Uma das principais fabricantes de veículos da Europa, a DAF Trucks chega ao mercado brasileiro disposta a brigar pela liderança no segmento de caminhões extrapesados. Para isso, a empresa de origem holandesa – que acaba de completar 85 anos de atuação global – realizou um investimento inicial de 320 milhões de dólares na construção de uma fábrica em Ponta Grossa (PR), além de estruturar a passos largos suas operações comerciais no país. A nova instalação industrial foi projetada para montagem de três diferentes linhas (LF, CF e XF) e, segundo informações da empresa, é uma das mais avançadas instalações da marca no mundo todo.
Atualmente, a DAF já concentra recursos para, em parceria com uma azeitada rede de concessionárias, desenvolver revendas em todo o território nacional, por meio das quais também oferecerá serviços de pós-venda e assistência técnica. “Esta é uma das principais características da marca em todos os mercados onde atua”, enfatiza Jorge Medina, diretor de marketing da DAF Brasil.
Na área promocional, aliás, a empresa investe pesado na d
Uma das principais fabricantes de veículos da Europa, a DAF Trucks chega ao mercado brasileiro disposta a brigar pela liderança no segmento de caminhões extrapesados. Para isso, a empresa de origem holandesa – que acaba de completar 85 anos de atuação global – realizou um investimento inicial de 320 milhões de dólares na construção de uma fábrica em Ponta Grossa (PR), além de estruturar a passos largos suas operações comerciais no país. A nova instalação industrial foi projetada para montagem de três diferentes linhas (LF, CF e XF) e, segundo informações da empresa, é uma das mais avançadas instalações da marca no mundo todo.
Atualmente, a DAF já concentra recursos para, em parceria com uma azeitada rede de concessionárias, desenvolver revendas em todo o território nacional, por meio das quais também oferecerá serviços de pós-venda e assistência técnica. “Esta é uma das principais características da marca em todos os mercados onde atua”, enfatiza Jorge Medina, diretor de marketing da DAF Brasil.
Na área promocional, aliás, a empresa investe pesado na divulgação da nova linha de veículos que começará a ser fabricada no país, a aguardada série CF, que deve chegar ao mercado em 2015. Antes disso, porém, a DAF já se apresentou em grande estilo ao consumidor brasileiro com a introdução do extrapesado XF105, um modelo de grande destaque no cenário internacional e que registra market share global de 16,2% no segmento.
Na Europa, o modelo foi lançado em 2006 e, no ano seguinte, recebeu o prestigioso prêmio International Truck of the Year. Lançado no Brasil em outubro do ano passado, o caminhão foi nacionalizado de olho principalmente no pujante setor nacional de agronegócio. Mas não quer ficar só nisso.
EXTRAPESADO
Além de se adaptar às condições do setor agrícola, o caminhão extrapesado XF105 é destinado ao transporte pesado de longa distância, exibindo parâmetros que garantem alto grau de agilidade e estabilidade. Disponível nas versões 6x2 e 6x4, o modelo oferece uma ampla gama de opções, como Cabines Comfort e Space, transmissões manuais e automatizadas e diferentes níveis de equipamentos e acessórios. “Realmente, temos um produto versátil e preparado para atender às necessidades dos nossos clientes em diversos segmentos, incluindo o setor de mineração”, diz Medina.
Na versão 6x2, a distância entre-eixos do modelo é de 3.200 mm, enquanto e carga máxima de tração (CMT) é de 60 toneladas. Já a versão 6x4 apresenta distância de 3.500 mm e 80 toneladas de tração. O veículo apresenta ainda interessantes diferenciais de segurança como a porta, que bloqueia o acesso aos degraus quando fechada, além de contar com a trava Night Lock.
Trata-se de um item de série exclusivo da DAF no Brasil, que bloqueia as portas com pinos de aço reforçado e só pode ser acionada por dentro do caminhão. “De modo geral, este caminhão cumpre plenamente com as exigências da Lei do Descanso, também conhecida como Lei do Caminhoneiro, que visam a tornar a viagem do profissional mais segura e confortável”, acresce Medina.
ADAPTAÇÃO
Competindo em uma categoria exigente, o XF105 também é – segundo a fabricante – um caminhão potente e que exibe grande robustez. Equipado com motor Paccar MX de 12,9 litros, o extrapesado tem potências de 410 cv ou 460 cv e altos torques, que vão de 2.000 Nm a 2.300 Nm, entre 1.050 rpm e 1.410 rpm.
Segundo Medina, o motor que equipa a versão nacional do XF105 possui sistema de injeção direta Smart, o que garante menor emissão de poluentes devido à tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR) instalada no conjunto. “Este projeto resultou em um produto totalmente adequado às necessidades dos clientes brasileiros”, garante o executivo.
Tal opinião é compartilhada pelo diretor comercial da DAF Brasil, Michael Kuester, que descreve como o departamento de engenharia no país trabalhou em conjunto com a matriz na Holanda para desenvolver o projeto, de modo justamente a atender às necessidades específicas do consumidor local. “A versão brasileira do extrapesado conta com preparação para unidade climatizadora de teto, por exemplo, o que exigiu um reforço em sua estrutura”, destaca. “Além disso, o XF105 nacional inclui freio de carreta, um item que não é obrigatório em outros locais de atuação da companhia.”
AÇÃO
Com um produto feito na medida para o mercado nacional, a DAF concentra agora seus esforços na sua divulgação. Para apresentar o XF 105 a clientes de todo o país, a empresa vem realizando desde maio a “Caravana Roda Brasil”, uma ação que contempla 21 cidades das cinco regiões brasileiras e que inclui palestras, demonstrações e test-drive com o modelo. O objetivo é realizar 3 mil testes até novembro. “Durante a caravana, o cliente tem a oportunidade de testar os caminhões e se aprofundar tecnicamente no XF105, além de esclarecer dúvidas com a nossa a equipe”, finaliza Medina.
Inovação marca trajetória
Ligada ao Grupo Paccar, a DAF tem uma trajetória marcada pela inovação. No final da década de 50, foi uma das primeiras fabricantes a aplicar turbo em motores a diesel, apresentando ainda ao mercado o turbo com intercooler (1973), uma tecnologia que permite a produção de veículos mais potentes e com baixo consumo de combustível. Já em 1980, a DAF lançou o ATi (Advanced Turbo Intercooling), um sistema avançado de turbo com intercooler que reduz o consumo de combustível e aumenta ainda mais o desempenho do motor. Dentre as mais recentes novidades da empresa está a linha de caminhões Euro 6, que recebeu o maior investimento da empresa ao longo de seus quase 90 anos de história.
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