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Revista M&T - Ed.261 - Fev/Mar 2022
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LANÇAMENTOS

Showroom de inovação

Novo espaço virtual da Komatsu estabelece um canal de relacionamento de forma inovadora e tecnológica, permitindo maior interação com a empresa e seu portfólio

Lançado no âmbito das comemorações de 100 anos, o Showroom Virtual da Komatsu propõe-se a reelaborar os canais de relacionamento com a marca de forma mais inovadora e tecnológica. O ambiente conta com exposição de produtos, soluções de suporte ao cliente, informações institucionais, auditório e salas de reunião, além de agência do Banco Komatsu e loja da Komatsu Shop, voltada à comercialização de itens de moda da marca.

Com o projeto, a fabricante busca externar sua cultura para criar um futuro mais conectado e sustentável por meio da inovação. “As inovações tecnológicas vieram para ficar”, comenta Chrystian Garcia, gerente de desenvolvimento de distribuidores e marketing da Divisão de Equipamentos de Construção da Komatsu no Brasil.

De acordo com o executivo, o projeto foi idealizado em 2020 e desenvolvido durante o ano, culminando com o lançamento em dezembro. O showroom funciona como um hub de conteúdo e relacionamento, aproximando clientes, fornecedores, jornalistas, estudantes e qualquer pessoa interessada no conteúdo da marca, que disponibiliza imagens, vídeos e informações para permitir uma maior interação com a cultura da empresa.

“Os interessados podem interagir conosco até mesmo enviando e-mail e mensagens via WhatsApp”, conta Garcia.


Showroom funciona como um hub de conteúdo e relacionamento

Por meio da plataforma, é possível obter informações sobre os produtos disponíveis no Brasil, principalmente dos setores de construção e florestal, mas futuramente a empresa pretende ampliar o showroom para outros mercados, como mineração e indústria. “Nosso objetivo é melhorar a experiência digital com a marca”, reforça o gerente.

Segundo Luciano do Amaral Rocha, vice-presidente executivo da Divisão de Equipame


Lançado no âmbito das comemorações de 100 anos, o Showroom Virtual da Komatsu propõe-se a reelaborar os canais de relacionamento com a marca de forma mais inovadora e tecnológica. O ambiente conta com exposição de produtos, soluções de suporte ao cliente, informações institucionais, auditório e salas de reunião, além de agência do Banco Komatsu e loja da Komatsu Shop, voltada à comercialização de itens de moda da marca.

Com o projeto, a fabricante busca externar sua cultura para criar um futuro mais conectado e sustentável por meio da inovação. “As inovações tecnológicas vieram para ficar”, comenta Chrystian Garcia, gerente de desenvolvimento de distribuidores e marketing da Divisão de Equipamentos de Construção da Komatsu no Brasil.

De acordo com o executivo, o projeto foi idealizado em 2020 e desenvolvido durante o ano, culminando com o lançamento em dezembro. O showroom funciona como um hub de conteúdo e relacionamento, aproximando clientes, fornecedores, jornalistas, estudantes e qualquer pessoa interessada no conteúdo da marca, que disponibiliza imagens, vídeos e informações para permitir uma maior interação com a cultura da empresa.

“Os interessados podem interagir conosco até mesmo enviando e-mail e mensagens via WhatsApp”, conta Garcia.


Showroom funciona como um hub de conteúdo e relacionamento

Por meio da plataforma, é possível obter informações sobre os produtos disponíveis no Brasil, principalmente dos setores de construção e florestal, mas futuramente a empresa pretende ampliar o showroom para outros mercados, como mineração e indústria. “Nosso objetivo é melhorar a experiência digital com a marca”, reforça o gerente.

Segundo Luciano do Amaral Rocha, vice-presidente executivo da Divisão de Equipamentos de Construção da Komatsu no Brasil, o ambiente virtual oferece “informações constantemente atualizadas sobre a oferta de equipamentos de construção no mercado brasileiro, incluindo carregadeiras de rodas, motoniveladoras, caminhões fora de estrada e escavadeiras, além dos rompedores hidráulicos Montabert”.

DESEMPENHO

De acordo com ele, o segmento de equipamentos de construção (Linha Amarela) vem se recuperando de forma robusta desde 2018. Mesmo com a pandemia, ele observa, o mercado atingiu números significativos em 2021, especialmente pelo desempenho do segmento agrícola e, ainda, de rental.

“Para a Komatsu, 2021 foi um ano positivo em vendas e em produção”, diz o executivo, destacando que a fábrica de Suzano (SP) atingiu número recorde de produção desde sua inauguração, em 1975. “Em paralelo a isso, nossas vendas cresceram em torno de 40% nesse ano em relação a 2020”, informa Rocha. “Estamos confiantes que essa recuperação seja sustentável.”


Projeto busca fortalecer a marca em seus diferentes segmentos de atuação

O executivo afirma que a empresa já conta com um significativo volume de pedidos para o ano. Mas nem por isso fica de braços cruzados, apenas esperando a demanda. O recém-lançado Showroom Virtual, por exemplo, acentua a evolução das escavadeiras para aplicação agrícola, visando fortalecer a atuação nesse importante segmento, que vem se ampliando nos últimos anos.

O mesmo raciocínio vale para o segmento florestal. Como estratégia de inovação para esse setor, a fabricante deve apresentar neste ano seu novo cabeçote harvester, com conceito que aposta em segurança de trabalho, menor custo de operação e tecnologias para descasque na primeira passada da madeira.

“Esse produto será fabricado a partir de maio”, revela o gerente de marketing e vendas da Komatsu Forest do Brasil, Carlos Borba. “É um cabeçote conceito que utiliza um sistema de corte diferenciado para o mercado de celulose.”

Segundo ele, o mercado de máquinas para o segmento florestal cresceu em torno de 40% em 2021. “E a Komatsu registrou um aumento de 70% nas vendas de equipamentos para esse setor em relação ao ano anterior”, aponta Borba.

Saiba mais:
Komatsu: www.komatsu.com.br

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