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Revista M&T - Ed.79 - Out/Nov 2003
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MOVIMENTAÇÃO

O primeiro autoguindaste de 500 T no Brasil

LTM 1500 foi a grande vedete entre as máquinas e peças expostas no estande da Liebherr na M&T Expo 2003.

Um enorme guindaste automotivo sua lança telescópica totalmente erguida, ultrapassando os 100 m de altura. Esta era a visão que mais se destacava na entrada da M&T Expo 2003. Pintado na cor vermelha da empresa que o adquiriu, o equipamento era um LTM 1500 Liebherr, o primeiro guindaste autopropelido com capacidade de 500 toneladas em atividade no Brasil.

Equipado com motor diesel Liebherr D9408 TI-E A4, de 598 HP e 8 cilindros, controlado eletronicamente, o equipamento atinge velocidade de até 77 km/hora em pistas com inclinação máxima de 28%. O veículo tem 8 eixos, 6 dos quais direcionais. A lança telescópica do LTM 1500 desdobra-se em 50 m e/ ou 84 m, podendo seu gancho ultrapassar os 110 m de altura.

A superestrutura do guindaste é acionada também por um motor diesel Liebherr D926 TLEA4 de 326 HP de potência, com 6 cilindros e torque máximo de 1.480 Nm. A lança telescópica possui secção transversal ovalizada, projetada com aço de alta resistência e granulometria fina, o que lhe confere alta resistência à torção. Cada um dos oito eixos do LTM 1500 está equipado com suspensão hidro- pneumática, com sistema de nivelamento automático. Sua cabine é ampla e confortável, construída em aço e montada sobre amortecedores de borracha, enquanto a cabine do guindaste é toda em alumínio e inclinável para trás, oferecendo maior visibilidade para as operações. Outro item de série é o sistema de segurança LICCON, com indicador de carga e sistema de testes, o que torna o equipamento mais seguro durante os trabalhos.

BETONEIRA EM RAIO X


LTM 1500 foi a grande vedete entre as máquinas e peças expostas no estande da Liebherr na M&T Expo 2003.

Um enorme guindaste automotivo sua lança telescópica totalmente erguida, ultrapassando os 100 m de altura. Esta era a visão que mais se destacava na entrada da M&T Expo 2003. Pintado na cor vermelha da empresa que o adquiriu, o equipamento era um LTM 1500 Liebherr, o primeiro guindaste autopropelido com capacidade de 500 toneladas em atividade no Brasil.

Equipado com motor diesel Liebherr D9408 TI-E A4, de 598 HP e 8 cilindros, controlado eletronicamente, o equipamento atinge velocidade de até 77 km/hora em pistas com inclinação máxima de 28%. O veículo tem 8 eixos, 6 dos quais direcionais. A lança telescópica do LTM 1500 desdobra-se em 50 m e/ ou 84 m, podendo seu gancho ultrapassar os 110 m de altura.

A superestrutura do guindaste é acionada também por um motor diesel Liebherr D926 TLEA4 de 326 HP de potência, com 6 cilindros e torque máximo de 1.480 Nm. A lança telescópica possui secção transversal ovalizada, projetada com aço de alta resistência e granulometria fina, o que lhe confere alta resistência à torção. Cada um dos oito eixos do LTM 1500 está equipado com suspensão hidro- pneumática, com sistema de nivelamento automático. Sua cabine é ampla e confortável, construída em aço e montada sobre amortecedores de borracha, enquanto a cabine do guindaste é toda em alumínio e inclinável para trás, oferecendo maior visibilidade para as operações. Outro item de série é o sistema de segurança LICCON, com indicador de carga e sistema de testes, o que torna o equipamento mais seguro durante os trabalhos.

BETONEIRA EM RAIO X

Ao lado do guindaste, outro equipamento Liebherr despertava a curiosidade dos visitantes. Uma betoneira modelo HTM 804 com balão cortado num dos lados para que pudesse ser visto os helicóides em seu interior, fazia com que todos os que passassem por este estande olhassem admirados o que normalmente não é visível.

A Liebherr fabrica betoneiras em três modelos: HTM-804, HTM-704 e HTM-604, com capacidade cúbica nominal de 8,7 e 6 m3, respectivamente. As chapas de aço que formam as estruturas dos equipamentos são resistentes à abrasão e possuem maior resistência mecânica. Seu mecanismo de acionamento é composto por sistema hidráulico acoplado a um redutor planetário robusto e confiável. O desenho do elemento misturador das betoneiras Liebherr é um dos mais modernos do mercado, integrando no mesmo conjunto baixo centro de gravidade, baixa taxa de enchimento e alto volume de linha d’água.

Outro destaque da Liebherr foi seu reciclador de concreto LRS-708, desenvolvido para instalação em centrais e plantas de concreto. O equipamento consiste numa rosca helicoidal, montada num casco de estrutura metálica que faz a separação da parte sólida (areia e pedra britada) dos elementos finos e água do resíduo de concreto que permanece nos equipamentos betoneira após as entregas diárias.

A924 INDUSTRIAL

As escavadeiras hidráulicas também ocuparam lugar especial no estande da empresa. Uma das novidades no Brasil é a escavadeira hidráulica sobre rodas A924 Litronic para aplicação industrial. O equipamento pode ser utilizado para manuseio de sucata metálica e na movimentação de madeira, como toras de diversos comprimentos e diâmetros. Seu peso operacional máximo é de 25 toneladas, motor diesel Liebherr D924 T-E (152 hp) e implementos projetados e construídos de acordo com a aplicação do equipamento. Era possível ver no estande da Liebherr as escavadeiras hidráulicas de esteiras R944B, R954B e R964B cuja aplicação pode ser tanto em construção, em pedreiras ou na mineração. Seu projeto inclui componentes fundidos em aços de alta resistência nas regiões de maior concentração de tensão. Dotadas do sistema Litronic, têm sua operação monitorada, potência utilizada controlada durante as operações de escavação e carregamento, o que melhora a performance das máquinas e permite atingir altos níveis de produtividade. A pá carregadeira L580 2plus2 também chamava a atenção na M&T Expo 2003. O maior diferencial desse equipamento é o seu sistema hidrostático de translação. Este dispositivo consiste na utilização de uma bomba hidráulica conectada diretamente a um motor hidráulico em circuito fechado, e este, a uma caixa de marchas resultando numa excelente mobilidade. Nas pás carregadeiras com translação hidrodinâmica existe a presença do conversor de torque e da transmissão powershift limitando as dimensões da máquina e influenciando no aumento do peso operacional. Os visitantes do estande da Liebherr puderam conhecer ainda os serviços diretos da fábrica, como o Re'built, a revisão de conjuntos, os reparos em salas especiais e o programa a base de troca.

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