Revista M&T - Ed.84 - Ago/Set 2004
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MOVIMENTAÇÃO

LRS 645: O futuristico Reachstaker da Üebherr

Equipamento compacto pode sobrepor seis contêineres de 45 toneladas. Lança curva embarcações.

Além de destacar-se como uma das principais fabricantes mundiais de equipamentos para as áreas de construção e mineração, a Liebherr atua também no setor portuário, fornecendo máquinas desenhadas especificamente para essa atividade, como guindastes de carga fixos e móveis e guindastes sobre pneus. Uma novidade da empresa na área de portos é o reachstacker LRS 645, destinado à movimentação de contêineres em pátios portuários. Lançado em 2004, o equipamento apresenta características que o diferenciam dos demais reachstackers comercializados no mercado. Uma delas é a capacidade de sobre por seis contêineres de 45 toneladas na formação da primeira pilha. Outro ponto que favorece o trabalho com o LRS 645 é a possibilidade de movimentar contêineres empilhados na segunda e terceira fileiras sem que seja necess&a


Equipamento compacto pode sobrepor seis contêineres de 45 toneladas. Lança curva embarcações.

Além de destacar-se como uma das principais fabricantes mundiais de equipamentos para as áreas de construção e mineração, a Liebherr atua também no setor portuário, fornecendo máquinas desenhadas especificamente para essa atividade, como guindastes de carga fixos e móveis e guindastes sobre pneus. Uma novidade da empresa na área de portos é o reachstacker LRS 645, destinado à movimentação de contêineres em pátios portuários. Lançado em 2004, o equipamento apresenta características que o diferenciam dos demais reachstackers comercializados no mercado. Uma delas é a capacidade de sobre por seis contêineres de 45 toneladas na formação da primeira pilha. Outro ponto que favorece o trabalho com o LRS 645 é a possibilidade de movimentar contêineres empilhados na segunda e terceira fileiras sem que seja necessário remover todos os contêineres da primeira fileira. Tal vantagem é obtida graças ao formato curvo da lança de operação.

Nesse caso, o equipamento da Liebherr sobrepõe cinco contêineres (até 38 toneladas) na segunda fileira e quatro contêineres (até 23,5 toneladas) na terceira fileira. Além disso, o LRS 645 permite a operação negativa (abaixo do nível do solo), o que possibilita a carga e descarga de barcaças sem a necessidade de dispositivos adicionais. O reachstacker da Liebherr possui motor a diesel de 6 cilindros, capaz degerar 362 HP de potência a 2100 rpm. Para facilitar a manutenção, todos os componentes do motor ficam dispostos em um mesmo lado da máquina.

A lança de operação foi desenvolvida com um único cilindro, gerando maior segurança e estabilidade ao trabalho. Fabricada sob conceitos ergonométricos, a cabine integra comandos de joysticks, eliminando a necessidade de pedais. A LRS 645 possui, ainda, chassi produzido em fibra de vidro reforçado contra corrosão e transmissão totalmente hidrostática.

Guindastes — A partir de 2004, a área portuária da Liebherr intensificou sua atuação na América Latina, sobretudo pelas vendas de guindastes sobre pneus. Um dos maiores equipamentos destinado à movimentação de contêineres, o modelo LHM 500, foi entregue ao operador Montecon, no Porto de Montevidéu, Uruguai. Projetado para movimentar contêineres de 40 pés, o LHM 500 tem capacidade máxima de carga de 140 toneladas e alcance de 51 metros. E utilizado na operação de navios Post-Panamax, dentro dos quais empilha até 17 fileiras de contêineres. Outra unidade móvel LHM 500 será entregue, em breve, ao Terminal 4 do Porto de Buenos Aires, na Argentina.

No Brasil, dois guindastes móveis sobre pneus fabricados pela Liebherr equipam terminais privados no Porto de Santos e no Porto do Rio de Janeiro. Nesse caso, o modelo fornecido para as empresas Rodrimar e Multirio é o LHM 400, com capacidade para 104 toneladas e alcance de 48 metros. No ano passado, a Liebherr vendeu 48 guindastes móveis em todo o mundo. Em 2004, o objetivo da em presa é alcançar 60 unidades. Afim de reforçar sua presença na América Latina, no último ano a companhia instalou um novo escritório de vendas, em São Paulo, direcionado exclusivamente à linha de produtos marítimos.

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