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Revista M&T - Ed.81 - Fev/Mar 2004
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TECNOLOGIA

Novidades que virão embarcadas

Oito mil pessoas visitaram o mais importante encontro de tecnologias da mobilidade do Hemisfério Sul. Evento antecipa tendências da indústria.

O XII Congresso e Exposição Internacional de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL realizado no final do ano passado, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, reuniu 8 mil profissionais e acadêmicos, em sua maioria ligados à indústria automotiva. As principais tendências do setor, foram apresentadas em 98 estandes e 235 apresentações técnicas, números recordes na história do evento, além de 40 fóruns especiais. “Nos últimos 10 anos a SAE BRASIL e o Congresso cresceram e amadureceram”, elogiou Jack Thompson, presidente da SAE International e diretor de Engenharia Avançada de Veículos da DaimlerChrysler North America.

Os visitantes elegeram quatro empresas como Destaque Tecnológico^ Bosch. Dana, Delphi e Visteon. Na área de trabalhos técnicos, dois foram considerados os melhores; “Aplicação de Planejamento de Experimentos (DOE - Abordagem TAGUCHI) na Otimização do Processo de Calibração de Injetores de Combustível”, de autoria de Renato Franco Arzolla, da Delphi, como melhor paper nacional; e “Investigation into the Performance of an On-Board Emissions Measurement System using a Vehicle Exhaust Emissions Simulator”, de Karl Ostrgaard, Scott Porter e Tim Nevius, da Horiba Instruments. Como prêmio, o principal autor do paper brasileiro terá a oportunidade de participar do SAE Congress, a ser realizado em 2004, em Detroit/EUA.

O Congresso contou com programação voltada à gestão, manufatura, engenharia, qualidade, tecnologia da informação, logística e suprimentos dos diferentes segmentos industriais que integram a cadeia de fabricação dos setores da mobilidade: veículos de passeio, ônibus e caminh&otild


Oito mil pessoas visitaram o mais importante encontro de tecnologias da mobilidade do Hemisfério Sul. Evento antecipa tendências da indústria.

O XII Congresso e Exposição Internacional de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL realizado no final do ano passado, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, reuniu 8 mil profissionais e acadêmicos, em sua maioria ligados à indústria automotiva. As principais tendências do setor, foram apresentadas em 98 estandes e 235 apresentações técnicas, números recordes na história do evento, além de 40 fóruns especiais. “Nos últimos 10 anos a SAE BRASIL e o Congresso cresceram e amadureceram”, elogiou Jack Thompson, presidente da SAE International e diretor de Engenharia Avançada de Veículos da DaimlerChrysler North America.

Os visitantes elegeram quatro empresas como Destaque Tecnológico^ Bosch. Dana, Delphi e Visteon. Na área de trabalhos técnicos, dois foram considerados os melhores; “Aplicação de Planejamento de Experimentos (DOE - Abordagem TAGUCHI) na Otimização do Processo de Calibração de Injetores de Combustível”, de autoria de Renato Franco Arzolla, da Delphi, como melhor paper nacional; e “Investigation into the Performance of an On-Board Emissions Measurement System using a Vehicle Exhaust Emissions Simulator”, de Karl Ostrgaard, Scott Porter e Tim Nevius, da Horiba Instruments. Como prêmio, o principal autor do paper brasileiro terá a oportunidade de participar do SAE Congress, a ser realizado em 2004, em Detroit/EUA.

O Congresso contou com programação voltada à gestão, manufatura, engenharia, qualidade, tecnologia da informação, logística e suprimentos dos diferentes segmentos industriais que integram a cadeia de fabricação dos setores da mobilidade: veículos de passeio, ônibus e caminhões (transporte de carga e passageiros), veículos fora de estrada, aeroespacial e naval. O segmento de off road (que inclui a indústria de equipamentos) contou com painéis específicos para debate dos seus principais desafios atuais, tecnológicos, ambientais e mercadológicos.

Presidido por João Carlos Maranha, diretor de Operações e Desenvolvimento de Produtos da Caterpillar, o principal tema debatido pelo Comitê Off Road durante o Congresso Técnico SAE foi a discussão de um problema bastante presente no cenário brasileiro, a queda no mercado de máquinas e equipamentos. “É chocante se verificar que em 2003 houve uma queda de 30% no setor de venda de máquinas, justamente em um país que necessita desenvolver- se tanto quanto o Brasil”, diz ele. Maranha lembra do exemplo dado pelo jornalista Joelmir Betting durante sua palestra na abertura da SAE 2003. “Ele diz que, recentemente, enquanto sobrevoava o Estado de Mato Grosso, pôde observar uma vasta plantação de soja, circundada por pequenas trilhas e estradas precárias, por onde era escoada a produção. O exemplo é perfeito: há muito potencial, mas falta investimento em infraestrutura”.

Tecnologicamente, diz Maranha, vários desenvolvimentos para a indústria automotiva apresentados no SAE já chegaram ou irão chegar em breve ao segmento de máquinas. Entre os quais, a chamada tecnologia de bolso (palm tops), estudos ergonométricos, sistemas de monitoramento remoto, e, principalmente, sistemas para controle de emissões. “Na Caterpillar, em particular, estamos trabalhando para chegarmos a um nível de emissões próximo de zero em 2007”. A eletrônica, como não poderia deixar de ser, também é outra prioridade, segundo ele. "Hoje, temos em nível mundial 700 pessoas entre técnicos e engenheiros trabalhando em desenvolvimentos nessa área. E um trabalho que já gerou 300 mil tipos de controladores eletrônicos, 14 milhões de componentes e 20 bilhões de linhas de softwares de programação”.

“DNA Dana” — Esse ano, o tema principal da Dana foi o “DNA Dana”, que mostrou que a ligação da empresa com a engenharia automotiva é uma questão de genética, com ações de valorização e apoio aos profissionais da área, como o patrocínio a todos os eventos da SAE e a criação do Comitê de Tecnologia Dana Mercosul. No estande da Dana, foram mostradas também as tendências para o futuro em componentes para motor, sistemas de transmissão e suspensão. O novo eixo da Dana, para tração dianteira, amplia a mobilidade de veículos agrícolas e fora-de-estrada.

O eixo suspenso Dana utiliza um sistema de articulação com quatro barras, dois cilindros de dupla ação e um sensor hall de posição da suspensão, o eixo é conectado a um sistema de controle eletro-hidráulico que monitora constantemente a posição da suspensão na vertical, ajustando-o conforme as variações de carga no eixo dianteiro, isso resulta em melhor controle de posição, maior absorção de choque, auto-estabilização, máximo controle em vários níveis de carga e auto nivelamento.

Durante o SAE Brasil, a Garret apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas no campo da sobre alimentação de motores, para melhorar o padrão de dirigibilidade, o desempenho, a economia de combustível e os níveis de poluição ambiental. A nova geração de turbos prioriza o uso da eletricidade e da eletrônica, e inclui o E-Turbo, E-Charger, Twin- Scrol, VNT Multi-Vane e VNT Slide Vane, para as mais diferentes aplicações, em automóveis, pick-ups e veículos comerciais, com motor a gasolina ou a diesel.

O E-Turbo e o E-Charger são compressores centrífugos, acionados por um motor elétrico para aumentar a vazão de ar em baixas rotações e podem ser aplicados a um turbo waste- gate (válvula de alívio) ou VNT (turbina de geometria variável). O motor elétrico, acoplado ao seu eixo, possibilita o aumento de performance do turbo em baixas rotações e em regimes transientes. Podem ser aplicados em motores a diesel e a gasolina. Já o Twin-Scroll é utilizado em turbos aplicados em motores a diesel de médio e grande portes e, mais recentemente, também em unidades “High Speed”. Sua principal característica é o melhor aproveitamento dos pulsos de pressão nos gases de escape. A energia de pulso é utilizada na turbina para que absorva mais energia dos gases de escape do que o sistema convencional. Com isso, amplia a performance do turbo em baixas rotações do motor, melhorando a dirigibilidade do veículo. Essa tecnologia também pode ser utilizada em motores do ciclo Otto.

Os motores eletrônicos da nova família NGD (Nova Geração Diesel), com produção a partir do ano que vem, foram as atrações principais da International Engines South America no Congresso SAE 2003. Juntamente com esses motores que trazem inéditos padrões de performance, economia de combus

tível e reduzido nível de ruído, atendendo às futuras normas de emissões Euro III/Euro IV e EPA 2004/ 2007, a empresa apresentou a operação logística adotada para fornecimento aos clientes internacionais. A família NGD representa a terceira geração de motores eletrônicos da International Engines, que acumula mais de 2,5 milhões de unidades produzidas de modelos anteriores. Composta pelos motores NGD 3.0E, de quatro cilindros em linha; NGD 4.5E e NGD 6.0E, de seis e oito cilindros em V, e NGD 7.6E e NGD 9.3E de seis cilindros em linha, contam com plataforma flexível de emissões, o que permite atender tanto o mercado norte-americano (legislação EPA 2004) quanto o brasileiro (Euro III, a partir de 2005). A faixa de aplicações desses motores é também bastante ampla: desde picapes médias até caminhões extrapesados com PBT superior a 45 toneladas. O motor 3.0E será produzido na fábrica de Canoas. Os modelos 7.6E e 9.3E, com lançamento nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2004, também serão feitos no Brasil a partir de 2005.

Dodge Caravan - A Visteon Corporation — uma das maiores fornecedoras de sistemas tecnológicos e soluções integradas do mundo — trouxe exclusivamente para o XII Congresso SAE Brasil um “Show Car” equipado com os mais sofisticados sistemas de navegação, multimídia, interiores e exteriores disponíveis no mercado. Além deste veículo de demonstração a multinacional expôs também sistemas de climatização, cockpit, powertrain, chassis, entre outros produtos. “Trouxemos ao Congresso SAE Brasil 2003 um carro que demonstra toda a expertise da Visteon. Este veículo possui sistemas eletrônicos integrados que otimizam espaço e ao mesmo tempo oferecem o máximo em sofisticação, performance e segurança” afirma Jomar Napoleão, diretor de engenharia da Visteon para a América do Sul.

Entre os sistemas que compõem o Dodge Caravan destacam-se o sistema de Filtragem de Longa Vida (240.000 km), o Sistema de Direção com Assistência Elétrica (um sensor de torque identifica a necessidade do motorista e comunica o módulo de controle para ativai’ o processamento), o Sistema de Telemática e Multimídia incluindo módulos de antenas, rádios AM e FM, RDS, digital e via satélite, CD Players, MP3, DVDs, sistemas de navegação, comando de voz e sistemas de entretenimento.

A Delphi Automotive Systems teve grande participação no SAE no qual mostrou a tecnologia revolucionária em freios denominada Módulo de freio Max Torque que fornece uma força de torque 1,7 vez maior da fornecida por um sistema convencional de disco simples do mesmo diâmetro efetivo, ou um torque similar ao de um disco de um diâmetro reduzido.

A Delphi ainda mostrou a tecnologia Multi Fuel®, que proporciona ao motorista a flexibilidade de utilizar álcool ou gasolina no veículo, uma vez que esse equipamento tem a capacidade de adaptar o motor do veículo a qualquer um desses combustíveis. O destaque em climatização são os sistemas de ar-condicionado Delphi que possuem controle eletrônico têm como base a análise das temperaturas externa e interna e da intensidade da radiação solar obtidas. Assim, o sistema regula automaticamente a entrada de ar mais quente ou mais frio, de forma a manter dentro do carro uma temperatura confortável pré-estabelecida pelo usuário.

Na área de entretenimento, a novidade ficou por conta da tecnologia de um verdadeiro home theater para dentro dos veículos. Os sistemas de entretenimento Easyview Delphi, Flexi-view Delphi e Topview Delphi representam o que há de mais avançado e cômodo em tecnologia de DVDs para o setor automotivo. Alguns modelos podem ainda ser transportados para fora dos veículos. São equipamentos que antecipam o futuro para que as famílias aproveitem longas viagens de carros ou o carregado trânsito das grandes cidades.

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