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Revista M&T - Ed.15 - Jan/Fev 1993
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INTERNACIONAL

Sistema de Informação de Manutenção

O Sistema de Informação de Manutenção é um caminho importante para a obtenção de um trabalho perfeito, com reduzidos custos e sem perda de tempo. Saiba como funciona este sistema através do artigo do engenheiro Tito Jara P., publicado na Revista Mantenimiento, do Chile, em dezembro de 1991.
Subgerência de Engenharia e Manutenção da Inchalam S.A. desenvolve aproximadamente 12.000 mensais de manutenção pessoal direto, sem considerar chefes de área ou supervisores. Para conseguir o controle de todas as suas atividades e para planificar as correções ou modificações que permitam seguir o caminho de uma melhoria permanente, tem desenvolvido um sistema de informação flexível e de rápida resposta, que permite calcular diferentes indicadores de gestão.
O sistema desenvolve-se internamente em linguagem DBASE IV e é realizado em dois computadores pessoais, do tipo PC. Normalmente, dispõe-se da informação de cada mês no quarto dia útil do mês posterior.
O Sistema de Informação de Manutenção é uma base de dados que pretende dirigir todo o elemento relacionado com as atividades da área de manutenção.
Para conseguir isto, este sistema recolhe a informação através da utilização de ordens de manutenção. Nesta ordem (figura 1), recolhe-se toda a informação que, acredito, é relevante para os objetivos pensados.


Como funciona o sistema?
Existem quatro tipos de papeletas que são claramente identificáveis pela cor (branca, verde, amarela e vermelha).
Branca - é a cor original da ordem de manutenção e é emitida pelo pessoal de produção (no caso de falhas) e pelo supervisor de manutenção (nos demais casos). Esta papeleta permanece no equipamento ou instalação enquanto está sendo feita a intervenção.


O Sistema de Informação de Manutenção é um caminho importante para a obtenção de um trabalho perfeito, com reduzidos custos e sem perda de tempo. Saiba como funciona este sistema através do artigo do engenheiro Tito Jara P., publicado na Revista Mantenimiento, do Chile, em dezembro de 1991.
Subgerência de Engenharia e Manutenção da Inchalam S.A. desenvolve aproximadamente 12.000 mensais de manutenção pessoal direto, sem considerar chefes de área ou supervisores. Para conseguir o controle de todas as suas atividades e para planificar as correções ou modificações que permitam seguir o caminho de uma melhoria permanente, tem desenvolvido um sistema de informação flexível e de rápida resposta, que permite calcular diferentes indicadores de gestão.
O sistema desenvolve-se internamente em linguagem DBASE IV e é realizado em dois computadores pessoais, do tipo PC. Normalmente, dispõe-se da informação de cada mês no quarto dia útil do mês posterior.
O Sistema de Informação de Manutenção é uma base de dados que pretende dirigir todo o elemento relacionado com as atividades da área de manutenção.
Para conseguir isto, este sistema recolhe a informação através da utilização de ordens de manutenção. Nesta ordem (figura 1), recolhe-se toda a informação que, acredito, é relevante para os objetivos pensados.


Como funciona o sistema?
Existem quatro tipos de papeletas que são claramente identificáveis pela cor (branca, verde, amarela e vermelha).
Branca - é a cor original da ordem de manutenção e é emitida pelo pessoal de produção (no caso de falhas) e pelo supervisor de manutenção (nos demais casos). Esta papeleta permanece no equipamento ou instalação enquanto está sendo feita a intervenção.

Verde - é a que recolhe a informação da atividade realizada; é a única que pode (e deve) ser inserida no computador. É preenchida pelo mecânico ou eletricista que realiza o trabalho; resiste a até 10 utilizações. Nela também é registrado o momento de término do trabalho.

Amarela - é o aviso que deve enviar o supervisor correspondente à Planificação de Manutenção quando seu pessoal tiver realizado uma intervenção provisória. Seu objetivo é servir de base para um reparo definitivo.
Vermelha - avisa a Planificação de que há uma máquina parada e é necessário coordenar um trabalho maior, com maior porte de recursos materiais e/ou humanos.

Resultados
A informação captada pelas papeletas permite-nos obter uma série de dados, que podem ser classificados em dois grupos: a) informações de custos (horas utilizadas em cada centro de custos por tipo de manutenção); b) informes estatísticos de manutenção. Na figura 2 é apresentado um resumo de informe mensal.
No que diz respeito ao segundo grupo, sua utilidade pode ser vista através da sequência de gráficos. A figura 3 mostra o resumo de falhas por áreas de produção, e as horas/ máquinas perdidas em função destas. É fácil detectar que as áreas mais críticas são Ferramentaria, Trefilação e Produtos Terminados.
Continuando, na figura 4 podemos observar os índices de falha da Inchalam (IF), onde:

Aqui pode ser visto que as zonas mais críticas são Ferramentaria e Produtos Terminados (os valores são expressos em %).

Tomando uma das áreas críticas como exemplo, neste caso a Ferramentaria, podemos ver, na figura 5, as máquinas com maiores problemas, destacando-se aqui a máquina denominada MALMEDIE. Na figura 6 temos as peças que mais falharam nesta máquina. Com toda a informação anterior e com a sequência das tendências, é possível desenvolver um círculo de qualidade que trabalha com base em feitos e cifras, e que permite ir eliminando as causas das paradas e seguir até um melhor estado de operação. Esta análise pode ser repetida para cada máquina da fábrica.

Outros Informes
- tempo de espera por área (tempo entre a solicitação de intervenção por parte da produção e a chegada do pessoal de manutenção).
- falhas por cada 1.000 horas de produção (por equipamento);
- cargas de trabalho para os diferentes tipos de manutenção;
- evoluções.
Conclusões
* O Sistema de Informação de Manutenção (SIM) permite obter a maior parte da informação relevante para se avaliar o procedimento de manutenção.
* Através de sua análise e com a adequada forma de trabalho, é possível caminhar rumo a uma melhora permanente.
* Em uma época em que a informática, e a informação em particular, estão em voga, é indispensável que a manutenção seja feita com técnicas modernas e com base em feitos e cifras, única forma de tomar decisões que resultem numa melhor gerência de manutenção.
* O caminho da qualidade total não está separado da gerência de manutenção. Deve ser um dos nossos principais motivadores e para isso é fundamental que ela inclua as bases dessa filosofia em qualquer sistema de trabalho. Em particular no nosso caso, aplicamos esta filosofia para funcionar com base em feitos e cifras e com base na participação (grupos de qualidade ou círculos de qualidade).

Engenheiro Tito Jara P.

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