Revista M&T - Ed.76 - Abr/ Mai 2003
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INFORMÁTICA

Manutenção da frota via web

Novos softwares permitem o gerenciamento da manutenção até pela Internet.

empresas que investem milhares de dólares na aquisição de frotas de equipamentos sabem bem o prejuízo que uma máquina parada por manutenção inadequada pode causar. Isso tem feito com que elas cada vez mais busquem ferramentas que garantam a disponibilidade desses ativos. De olho nesse mercado, empresas de informática atuantes no Brasil desenvolveram nos últimos anos diversos softwares com aplicações para o gerenciamento da manutenção de frotas. Os mais recentes programas foram produzidos para que os usuários possam utiliza-los também através da Internet, facilitando o acesso.

Os gerentes de frota podem contar com pelo menos quatro diferentes programas para controlar a manutenção dos equipamentos. A norte-americana MRO Software desenvolveu o software máximo, especializado na manutenção estratégica de equipamentos e gerenciamento da cade


Novos softwares permitem o gerenciamento da manutenção até pela Internet.

empresas que investem milhares de dólares na aquisição de frotas de equipamentos sabem bem o prejuízo que uma máquina parada por manutenção inadequada pode causar. Isso tem feito com que elas cada vez mais busquem ferramentas que garantam a disponibilidade desses ativos. De olho nesse mercado, empresas de informática atuantes no Brasil desenvolveram nos últimos anos diversos softwares com aplicações para o gerenciamento da manutenção de frotas. Os mais recentes programas foram produzidos para que os usuários possam utiliza-los também através da Internet, facilitando o acesso.

Os gerentes de frota podem contar com pelo menos quatro diferentes programas para controlar a manutenção dos equipamentos. A norte-americana MRO Software desenvolveu o software máximo, especializado na manutenção estratégica de equipamentos e gerenciamento da cadeia de abastecimento. A solução inclui um módulo com ferramentas capazes de gerenciar todo o ciclo de vida útil dos equipamentos da frota. A utilidade do Máximo vai desde o momento da compra do veículo, até o gerenciamento da operação, depreciação e sucateamento do bem. Com ele, é possível programar ações preventivas de manutenção —baseadas no tempo de utilização e nos medidores da máquina - para garantir a confiabilidade do equipamento quando solicitado, bem como a sua disponibilidade.

De acordo com o diretor comercial para o sul da América Latina da MRO Software, Carlos Tunes, entre as vantagens do Máximo está o fato de ser um software 100% Internet. “Basta ter um computador com browser e o usuário pode acessar o programa em qualquer lugar do mundo”, garante. Ele lembra que o cliente pode escolher entre ter a base de dados do software hospedada no seu próprio servidor ou na MRO Software. O Máximo requer servidor baseado na plataforma Windows ou Unix.

O gerenciamento da manutenção da frota com o software da MRO pode ser feito de forma bastante detalhada. O item “Controle de Pneus” permite, por exemplo, rastrear e controlar o rodízio de pneus, o desgaste dos sulcos, a pressão dos pneus, seu ciclo de vida útil e o ciclo de reaproveitamento (recauchutagem) das carcaças. Lubrificantes e combustíveis são controlados quanto ao momento da troca e níveis de consumo. Outro importante controle disponível no software é o do desgaste de peças, que leva em consideração os contratos de garantia de cada peça ou parte do equipamento. Também o rastreamento das peças pode ser feito, localizando-se com exatidão em qual equipamento determinada peça está sendo usada.

O Máximo é ainda uma ferramenta que possibilita uma confiável gestão dos estoques de manutenção, de forma corporativa, isto é, em cada uma das unidades da empresa. Nos equipamentos que têm informática embarcada, é possível extrair as informações da máquina e descarregá-las no software da MRO, gerando automaticamente soluções preventivas ou corretivas.

ARQUITETURA WEB
A empresa Datastream, também de origem norte-americana, colocou no mercado o Datastream 7i, um software para gestão empresarial de ativos feito totalmente para o ambiente web (Internet). Essa solução possui um módulo específico para manutenção de frotas, o VMRS 2000. O Datastream 7i oferece a alternativa de hosting, isto é, pode ficar hospedado no Datacenter Datastream. Isto significa a terceirização da infra- estrutura de informática, no que diz respeito a software, hardware e mão-de-obra especializada para administrar o sistema, reduzindo o custo total de propriedade do usuário. Para acessar o aplicativo, o cliente usará a Internet, em qualquer lugar que ele se encontrar. Segundo o gerente para o Brasü da Datastream, Daniel Figueiredo, a empresa desenvolveu o módulo de Gestão de Frotas justamente para atender às necessidades específicas do setor, como realizar o rastreamento dos veículos, programar a manutenção preventiva e preditiva, melhorar a gestão das rodas/pneus e criar um processo de gestão sem papéis com a tecnologia handheld (computador de mão). Neste tipo de atividade, onde as máquinas ficam em campo, o uso dessa tecnologia se torna essencial. No Datastream 7i, o módulo Gestão de Frotas, compreende basicamente a gestão de veículos/rodas/pneus, dos serviços terceirizados, do combustível, das reincidências de chamadas e de todos os itens pertinentes à manutenção de um veículo.

A gestão também pode ser feita sobre medidores. Como exemplo, o mantenedor pode utilizar a quilometragem de um caminhão e automaticamente vincular este aos medidores do motor, da transmissão, das borrachas, do óleo e de qualquer outro componente do veículo, tudo gerado automaticamente. Outra característica importante é a gestão das garantias. O Datastream 7i avisa ao usuário, assim que é gerada uma ordem de serviço para um veículo ou equipamento, se este está dentro do período de garantia.

NOVA VERSÃO
Com tecnologia nacional, a empresa Astrein comercializa no mercado brasileiro, desde 1986, o SIM - Sistema Informatizado de Manutenção. O software é voltado para atividades de planejamento, programação e controle de manutenção em equipamentos móveis, equipamentos estacionários, veículos e instalações prediais, possibilitando a gestão de qualquer tipo de manutenção, seja ela corretiva, preventiva ou preditiva.

Em sua versão mais atual o SIM traz módulo Veículos, com funções específicas para o gerenciamento da manutenção de equipamentos móveis, sejam veículos leves ou pesados, tratores, máquinas rodoviárias e agrícolas. Nesse módulo, são gerenciados combustíveis, lubrificantes e pneus. Através do controle de abastecimento de combustíveis e lubrificantes é possível acompanhar o consumo de cada um dos reservatórios do equipamento, prever possíveis anomalias em função do consumo acima do esperado e gerenciar o consumo total de cada combustível ou lubrificante.

O SIM mantém total controle sobre os dados dos horímetros e odômetros dos veículos, cuidando inclusive da substituição desses medidores, se identificados erros nos apontamentos das quantidades de combustíveis ou lubrificantes, através da comparação do valor digitado com a capacidade do reservatório. Dentro do módulo Veículos há a opção que gerencia a manutenção de pneus. Através dela, todos os pneus são identificados e acompanhados desde sua aquisição até sua desativação. Por meio do acompanhamento da movimentação dos pneus e das folhas de inspeção é possível controlar a localização de cada pneu, os respectivos desgastes, as manutenções realizadas e os custos acumulados.

O SIM se integra a qualquer sistema corporativo e está preparado para ser executado em redes locais de micros, armazenando informações em banco de dados Oracle ou MS SQL Server.

GESTÃO TOTAL
A empresa Assiste, de Piracicaba (SP), vem desenvolvendo desde 1990 sistemas informatizados para o gerenciamento de frotas, com foco principal em manutenção. Nessa área, desenvolveu o Sisma (Sistema de Gestão de Manutenção), hoje presente em mais de 70 empresas, desde o ramo sucroalcooleiro, até a construção civil e mineração.

O Sisma é um software que roda em Windows e pode ser operado em rede. O aplicativo tem duas áreas onde se pode planejar a manutenção básica e a preventiva de uma frota. A primeira mantém um acervo dos equipamentos motorizados com suas especificações técnico-administrativas, e a segunda dá tratamento diferenciado à digitação das Ordens de Serviço de Preventivas, onde só são inseridos os serviços não realizados constantes do plano de revisão vencido.

São 12 os principais módulos do Sisma Oficina Mecânica, Custos dos Equipamentos, Pneus, Componentes, Controle de Estoques dos Pontos de Abastecimento, Gestão de Materiais, Tráfego, Laboratório de Óleo, Gerencial, Ferramentaria, Multas e Acidentes. No módulo Pneus, uma das funções é a programação de equipamentos para a calibragem, medição de sulcos, alinhamentos, balanceamentos e rodízios. No item Oficina Mecânica, é possível, entre outras tarefas, controlar toda a manutenção dos equipamentos da empresa tanto na oficina própria como na de terceiros.

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