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Revista M&T - Ed.203 - Julho 2016
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Fabricante

Parceria de peso

Após selar parceria com a Automec, a JCB do Brasil prevê investir mais de R$ 50 milhões até 2018 na consolidação de distribuidores, serviços pós-venda e lançamentos

Na contramão da crise que atropela a economia e tem levado alguns empresários a pisar no freio ou mesmo a suspender investimentos, a fabricante britânica JCB acaba de formalizar uma parceria com o Grupo Automec. Como parte da estratégia para alcançar a liderança de mercado, a empresa inaugurou a nova distribuidora com o lançamento da retroescavadeira 3CX no país, o segundo a receber o produto após os EUA. “Nosso objetivo é firmar uma parceria de longo prazo e escrevermos juntos uma história”, comenta José Luis Gonçalves, presidente da JCB do Brasil.

Considerada a maior concessionária do estado de São Paulo e listada entre as dez maiores do Brasil, a Automec faturou cerca de 500 milhões de reais em 2015. “A meta é dobrar o faturamento da empresa com a nova parceria”, afirma José Santiago Peres, diretor-presidente do grupo. “Mesmo com algumas empresas fechando, nós queremos transformar momentos de crise como o atual em oportunidades.”

Sem revelar detalhes dos investimentos realizados na nova unidade, Santiago (como é conhecido) destaca que o grupo possui 11 distribuidoras e conta com um time de mais de 700 colaboradores. “Somos reconhecidos


Na contramão da crise que atropela a economia e tem levado alguns empresários a pisar no freio ou mesmo a suspender investimentos, a fabricante britânica JCB acaba de formalizar uma parceria com o Grupo Automec. Como parte da estratégia para alcançar a liderança de mercado, a empresa inaugurou a nova distribuidora com o lançamento da retroescavadeira 3CX no país, o segundo a receber o produto após os EUA. “Nosso objetivo é firmar uma parceria de longo prazo e escrevermos juntos uma história”, comenta José Luis Gonçalves, presidente da JCB do Brasil.

Considerada a maior concessionária do estado de São Paulo e listada entre as dez maiores do Brasil, a Automec faturou cerca de 500 milhões de reais em 2015. “A meta é dobrar o faturamento da empresa com a nova parceria”, afirma José Santiago Peres, diretor-presidente do grupo. “Mesmo com algumas empresas fechando, nós queremos transformar momentos de crise como o atual em oportunidades.”

Sem revelar detalhes dos investimentos realizados na nova unidade, Santiago (como é conhecido) destaca que o grupo possui 11 distribuidoras e conta com um time de mais de 700 colaboradores. “Somos reconhecidos como o melhor distribuidor com uma área de pós-venda fortalecida, incluindo uma equipe de telemarketing que, diariamente, faz contato com os clientes para agendar manutenções preventivas nos veículos”, afirma o executivo. “E a ideia é aplicar toda a nossa experiência e conquistar o nosso espaço no estado de São Paulo, como fizemos no interior, onde já somos reconhecidos. Esta parceria tem tudo para dar certo.”

Potencial

Para consolidar essas expectativas, os planos da Automec incluem a abertura de novas unidades da JCB no Brasil. O executivo não antecipa detalhes da operação, mas garante que, no mínimo, será necessário aportar algo como 10 milhões de reais. No caso da JCB, a previsão é de que até 2018 sejam aplicados mais de 50 milhões de reais em localização, lançamentos e consolidação da rede de distribuidores e pós-venda.

E a estratégia não é novidade para a marca. Desde que fincou os pés no país, há 20 anos, a JCB tem apostado no potencial do mercado brasileiro. A construção da fábrica em Sorocaba (SP) é um exemplo disso. Inaugurada em 2012, a unidade recebeu aporte de 350 milhões de reais e tem capacidade produtiva de 10 mil máquinas por ano, incluindo equipamentos como as retroescavadeiras 3CX e 4CX, as escavadeiras hidráulicas de esteiras JS 200LC e JS 160LC, os manipuladores telescópicos Loadall 540-170 e 535-125, o rolo compactador VM115 e as pás carregadeiras 3CL, 422ZX e 426ZX. “Agora, o compromisso é investir ainda mais para aumentar a produção local”, garante Gonçalves.

Com uma rede de distribuidoras com mais de 50 lojas localizadas em todos os estados, a companhia oferece serviços de pós-venda com equipe treinada pela fábrica. Nos últimos três anos, cerca de 400 pessoas receberam mais de 3.500 horas de treinamento. “Os profissionais frequentaram mais de 79 cursos técnicos e gerenciais organizados dentro de rigorosas especificações técnicas”, sublinha o presidente. “Uma nova geração de mecânicos, eletricistas, gestores e consultores fortaleceu o atendimento de alto desempenho em toda a rede de distribuidores.”

Já o Centro de Distribuição de Peças é integrado à fábrica e ao World Parts Centre (Centro de Distribuição de Peças Mundial, localizado na Inglaterra), o que permite oferecer ao mercado um estoque de mais de 20 mil peças. Em relação à disponibilidade de peças, aliás, a companhia garante um índice acima de 95%, fazendo com que o tempo de ociosidade das máquinas seja o menor possível. “A empresa oferece, ainda, um centro de urgência, que tem como objetivo atender a demandas emergenciais das frotas”, conclui o executivo.

Retroescavadeira é aposta para dobrar participação de mercado

Com peso operacional de 8.185 kg, caçamba dianteira de 1,1 m³ e capacidade de escavação de 5,62 m, o modelo 3CX é equipado com motor JCB Dieselmax de 4 cilindros, em versão aspirada de 85 hp e turboalimentada de 92 hp. Equipada com powertrain Dieselmax, a máquina promete entrega de alto torque em baixa rotação, ou seja, garante que o equipamento possa exercer força máxima com baixo consumo de combustível. Segundo a companhia, esse diferencial – alinhado a um sistema hidráulico de alta vazão – permite um aumento de produção com baixo custo operacional.

A retroescavadeira também ganhou nova cabine, mais moderna e espaçosa, com duas portas de acesso, assento com encosto de braços e cabeça, ar condicionado e diversos porta-objetos. Novos sistemas, como a ferramenta de monitoramento remoto LiveLink, também equipam o produto. Além de aumentar a eficiência operacional da máquina e reduzir paradas desnecessárias, a tecnologia fornece relatórios de operação que podem ser acessados via smartphones e tablets.

Segundo a JCB, o projeto teve a participação das áreas de engenharia de quatro continentes em seu desenvolvimento, sendo que foram realizadas mais de 2 mil horas de testes antes do lançamento. “É primeira vez que produzimos esse tipo de equipamento em todos os países em que temos fábrica”, destaca José Luis Gonçalves, presidente da empresa no Brasil. “No mundo, um a cada dois equipamentos comercializados são da JCB. Aqui, a proporção é de um a cada quatro. Mas, até 2018, queremos dobrar de tamanho e, para isso, vamos precisar de parceiros como o Grupo Automec.”

 

 

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