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Revista M&T - Ed.275 - Julho 2023
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EMPRESA

Scania lança nova gama de caminhões

Versões de 450 cv e 540 cv preenchem lacuna do portfólio Euro 6 da marca, que também ganha reforço com a remodelagem da área de serviços e atendimento ao transportador
Por Marcelo Januário (Editor)

Composta por versões de 450 e 540 cv, a nova gama Scania Plus complementa a oferta de caminhões Euro 6 da marca, preenchendo uma lacuna do portfólio da montadora. Lançada no ano passado, a linha Scania Super – que cobre a faixa de 420 cv a 560 cv – já vendeu mais de 4 mil unidades no país, segundo a fabricante impulsionada por uma redução de 28% no consumo comparada à linha PGR.

O objetivo é cobrir mais demandas, em diversos perfis de operações e clientes. “Sentimos a necessidade de uma opção mais abordável nessas potências”, ressaltou Simone Montagna, presidente e CEO da Scania no país, referindo-se às potências mais vendidas da geração Euro 5 de caminhões da marca.

Disponível ao mercado a partir de junho, a gama inclui os modelos R 450 4x2, R 450 6x2 e R 540 6x4, todos com propulsores Euro 6 de 13 litros.

O modelo R 450 Plus oferece 450 cv de potência (a mais vendida pela marca), torque de 2.350 Nm e duas opções de tração (4x2 e 6x2), que possibilitam atender uma maior diversidade de operações de transporte no país.

Já o R 540 Plus é equipado com propulsor de 540 cv, com torque de 2.700 Nm e tração 6x4, sendo indicado para composições de nove eixos. “A gama Plus atende a um pedido dos clientes por uma solução intermediária ao Super”, salienta Alex Nucci, diretor de vendas de soluções de transporte da Scania.

“Por isso, pensamos em oferecer um produto com custo menor de aquisição, mas com o mesmo nível de conforto, segurança e tecnologia para atender o transportador.”


Novos modelos 450 cv e 540 cv têm a missão de ampliar a cobertura de perfis de operações e clientes da marca

Segundo a fabricante, os novos modelos saem de fábrica equipados com Retarder R4100D (com potência de frenagem de 4.100 Nm), cai


Composta por versões de 450 e 540 cv, a nova gama Scania Plus complementa a oferta de caminhões Euro 6 da marca, preenchendo uma lacuna do portfólio da montadora. Lançada no ano passado, a linha Scania Super – que cobre a faixa de 420 cv a 560 cv – já vendeu mais de 4 mil unidades no país, segundo a fabricante impulsionada por uma redução de 28% no consumo comparada à linha PGR.

O objetivo é cobrir mais demandas, em diversos perfis de operações e clientes. “Sentimos a necessidade de uma opção mais abordável nessas potências”, ressaltou Simone Montagna, presidente e CEO da Scania no país, referindo-se às potências mais vendidas da geração Euro 5 de caminhões da marca.

Disponível ao mercado a partir de junho, a gama inclui os modelos R 450 4x2, R 450 6x2 e R 540 6x4, todos com propulsores Euro 6 de 13 litros.

O modelo R 450 Plus oferece 450 cv de potência (a mais vendida pela marca), torque de 2.350 Nm e duas opções de tração (4x2 e 6x2), que possibilitam atender uma maior diversidade de operações de transporte no país.

Já o R 540 Plus é equipado com propulsor de 540 cv, com torque de 2.700 Nm e tração 6x4, sendo indicado para composições de nove eixos. “A gama Plus atende a um pedido dos clientes por uma solução intermediária ao Super”, salienta Alex Nucci, diretor de vendas de soluções de transporte da Scania.

“Por isso, pensamos em oferecer um produto com custo menor de aquisição, mas com o mesmo nível de conforto, segurança e tecnologia para atender o transportador.”


Novos modelos 450 cv e 540 cv têm a missão de ampliar a cobertura de perfis de operações e clientes da marca

Segundo a fabricante, os novos modelos saem de fábrica equipados com Retarder R4100D (com potência de frenagem de 4.100 Nm), caixa Opticruise GRS905R e freio de exaustão, mas são oferecidos em diferentes configurações, incluindo o pacote “segurança”, com características como airbag no volante e lateral (“cortina”), frenagem de emergência AEB, assistente de faixa LDW, farol H7 e faróis no teto.

Já o pacote “conforto” dispõe de cabine Highline, geladeira e multimídia com bluetooth, enquanto o pacote “eficiência” é composto por defletores laterais e no teto. “Dentro do conceito de solução, pensamos no cliente como negócio, mas também no motorista, para que de fato tenha evolução com segurança em seu produto”, apontou Nucci.

SERVIÇOS

Outra novidade recente da empresa é a remodelagem da área de serviços, com o lançamento dos “Serviços Scania PRO”, um conjunto de três pacotes que substituem o PMS (Plano de Manutenção Scania, introduzido há dez anos) e foram disponibilizados ao mercado a partir de junho.

“Ouvimos os clientes para entender o que eles precisavam a mais em suas operações”, disse Marcelo Montanha, diretor de serviços da Scania. “E eles querem custo menor, soluções sob medida, menos tempo de parada, rapidez nas oficinas, simplicidade e transparência nos serviços.”

Para entregar essa demanda, os serviços oferecidos pela montadora agora estão divididos em três categorias (Control, Personal e Premium), com contratações de três e quatro anos e que – dependendo da opção – oferecem cobertura estendida para caminhões zero km, atendimento prioritário em espaços preferenciais das oficinas da rede, personalização de módulos e apoio 24 horas via 0800, além de prometerem processos mais ágeis e simplificados, com possibilidade de monitoramento de falhas.

Descentralizadas, as categorias são operadas pela rede e partem gradualmente da manutenção avulsa, passando por itens preventivos até chegar aos corretivos.

“É muito mais que manutenção, que também está mantida, pois é importante e necessária, mas a ideia é também entregar conectividade e soluções personalizadas”, destacou o diretor.

“A oferta vai ser paulatinamente mudada para o Scania PRO, abrangendo todos os veículos novos, mas os clientes que já possuem caminhões da marca continuam com os contratos vigentes até sua finalização, quando ofereceremos a possibilidade de mudança para os novos pacotes”, explicou Montanha, referindo-se a cerca de 25 mil caminhões com contratações PMS, cerca de ¼ da frota nacional da marca em circulação. “Nosso objetivo para o ano é chegarmos a 32 mil veículos”, revelou.

Atualmente, a marca conta com 160 postos de serviços no país, com cerca de 1.500 mecânicos atuando na rede. Segundo ele, dez novas unidades de atendimento devem ser inauguradas em 2023, ampliando a cobertura para 90%.

“O mercado de serviços só cresce, tivemos um aumento de 20% nos atendimentos em relação ao ano passado, o que indica uma utilização bastante intensa da nossa frota”, finalizou.


GESTÃO
Montadora tem nova liderança no Brasil


Montagna: aposta na evolução das linhas de veículos

Desde março, o executivo italiano Simone Montagna é o novo presidente e CEO da Scania no país.

Com passagem anterior pela brasileira, Montagna começou a carreira em Milão como diretor financeiro (2001) e já foi presidente do Scania Banco no Brasil (2009), tornando-se posteriormente vice-presidente das operações financeiras para a América Latina e acumulando ainda posições de liderança na Rússia, onde migrou para a área comercial.

“O mercado de caminhões e ônibus passa por um período de ajustes no Brasil”, ele avalia. “Desde que voltei ao país, estamos trabalhando em soluções que não são standard, apostando na evolução contínua das nossas linhas.”


TECNOLOGIA
Montadora faz 1º teste com sistema de carregamento de alta potência

Recentemente, a Scania instalou e testou com sucesso um sistema-piloto da ABB E-mobility para carregamento elétrico, estabelecendo o próximo passo no desenvolvimento de soluções de alta potência para veículos pesados. Segundo as empresas, a tecnologia permitirá reduzir pela metade o tempo de carregamento de veículos elétricos pesados.

O teste inicial representa um passo importante para o futuro sistema MCS da ABB E-mobility, que resultará na implantação progressiva de carregadores de alta potência, começando em 1.500 ampères e, eventualmente, estendendo-se para até 3.000 ampères nos próximos anos.


​​​​​​​Tecnologia MCS é crítica para caminhões elétricos de longa distância

A tecnologia MCS é crítica para caminhões elétricos de longa distância, uma vez que tanto o tempo de direção quanto de descanso são regulados por lei em muitos mercados.

O veículo pode ser conduzido por no máximo 4,5 h antes que o motorista precise fazer uma pausa de 45 min. Durante esse período, o caminhão precisa carregar com energia suficiente para operar por mais 4,5 h. E, devido ao tamanho das baterias, o carregamento rápido de alta potência é essencial.

“Nosso objetivo é que 50% de todos os veículos que vendemos anualmente sejam elétricos até 2030”, disse Fredrik Allard, responsável pela área de mobilidade elétrica da Scania. “Para atingir esse objetivo, será necessário instalar a infraestrutura, de modo que o MCS é uma peça crucial para avançarmos daqui para frente.”

Saiba mais:
Scania:
www.scania.com

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