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Revista M&T - Ed.256 - Agosto 2021
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Fabricante

Gestão da disponibilidade

Com a promessa de reduzir em 30% o tempo de parada, a Scania lança no Brasil seu novo programa de serviços com monitoramento dos fluxos de atendimento, que também ganha cobertura mais flexível
Por Marcelo Januário (Editor)

Qualquer gestor de frotas eficiente sabe que, para ser bem-sucedido em sua missão, precisa de agilidade no atendimento, preço competitivo, coberturas flexíveis e disponibilidade mecânica de seus equipamentos. E no setor de caminhões pesados isso não é diferente.

Buscando atender a essa expectativa, a Scania acaba de lançar no Brasil o modelo ‘Premium Flexível Uptime’, novo PMS (Programa de Manutenção Scania) que se propõe a tornar a gestão de frota mais inteligente, sem qualquer custo adicional. Para isso, o programa traz um novo modelo que promete maior agilidade no atendimento, por meio do gerenciamento e controle da disponibilidade dos veículos nas oficinas.

O programa mantém as vantagens do ‘Premium Flexível’ – lançado em 2019 – e do pacote de conectividade ‘Desempenho’, com a avaliação do motorista em tempo real. A partir de uma base denominada ‘Control Tower’, a equipe da montadora faz o monitoramento ativo dos veículos conectados da marca (que já são mais de 45 mil no país, ou cerca de 10% do total global), o que é possível por meio da montagem de uma cerca virtual (geocercas) nas concessionárias e do mapeamento dos fluxos de processos nas oficinas.

Assim que o caminhão conectado se aproxima da oficina para realizar a manutenção programada, as equipes técnicas são automaticamente notificadas e passam a acompanhar os indicadores de tempo do atendimento, desde a chegada até a liberação do veículo.

O resultado da nova abordagem é uma redução no tempo de parada, o que representa um aumento na disponibilidade mecânica dos veículos e, consequentemente, na rentabilidade das operações. “A queda no tempo médio de parada foi de 32%”, acentua Gustavo Andrade, gerente de portfólio de serviços da Scania no Brasil. “Mas em preventivas, o índice chegou a 44% de redução no tempo de parad


Qualquer gestor de frotas eficiente sabe que, para ser bem-sucedido em sua missão, precisa de agilidade no atendimento, preço competitivo, coberturas flexíveis e disponibilidade mecânica de seus equipamentos. E no setor de caminhões pesados isso não é diferente.

Buscando atender a essa expectativa, a Scania acaba de lançar no Brasil o modelo ‘Premium Flexível Uptime’, novo PMS (Programa de Manutenção Scania) que se propõe a tornar a gestão de frota mais inteligente, sem qualquer custo adicional. Para isso, o programa traz um novo modelo que promete maior agilidade no atendimento, por meio do gerenciamento e controle da disponibilidade dos veículos nas oficinas.

O programa mantém as vantagens do ‘Premium Flexível’ – lançado em 2019 – e do pacote de conectividade ‘Desempenho’, com a avaliação do motorista em tempo real. A partir de uma base denominada ‘Control Tower’, a equipe da montadora faz o monitoramento ativo dos veículos conectados da marca (que já são mais de 45 mil no país, ou cerca de 10% do total global), o que é possível por meio da montagem de uma cerca virtual (geocercas) nas concessionárias e do mapeamento dos fluxos de processos nas oficinas.

Assim que o caminhão conectado se aproxima da oficina para realizar a manutenção programada, as equipes técnicas são automaticamente notificadas e passam a acompanhar os indicadores de tempo do atendimento, desde a chegada até a liberação do veículo.

O resultado da nova abordagem é uma redução no tempo de parada, o que representa um aumento na disponibilidade mecânica dos veículos e, consequentemente, na rentabilidade das operações. “A queda no tempo médio de parada foi de 32%”, acentua Gustavo Andrade, gerente de portfólio de serviços da Scania no Brasil. “Mas em preventivas, o índice chegou a 44% de redução no tempo de parada, o que significa mais tempo de operação para o cliente.”

O monitoramento, como ressalta o especialista, é processado inteiramente entre a montadora e a concessionária, sem preocupações extras para os clientes. Após a conclusão do atendimento, os indicadores de disponibilidade são gerados para o acompanhamento da performance da manutenção. “Quando há risco de atraso na entrega, a equipe executa ações proativas para obter um serviço mais rápido”, assegura Andrade.

Além disso, a nova modalidade opcional ‘Pay per Use’ (Pague o que Usar) permite personalizar a cobertura do programa e o modelo de gestão financeira, de acordo com as necessidades da operação. Assim, os preços dos serviços – que antes eram definidos por estimativa – passam a ser ajustados ao custo real da manutenção, em um formato voltado para médias e grandes frotas.

“A cada três meses esse resultado é apurado, permitindo realizar ajustes eventuais para o equilíbrio entre receitas e despesas do cliente”, acrescenta o gerente. “Também não existem mais correções de aniversário ou de GPM (Gestão de Paradas de Manutenção), mas apenas o custo real da manutenção.”

Outra vantagem é a opção de aumento da cobertura de itens que não estão inclusos no PMS ‘Premium Flexível’. “O cliente pode customizar a cobertura do plano, adicionando as manutenções preditivas, baterias ou peças de acabamento do veículo”, salienta Andrade. “Dessa forma, o cliente ganha tempo no atendimento e elimina necessidade de aprovações de orçamentos, laudos técnicos e serviços.”

FLEXIBILIZAÇÃO

Segundo o diretor de serviços da Scania no Brasil, Marcelo Montanha, o novo PMS abrange todos os clientes que já contam com o plano ‘Premium Flexível’, além de novos ingressantes, inclusive para os recentes modelos a gás e, ainda, para os veículos anteriores à Nova Geração de Caminhões (NTG – New Truck Generation). “Os clientes do plano básico também podem migrar para o novo modelo”, diz ele.

Monitoramento é processado entre a montadora e a concessionária

Atualmente, os PMS já abrangem cerca de 20 mil veículos no Brasil. Carro-chefe do portfólio, o plano ‘Premium Flexível’ oferece manutenção individualizada com a promessa de até 25% de redução nos custos. “O preço por km dinâmico é proporcional ao consumo de combustível, pagando só o que rodar”, completa Montanha, destacando que, agora, a flexibilização é ainda maior. “Novamente, demos um passo importante para decidir o jogo da rentabilidade”, avalia.

Em dezembro do ano passado, a montadora realizou testes-piloto com o novo plano de serviços, que incluíram 183 veículos. Em maio, mais de 1.600 veículos passaram a integrar os testes. “Hoje, mais de 4 mil veículos já são monitorados”, posiciona Andrade.

Convidado a participar dos testes, o gestor de ativos da IC Transportes, Eder Torres, aprovou a experiência com o ‘Premium Uptime’. Segundo ele, que gerencia uma frota com 150 veículos de várias marcas, esse tipo de tecnologia ainda não é comum no transporte rodoviário, diferentemente do que acontece no segmento vocacional. “O modelo oferece uma gestão efetiva do caminhão, pois a gente consegue gerir a entrada e saída do concessionário, incluindo todo o planejamento, agendamento das revisões e análise das intervenções executadas no veículo”, relata Torres. “Além da disponibilidade, também aumentou o acesso às informações. É toda uma cadeia funcionando para que o veículo não fique parado no concessionário.”

Novo programa de manutenção abrange veículos conectados da marca no país

Para a transportadora, que atua em 11 diferentes estados no país, a novidade no atendimento estimulou inclusive uma maior reaproximação da marca, de quem estava afastada nos últimos anos. “Valorizamos muito o pós-venda, pois se não tivermos uma gestão do caminhão de maneira geral, também não teremos um transporte sustentável”, comenta Torres. “E, sem esses indicadores, já estaríamos fora do mercado.”

Montadora pode ter o melhor ano da história no segmento fora de estrada

Ao completar 64 anos de atividades no Brasil, a Scania projeta que 2021 será o melhor ano da história da marca no segmento fora de estrada. “A mineração continua muito forte devido aos preços do minério e vai permanecer assim em 2022, puxando a categoria”, diz Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil, destacando ainda uma demanda interessante nos setores de cana e florestal. “Ambos também estão em ritmo aquecido de renovação e ampliação das frotas”, diz ele. “E todo mundo está correndo para produzir o máximo possível.”

Alta na mineração alavanca o segmento de caminhões fora de estrada

Na categoria dos pesados, a montadora cresceu quase o dobro do mercado no período. “Enquanto o mercado teve alta de 71%, a Scania registrou +130% em volume”, comenta Munhoz. Desse modo, a marca liderou nos meses de março (1.718 unidades), abril (1.532) e maio (1.736), obtendo volumes mensais de emplacamentos que não eram atingidos desde 2013, no melhor ano da indústria de caminhões no país.

“De janeiro a junho, superamos as 7 mil unidades”, comemora Roberto Barral, vice-presidente das operações comerciais da montadora no Brasil. “No 2º semestre, o desempenho deve se repetir, mas isso vai depender da normalização no fornecimento de componentes.”

Outros resultados importantes do acumulado do ano incluem alta de 40% nas vendas de serviços, aumento de 55% na venda de programas de manutenção e 62% dos veículos novos com contratos de serviço. “Celebramos o lançamento do mais completo serviço do Brasil, a marca de 45 mil veículos conectados, o volume recorde de 20 mil programas de manutenção ativos no portfólio e a padronização de 90% da rede, no maior índice já obtido pela Scania no Brasil”, conta o diretor de serviços Marcelo Montanha.

Saiba mais:
IC Transportes:
www.ictransportes.com.br
Scania: www.scania.com.br

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