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Revista M&T - Ed.55 - Out/Nov 1999
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Tecnologia

Operação dentro do rio

Escavadeiras FiatAIlis mantém alta produtividade nas obras de desassoreamento do Tietê

Em uma das principais frentes de trabalho das obras de rebaixamento e ampliação da Calha do Rio Tietê - projeto prioritário do Governo do Estado de São Paulo no combate às enchentes, o consórcio Camargo Corrêa / Constran contou com o apoio da Engeterra, empresa especializada
em terraplenagem e com experiência anterior nesse tipo de operação, que envolve basicamente escavação ( com escavadeiras e drag lines), carregamento e transporte.
De acordo com os compromissos assumidos junto ao consórcio responsável, a Engeterra investiu em equipamentos novos para remoção do material colocado à margem do rio, execução de ensecadeiras ( “ilhas" de trabalho dentro do rio ) e para escavação direta do material, em cima de barcaças. A empresa também locou equipamentos ao consórcio e participou da operação de transporte do material retirado até o bota-fora.
Nos últimos dois anos , desde o início das obras, a Engeterra, segundo seu diretor Nestor kiskay, investiu cerca de US$ 5 milhões em novos equipamentos e a maior partes deles foi adquirida em função desse projeto. “Foi uma parceria muito boa para ambos os lados, pois o consórcio nos garantiu em contrapartida dois anos ininterruptos de obras”.
O rigoroso cronograma de 24 meses estabelecido pelo DAEE (Departamento de Âguas e Esgotos), e que será concluído no final de novembro no chamado trecho 1 ( 5.240 m ) , foi viabilizado pela participação da Engeterra.
Para tanto, a empresa estabeleceu um regime de trabalho de até dois turnos, diurno e também noturno (dependendo da época do ano ) de 12 a 20 horas dia. A frota, renovada, também passou a contar com nada menos do que 7 (sete) escavadeiras FiatAIlis - 4 (quatro) FH 240, e outros três modelos ( FH 330, FH 270 e FH 200 ) e um trator, também da FiatAIlis, o FD 170. “A definição final da marca foi nossa, pois o consórcio exigiu apenas equipamentos novos, robustos e de alta produtividade “ diz Nestor Kiskay.
Segundo ele, a op&c


Em uma das principais frentes de trabalho das obras de rebaixamento e ampliação da Calha do Rio Tietê - projeto prioritário do Governo do Estado de São Paulo no combate às enchentes, o consórcio Camargo Corrêa / Constran contou com o apoio da Engeterra, empresa especializada
em terraplenagem e com experiência anterior nesse tipo de operação, que envolve basicamente escavação ( com escavadeiras e drag lines), carregamento e transporte.
De acordo com os compromissos assumidos junto ao consórcio responsável, a Engeterra investiu em equipamentos novos para remoção do material colocado à margem do rio, execução de ensecadeiras ( “ilhas" de trabalho dentro do rio ) e para escavação direta do material, em cima de barcaças. A empresa também locou equipamentos ao consórcio e participou da operação de transporte do material retirado até o bota-fora.
Nos últimos dois anos , desde o início das obras, a Engeterra, segundo seu diretor Nestor kiskay, investiu cerca de US$ 5 milhões em novos equipamentos e a maior partes deles foi adquirida em função desse projeto. “Foi uma parceria muito boa para ambos os lados, pois o consórcio nos garantiu em contrapartida dois anos ininterruptos de obras”.
O rigoroso cronograma de 24 meses estabelecido pelo DAEE (Departamento de Âguas e Esgotos), e que será concluído no final de novembro no chamado trecho 1 ( 5.240 m ) , foi viabilizado pela participação da Engeterra.
Para tanto, a empresa estabeleceu um regime de trabalho de até dois turnos, diurno e também noturno (dependendo da época do ano ) de 12 a 20 horas dia. A frota, renovada, também passou a contar com nada menos do que 7 (sete) escavadeiras FiatAIlis - 4 (quatro) FH 240, e outros três modelos ( FH 330, FH 270 e FH 200 ) e um trator, também da FiatAIlis, o FD 170. “A definição final da marca foi nossa, pois o consórcio exigiu apenas equipamentos novos, robustos e de alta produtividade “ diz Nestor Kiskay.
Segundo ele, a opção levou em conta uma análise de custo/benefício, as características técnicas requeridas e, principalmente, a assistência técnica do equipamento. “Foi uma escolha acertada, pois os equipamentos da FiatAIlis apresentaram um desempenho superior, principalmente em função do alto rendimento e baixa manutenção das escavadeiras. A Turin ( concessionária FiatAIlis ) também deu uma assistência à altura “ garante Kiskay.
O engenheiro Paulo Augusto Santos da Silva, Gerente de Divisão do consórcio lembra que “ os ganhos de produtividade no empreendimento da Calha estão diretamente relacionados às soluções e tecnologias implementadas na sua gestão. “A tecnologia da Engeterra veio somar-se à filosofia gerencial do consórcio e com isso chegamos a combinação de eficácia com eficiência, ou seja, produtividade “.
Péricles Antoniazzi, supervisor de manutenção do consórcio confirma a performance dos equipamentos da FiatAIlis, inclusive depoisde instalado pela empresa especializada Rolink Tractors um revestimento de cromoníquel nas caçambas, um procedimento adotado em todos os equipamentos da obra, emrazão da presença de grande quantidade de rocha, e do ambiente de altíssima abrasão nopróprio rio. “Foi um duro teste e essa novageração de escavadeiras da FiatAIlis se saiu muito bem “.
Para o engenheiro da Engeterra, José Roberto Camargo Monteiro, o ponto alto foi mesmo aassistência técnica, através de um programade manutenção preventiva estabelecido em conjunto com a Turin. “Isso foi fundamental porque uma máquina parada dentro de umabarcaça seria a insatisfação total do cliente",diz ele, lembrando que a FH 270 e a FH 240trabalharam grande parte do tempo em cimade barcaças dentro do rio”.
Além das máquinas, a Engeterra também adquiriu para as obras no Tietê uma verdadeirafrota de novos caminhões basculantes rodoviários, equipados com caçamba para rocha. No total, foram seis Ford Cargo 2425 e quatro1215, oito Mercedes Benz 2625 e oito MB 1630, oito Volvo 340, além de duas unidades móveis de lubrificação Gascom.
“Para o porte denossa empresa, é uma aquisição muito significativa, mas estamos recompensados, satisfeitos, com uma frota renovada, e prontos para assumir um novo contrato de desassoreamento no rio Pinheiros", diz Nestor Kiskay.

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