Desde a introdução do primeiro articulado até os novíssimos caminhões movidos a gás natural, a Scania Brasil impulsiona o ecossistema de transportes no Brasil. Presente há 65 anos no país, data devidamente comemorada em 2 de julho, a montadora foi uma das primeiras a ouvir a demanda da sociedade por novas soluções tecnológicas, redirecionando o foco de atuação para metas cada vez mais responsáveis, em especial no âmbito ambiental.
No decorrer do tempo, esse compromisso fez com que a empresa de origem sueca atualizasse sua forma de trabalhar e, principalmente, desenvolver os produtos. Como lembra Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, a jornada de sustentabilidade foi iniciada em 2016, com o lançamento global da Nova Geração de Caminhões na Europa, acompanhada pelo primeiro ônibus nacional movido a GNV e/ou biometano.
Hoje, a marcha continua viva e intensa. “Desde 1957, quando a empresa se instalou no país no
Desde a introdução do primeiro articulado até os novíssimos caminhões movidos a gás natural, a Scania Brasil impulsiona o ecossistema de transportes no Brasil. Presente há 65 anos no país, data devidamente comemorada em 2 de julho, a montadora foi uma das primeiras a ouvir a demanda da sociedade por novas soluções tecnológicas, redirecionando o foco de atuação para metas cada vez mais responsáveis, em especial no âmbito ambiental.
No decorrer do tempo, esse compromisso fez com que a empresa de origem sueca atualizasse sua forma de trabalhar e, principalmente, desenvolver os produtos. Como lembra Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, a jornada de sustentabilidade foi iniciada em 2016, com o lançamento global da Nova Geração de Caminhões na Europa, acompanhada pelo primeiro ônibus nacional movido a GNV e/ou biometano.
Hoje, a marcha continua viva e intensa. “Desde 1957, quando a empresa se instalou no país no bairro do Ipiranga (SP), e depois – em 1962 – com a fábrica localizada em São Bernardo do Campo, a jornada de evolução foi marcada pelo pioneirismo e coragem”, afirma.
Olhando para o passado, o executivo ressalta como “é marcante que um grupo sediado na Suécia apostasse no Brasil mesmo em uma época com poucos recursos, em especial de comunicação”. “Mas nossa história no país também evoluiu com o tempo, partindo da fabricação de 162 veículos e um grupo de apenas 500 colaboradores na planta de SBC para hoje, quando contamos com capacidade de 30 mil veículos e contamos com cerca de 4.800 colaboradores”, compara Podgorski.
Iniciada em 1957, a história da Scania no Brasil começa com a fabricação de 162 veículos e um grupo de 500 colaboradores na planta de São Bernardo do Campo (SP) /A montadora evoluiu através das décadas até os tempos atuais, com 4.800 colaboradores que mantêm uma operação capaz de produzir 30 milveículos/ano
CICLO EVOLUTIVO
Mostrando a importância do mercado brasileiro, o maior do mundo para a marca, o executivo considera natural que a empresa continue investindo pesado em ampliação e modernização das atividades industriais no país.
Entre 2016 e 2020, a Scania Brasil contou com o mais significativo investimento já realizado nas operações no país, com um volume em torno de R$ 2,6 bilhões de reais, que foram aportados na planta, na rede de concessionários e, ainda, na introdução da nova geração de caminhões – NTG.
No momento, informa Podgorski, a empresa está exatamente no meio de um ciclo de investimentos que iniciou em 2021 e vai até 2024, que consiste em um montante de R$ 1,4 bilhão, recursos por sua vez dedicados à atualização e modernização do parque industrial e desenvolvimento de tecnologias alternativas de propulsão.
Esse ciclo de investimentos também contempla a implementação de uma nova fábrica de motores, na verdade uma ampliação da fábrica original, que contava com 22 mil m² e agora passa a 40 mil m², onde serão produzidas duas gerações de propulsores simultaneamente, assim como projetos ligados ao desenvolvimento de novas soluções como o novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e a Estação de Tratamento de Água.
“A Estação de Tratamento reduz o consumo de água em 60%, recolocando no circuito 85% de água já tratada, mas isso é apenas uma das contribuições que devemos fazer para o nosso planeta”, pondera.
De fato, os recursos investidos também estão voltados para a adaptação dos caminhões às normas de emissão Proconve P8, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, equivalente à tecnologia Euro 6 e que começa a valer no país a partir de janeiro de 2023. Segundo o executivo, os motores a gás e biometano da Scania já atendem tecnicamente aos níveis de emissões de poluentes do programa.
“Além de já termos iniciado a entrega desses produtos contemplando a norma que entrará em vigor no próximo ano, também já estamos em fase de testes de veículos eletrificados, tanto ônibus quanto caminhões, na planta de São Bernardo do Campo”, afirma. “Em um período de oito anos, investimos 4 bilhões de reais no país, esse fator mostra o quanto acreditamos no mercado brasileiro e no ecossistema de transporte no Brasil.”
DESCARBONIZAÇÃO
Em 2020, a montadora tornou-se a primeira fabricante de veículos comerciais do mundo a ter suas metas climáticas aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi). Para tanto, Podgorski explica que foram estabelecidas duas metas até 2025, tendo como base os dados de 2015, que consiste em reduzir a emissão de gases de efeito estufa das operações industriais e comerciais do grupo em 50% a cada década, tanto em emissões próprias como de energia adquirida, além de reduzir em 20% as emissões de carbono equivalente na frota circulante e nas que serão agregadas futuramente, com foco nas emissões indiretas.
“Vivemos em um ecossistema de transporte e logística que é um dos grandes emissores de gases de efeito estufa”, reconhece o executivo, citando que os modais de transporte contribuem com 14% das emissões e que, especificamente no Brasil, 8% dessas emissões são referentes ao transporte rodoviário. “Sabemos que somos parte do problema, mas desde 2016 demos os primeiros passos para sermos parte da solução”, diz. “A descarbonização do setor não é algo politicamente correto a se fazer, mas sim uma necessidade.”
Na mesma linha, o vice-presidente e agora ex-diretor-geral das operações comerciais da Scania no Brasil, Fábio Souza, ressalta que, em três anos, 36 mil veículos da nova geração de caminhões foram colocados para rodar no país. Com foco em combustíveis alternativos e renováveis, essa frota ingressante resultou em uma redução de 20% no consumo de combustível, gerando a diminuição de 78 mil toneladas de carbono emitidas na atmosfera.
“As pessoas pensam que tecnologias como veículos elétricos ou movidos a hidrogênio ou a gás ainda estão no futuro, mas a transformação está acontecendo no presente, e já estamos entregando resultados hoje”, comenta.
A agenda de sustentabilidade da fabricante continua ativa, assegura Souza, “como mostra a recente venda de mais de 600 unidades de caminhões a gás e a comercialização dos cinco primeiros caminhões movidos a GNL, além da apresentação do primeiro caminhão autônomo da Nova Geração para transbordo, realizada na Agrishow 2022”.
SÉRIE ESPECIAL
Em comemoração aos 65 anos no mercado brasileiro, a Scania apresentou uma série especial customizada, composta pelos modelos pesados RH 450 4x2 e 6x2 (de 450 cv de potência) e RH 540 6x4 (de 540 cv), com motores de 13 litros Euro 5, que desenvolvem torques de 2.350 Nm entre 1.000-1.300 rpm e 2.700 Nm entre 1.000-1.350 rpm, respectivamente. Com 265 unidades previstas, a edição comemorativa é limitada, com uma oferta de, no máximo, dois veículos por CNPJ.
Caminhão comemorativo de 65 anos tem edição limitada de 265 unidades
De acordo com Silvio Munhoz, novo diretor-geral das operações comerciais da Scania no Brasil, além da venda tradicional do produto personalizado, a Scania também disponibilizará um kit para quem já adquiriu caminhões que serão entregues entre agosto e setembro, possibilitando transformá-los na edição especial. “Estamos com uma carteira de pedidos grande e, dessa forma, a produção para os próximos meses já está vendida”, afirma Munhoz. “Por isso, pensamos em desenvolver esse kit, para que possamos ter o caminhão comemorativo rodando nos próximos meses.”
O kit da edição comemorativa conta com teto alto, defletores, saia lateral, pintura na cor Nardo Gray exclusiva e customizada na saia lateral, nos paralamas e retrovisores, além de faróis de milha no teto e na grade, geladeira, faróis H7, climatizador e rodas de aço preta, incluindo ainda o Pacote Clássico (customizável) da marca.
GESTÃO
Montadora tem nova liderança no Brasil
A Scania Brasil terá novas mudanças no corpo diretivo. O atual vice-presidente e diretor-geral das operações comerciais no Brasil, Fábio Souza, passa a integrar a Navistar, do Grupo Traton, conglomerado do qual a Scania faz parte. Souza, cuja base será nos Estados Unidos, entrega o bastão para Silvio Munhoz, atual diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil.
Silvio Munhoz é o novo diretor-geral das operações comerciais da montadora no Brasil
“Os novos desafios são muito bem-vindos e me motivam a colocar o cliente, ainda mais, em primeiro lugar em nossas decisões”, diz Munhoz.
Saiba mais:
Scania: www.scania.com/br
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