o nivelamento do semi-reboque nas plataformas de carga, agregando-se uma válvula para esta operação.

Caminhões fora-de estrada

A Randon Veículos Ltda., na sua linha de caminhões articulados, onde as optou por suspensão pneumática que é a mais adequada para estas aplicações.
Este modelo de suspensão, aliado à articulação entre o chassi dianteiro e traseiro, proporciona ao operador uma condição boa de trabalho, mesmo quando a conservação das pistas é desfavorável. A seleção e o dimensionamento dos conjuntos é essencial para obter uma vida e custo de manutenção adequados para trabalhos fora-de-estrada.

Economia e Conforto

Dentre as principais vantagens desse tipo de sistema podem ser destacadas as seguintes: aumento de durabilidade do chassi e da caixa de carga, maior conforto ao motorista/operador, menor desgaste do conjunto rodante(pneu, aro, rodas, rolamentos, etc.), ausência de pontos de lubrificação, economia de combustível, menor impacto sobre as rodovias, e maior estabilidade da carga transportada.

Nova empresa

A Suspensys Sistemas Automotivos Ltda iniciou suas operações comerciais no início de 1998, tornando-se a mais nova empresa controlada pela Randon Participações S.A. A empresa Suspensys herda da Randon S.A. Implementos e Sistemas Automotivos a tecnologia e tradição na fabricação e comercialização de suspensões, eixos, cubos e tambores. Estes componentes atendem ao consumo cativo da Randon Implementos, como também para montadoras de ônibus e caminhões Volvo, Volkswagen, Mercedes-Benz, Ford, Iveco, Navistar e a outras grandes montadoras de implementos.
A fábrica da Suspensys está sendo construída junto ao complexo industrial Randon, em Caxias do Sul, e entra em operação no primeiro semestre de 1999, numa área de 16 mil metros quadrados, com 300 funcionários. Esta é a quinta empresa da Randon Participações S.A. do ramo de autopeças. A vanguarda tecnológica dos produtos Randon confere às empresas significativas participações de mercado em seus respectivos segmentos.
A Freios Master detém 45% do mercado de freios a ar para veículos pesados.
A Jost é líder nacional na fabricação de quinta-roda com mais 50% de participação. A Carrier Transicold Brasil participa com 25% do mercado brasileiro de aparelhos de refrigeração para carrocerias e semi-reboques frigoríficos e 20% no segmento de equipamentos de ar condicionado para ônibus, enquanto que a Fras-le é líder no Brasil e um dos cinco maiores fabricantes mundiais no segmento de materiais de fricção.

* Lucien Silva Santos, Gerente Comercial da Randon Veículos Ltda.

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