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Revista M&T - Ed.58 - Abr/Mai 2000
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Informática

Programas para manutenção

Três opções que prometem tornar mais fácil a vida do gerente de frota

Qualquer usuário de computador sabe que, além da caixa de hardware, precisa de um um conjunto de softwares amigáveis e compatíveis entre si. Sabe também, sobretudo em operações corporativas, que deverá contar com bancos de dados seguros e confiáveis. Além, é claro, de suporte (muito suporte), porque nem todo mundo nasce com vocação para programador ou técnico de informática. Quando os softwares em questão destinarem-se a aplicações específicas, essas necessidades evidentemente só poderão ser atendidas por empresas especializadas.
Na área de manutenção, há pelo menos três empresas atuantes no mercado brasileiro, com histórico e experiência totalmente diferentes, que tem se dedicado ao desenvolvimento de aplicativos que prometem facilitar a vida do gerente de frota.
A começar pela Astrein (abreviação de assessoria e treinamento) fundada em 1978 por profissionais oriundos de departamentos de manutenção de grandes empresas para ministrar cursos de treinamento técnico em manutenção (e que ainda hoje organiza mais de 40 cursos anuais de organização, administração e engenharia de manutenção). A
Astrein desenvolveu o SIM — Sistema Informatizado de Manutenção, já bastante difundido na área industrial, sendo utilizado em mais de 300 empresas. Na sua versão atual, o SIM está preparado para ser executado sob o Windows 95, em sistema monousuário ou em um sistema de rede de micros local. Todos os dados do sistema são armazenados em arquivos padrão xBase, garantindo integração com aplicativos como o Word e o Excel, da Microsoft.
Já a Logical Soft Informática, originariamente uma empresa de consultoria especializada em gerenciamento de manutenção de ativos, desenvolveu o LS-Maestro, um software integrado de gerenciamento da manutenção de instalações e de equipamentos. É compatível com todas as ferramentas do ambiente Windows, CAD, e 4GL e com os bancos (de d


Qualquer usuário de computador sabe que, além da caixa de hardware, precisa de um um conjunto de softwares amigáveis e compatíveis entre si. Sabe também, sobretudo em operações corporativas, que deverá contar com bancos de dados seguros e confiáveis. Além, é claro, de suporte (muito suporte), porque nem todo mundo nasce com vocação para programador ou técnico de informática. Quando os softwares em questão destinarem-se a aplicações específicas, essas necessidades evidentemente só poderão ser atendidas por empresas especializadas.
Na área de manutenção, há pelo menos três empresas atuantes no mercado brasileiro, com histórico e experiência totalmente diferentes, que tem se dedicado ao desenvolvimento de aplicativos que prometem facilitar a vida do gerente de frota.
A começar pela Astrein (abreviação de assessoria e treinamento) fundada em 1978 por profissionais oriundos de departamentos de manutenção de grandes empresas para ministrar cursos de treinamento técnico em manutenção (e que ainda hoje organiza mais de 40 cursos anuais de organização, administração e engenharia de manutenção). A
Astrein desenvolveu o SIM — Sistema Informatizado de Manutenção, já bastante difundido na área industrial, sendo utilizado em mais de 300 empresas. Na sua versão atual, o SIM está preparado para ser executado sob o Windows 95, em sistema monousuário ou em um sistema de rede de micros local. Todos os dados do sistema são armazenados em arquivos padrão xBase, garantindo integração com aplicativos como o Word e o Excel, da Microsoft.
Já a Logical Soft Informática, originariamente uma empresa de consultoria especializada em gerenciamento de manutenção de ativos, desenvolveu o LS-Maestro, um software integrado de gerenciamento da manutenção de instalações e de equipamentos. É compatível com todas as ferramentas do ambiente Windows, CAD, e 4GL e com os bancos (de dados) relacionais disponíveis no mercado. Além disso, LS-Maestro integra-se com todos os ERP (contabilidade/custos, produção, ativo fixo, contas a pagar, estoques e suprimentos) e têm todas as suas funcionalidades direcionadas para resultados econômicos. O software é comercializado por licença de uso, para rede multiusuário (acesso ativo simultâneo) O SISMA (Sistema de Gerenciamento Total da Manutenção de Frota), por outro lado, foi desenvolvido por engenheiros e analistas da Assiste (Assessoria em Sistemas Técnicos), de Piracicaba (SP). Hoje está instalado em cerca de 46 empresas, principalmente da área agrícola, gerenciando uma frota estimada em mais de 20.000 equipamentos móveis. Trata-se de um software integrado e modular que atua no controle, programação e planejamento das principais atividades de manutenção de uma frota motomecanizada. Roda em ambiente Windows e tem abrangência multi-usuário (ou seja, pode ser operado em rede).

“Tutoriais”SIM 5.0


O SIM está dividido em onze módulos básicos. O módulo “Ordens de Serviço”, registra as atividades de manutenção realizadas ou a realizar, com detalhamento das atividades envolvidas no serviço, os procedimentos padronizados, além de comentários dos responsáveis e informações sobre os tempos de atendimento e os recursos que serão utilizados. O módulo "Recursos” reúne os dados sobre pessoale materiais necessários à execução de umdeterminado serviço de manutenção.“Fichas Técnicas”, por outro lado, é a biblioteca do usuário, com as fichas técnicas dos equipamentos, assim como desenhos, croquis, catálogos e projetos. Em "Equipamentos" há detalhes sobre as instalações a serem mantidas, agrupadas em termos funcionais e econônicos.No módulo “Solicitações de Manutenção", qualquer funcionário pode solicitar, enviar, eacompanhar pedidos de serviço ao departamento de manutenção. Há também módulo exclusivo de “Programação", quemonitora as ordens de serviço cadastradas, fixando a data de execução dos serviços,de acordocom a disponibilidade dos recursos. No módulo “Preditiva”, pode-se prever falhas nos equipamentos, baseado em análises estatísticas sobre os dados já coletados. “Classifição” agrupa tabelas que depois permitem extrair dados por tipo de manutenção, prioridade, causas, agrupamentos econômico e impedimentos. Em “Utilitários”, pode-se definir os níveis de acesso dos usuários e pode-se configurar o sistema de acordo com nomenclaturas internas da empresa. Em “Análises”, podem ser obtidas tabelas e relatórios com os principais indicadores de desempenho de manutenção. Finalmente em “Lubrificação”, estão reunidas as ferramentas para controlar as atividades de lubrificação sistemática e não sistemática.

LS Maestro
Tem como principais diferenciais o Módulo com os indicadores de gestão, também conhecidos como gráficos de Pareto. O LS-Maestro gera tais gráficos, comandado pelo usuário, que nestes termos pode combinar mais de 150 alternativas entre si. Máquina que mais quebra, por data por fornecer, com ou sem parada da produção, por tipo de falha, etc. Serviços mais realizados por oficina, por centro de custo, etc.
Além de um Módulo sobre Programação da Manutenção. Aqui tratam-se de serviços já programados (scheduller), com as periocidades definidas livremente: aceitam-se "data-marcada", "início e deslocamento" (tipo de 30 em 30 dias), e sob o "regime de uso": horímetro, calendário corrido, km rodado, ton produzida, quantidade de "batidas da presa", etc.
Então se arrolam com esses programas de manutenção, relacionamentos com quem faz (especialista/oficina), ferramentas, rotinas e equipamentos de seguranças, tempo da execução (MTTR - Medium Time To Repair), descritivos dos procedimentos para a execução dos serviços, peças de reposição (integração com estoques, e portanto com preços), prioridade dos serviços (julgamento feito pelo próprio software, em função das coordenadas e variáveis do momento),disponibilidade dos recursos, etc.
A partir desses programas de manutenção o LS-Maestro fará o que se chama de Plano de Manutenção, que é “rodado” sob solicitação do usuário. Este Plano pode ser gerado por intervalo de datas, por máquina, por local físico,por oficina, por Natureza de Gasto das Ordens de Serviço, etc.
Por Natureza de Gasto (tabela a ser construída também livremente pelo usuário) entendam-se: preventiva, preditiva, treinamento, reforma, etc, conforme definido.
Tela da Gestão dos Alarmes. Através dela pode-se examinar as condições gerais dos pontos sob inspeção, monitorados “on-line” ou não (preditivas). Vale também para o controle da vida útil remanescente das peças ou serviços. É portanto um quadro dinâmico, que reflete os pontos vulneráveis do processo produtivo. Existe um “botão” que poderá ser acionado para “gerar” a Ordem de Serviço completa, para recompor as condições ideais do equipamento. Reposicionamento de Serviços. Esta tela mostra a cada momento, e nas condições da pesquisa (filtrocom diversas alternativas e combinações), quem está fazendo o que, e em que condições. Então, quando se deseja remanejar algum recurso humano, para utilizá-lo em tarefas urgentes, é através deste quadro que se podem reprogramar as atividades de modo integrado e sem deixar superposições de tarefas.
SISMA
Está dividido em oito módulos básicos. Dois deles diretamente relacionados ao planejamento de manutenção: “Manutenção Básica” (com especificações técnico-administrativas dos equipamentos, ordens de serviço, consumo diário de combustível e análise de distorções nas trocas de óleo e filtro, quanto ao período de uso, tipo de material utilizado e quantidade, análise das “remontas” de óleo, avaliação do estado do horímetro e do hodômetro, e um histórico mensal e anual de todas as manutenções básicas); e “Manutenção Preventiva” (definição e armazenamento dos diversos planos de cada modelo, programa e controle de revisões, emissão de ordens de serviço no vencimento de cada plano e análises estatísticas dos planos realizados por modelo e seção de oficina.
Há um outro módulo específico de controle de “Estoque de Combustíveis e Lubrificantes”. Nele, pode-se controlar os fluxos de entrada e saída de combustíveis e lubrificantes, avaliar-se estoques e desvios nos pontos de abastecimento, bem como a venda a terceiros. Já um módulo à parte, “Oficina Mecânica”, administra as manutenções realizadas pela oficina, mantém um histórico das manutenções sofridas por cada equipamento, apura as reincidências, mostra os serviços críticos quanto à alta taxa de ocorrência ou custo, agenda manutenções a serem realizadas e aponta os serviços prestes a vencer ou vencidos. Além disso, esse mesmo módulo, fornece o tempo real do serviço, comparando-o com um banco de dados de tempos padrões, determina os custos com mão-de-obra para cada equipamento e determina a eficiência do atendimento mecânico, a disponibilidade e o índice de confiabilidade - em nível de equipamento, modelo ou de um modo geral.
O Sisma conta também com um módulo para controle de pneus que controla as posições, manutenções, motivos de eliminação e o histórico dos vários modelos. Diariamente emite: a relação de pneus alocados em equipamentos ou posições que acarretem desgaste excessivo, de todos os que tiverem com calibragens incorretas, ou daqueles a serem retirados para reforma. É possível também chegar-se a um cálculo dos custos e durabilidade dos pneus a nível individual, modelo, estrutura ou fabricante e avaliar-se os reformadores, determinando um ranking de qualidade e preços dos serviços.

Um outro módulo, exclusivo para os implementos, controla a localização, manutenção e lubrificação dos implementos.
Há também dois outros módulos de Custos e Orçamentos (cálculo dos custos reais e contábeis dos equipamentos tanto por unidade, quanto por modelo) e Lincenciamentos e Seguros (programa e controla licenciamentos, multas e formulários envolvidos nessa atividade).

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