P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.221 - Março 2018
Voltar
Momento Expo

Encontro de alto nível

Em sua nova edição, a M&T Expo mais uma vez propicia networking, difusão de conhecimento e oportunidades de negócios aos profissionais do setor de máquinas e equipamentos

A partir deste ano, o Brasil deve iniciar um novo ciclo de crescimento econômico. Segundo o Boletim Focus, divulgado no início de fevereiro, o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter alta de 2,7% em 2018. Para o Banco Mundial, a estimativa é um pouco menor, de 2%. Mesmo assim, a avaliação é positiva para a economia nacional, com um avanço ainda maior previsto para 2019. É neste cenário de retomada que, entre os dias 5 e 8 de junho, ocorre a nova edição da M&T Expo, a maior feira de equipamentos para construção e mineração da América Latina.

A expectativa dos expositores em termos de relacionamento, conhecimento e negócios é bastante positiva, tanto que, no início de fevereiro, 75% da área de exposição haviam sido comercializados. Dentre as empresas já confirmadas no evento, há fabricantes de ponta do segmento como Bomag Marini, Case CE, Caterpillar, BMC-Hyundai, Doosan, Dynapac, Grimaldi, Ammann, Haulotte, JCB, John Deere, Komatsu, LDA, Liebherr, Link-Belt, LiuGong, Manitou, Metso, New Holland Construction, Romanelli, Sandvik, Sany, SDLG, Skyjack, Terex, Volvo CE e Wirt


A partir deste ano, o Brasil deve iniciar um novo ciclo de crescimento econômico. Segundo o Boletim Focus, divulgado no início de fevereiro, o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter alta de 2,7% em 2018. Para o Banco Mundial, a estimativa é um pouco menor, de 2%. Mesmo assim, a avaliação é positiva para a economia nacional, com um avanço ainda maior previsto para 2019. É neste cenário de retomada que, entre os dias 5 e 8 de junho, ocorre a nova edição da M&T Expo, a maior feira de equipamentos para construção e mineração da América Latina.

A expectativa dos expositores em termos de relacionamento, conhecimento e negócios é bastante positiva, tanto que, no início de fevereiro, 75% da área de exposição haviam sido comercializados. Dentre as empresas já confirmadas no evento, há fabricantes de ponta do segmento como Bomag Marini, Case CE, Caterpillar, BMC-Hyundai, Doosan, Dynapac, Grimaldi, Ammann, Haulotte, JCB, John Deere, Komatsu, LDA, Liebherr, Link-Belt, LiuGong, Manitou, Metso, New Holland Construction, Romanelli, Sandvik, Sany, SDLG, Skyjack, Terex, Volvo CE e Wirtgen/Ciber, dentre outras.

COOPERAÇÃO

Para Monica Araújo, diretora da Messe München do Brasil, os fabricantes apostam na M&T Expo como cenário ideal para apresentarem lançamentos e inovações tecnológicas. “Estamos no início do ciclo de retomada e é justamente nesta etapa que os fornecedores devem criar parcerias, fortalecer relacionamento com os clientes e se preparar para assegurar sua participação neste crescimento desde seu começo”, diz ela. “Uma feira de negócios tem o objetivo de conectar pessoas, possibilitando que os compradores conheçam os produtos dos expositores, criando ou mantendo contatos e, especialmente, otimizando o tempo do cliente por meio de reuniões e visitas durante os dias em que estiver no pavilhão de exposição.”

A partir desta edição, a Messe München do Brasil passa a organizar e a promover a M&T Expo, conforme o acordo de cooperação de longo prazo firmado no ano passado entre a Sobratema e a Messe München. “O trabalho realizado pela associação ao longo desses 20 anos de história da feira é fantástico, tanto que é reconhecida como um termômetro mercadológico e uma vitrine tecnológica para o setor no Brasil e no mundo”, ressalta Monica Araújo. “Como principal entidade do setor no país, a Sobratema é a principal apoiadora da M&T Expo, contribuindo com sua visão institucional e experiência em defesa dos interesses do mercado.”

De acordo com a executiva, “o que nós vamos agregar para o evento é a otimização de processos, um planejamento e organização diferenciados para o setup da feira e novas ações que melhorem a logística e a montagem do evento”. No caso dos visitantes, a organização vai gerar novas experiências, em especial na questão de conteúdo e informação. “Uma ideia é a ampliação do Summit, com mais eventos simultâneos ao longo de todos os dias de evento”, antecipa. “Além dos tradicionais congressos realizados em salas de conferência, estamos planejando alguns eventos em espaços montados no pavilhão de exposição, possibilitando que o profissional confira os estandes de seu interesse e, ao mesmo tempo, obtenha informações técnicas e mercadológicas em um único ambiente”, destaca.

O acordo entre a Sobratema e Messe München também vai trazer outros benefícios, incluindo a ampliação na participação de empresas e profissionais estrangeiros na M&T Expo 2018. Outra ação de destaque é o incentivo à vinda de grupos internacionais  de visitantes às suas feiras. Afinal, a rede bauma, como ressalta Monica Araújo, possui uma cadeia de representantes globais que possibilita, por exemplo, contatar – seja por meio de campanhas de marketing ou por seus escritórios regionais – empresas e profissionais que não haviam planejado visitar, expor na feira ou, até mesmo, investir no Brasil. “Isso significa que existe uma chance maior de trazer para o mercado brasileiro empresas que queiram investir no país ou de desenvolver parcerias globais”, avalia.

SETORIZAÇÃO

No entanto, uma das principais novidades desta edição da M&T Expo é sua nova configuração. “A setorização permite que os visitantes encontrem de forma mais ágil os expositores de seu segmento e interesse, influenciando inclusive na quantidade de clientes recebidos pelos expositores nos dias do evento e na qualificação desse público, uma vez que reuniremos de maneira mais eficiente o profissional interessado em determinado nicho de mercado”, enfatiza Monica Araújo, explicando ainda que a planta agora está dividida em quatro grandes setores: equipamentos para construção e mineração, equipamentos de elevação de carga e pessoas, equipamentos para a área de concreto e de pavimentação e componentes e serviços.

Disso decorre uma maior visibilidade aos expositores de todos os setores. “Sempre houve a participação de empresas de todos esses segmentos, mas a concentração maior estava na Linha Amarela”, conta Monica Araújo, comentando que uma das propostas em estudo é que os pavilhões do São Paulo Expo tenham acessos laterais que direcionem os visitantes para o setor de seu interesse. “A partir desta edição, o intuito é mostrar que os fabricantes de máquinas para a área de asfalto, concreto, içamento e movimentação de cargas, assim como os fornecedores de componentes e serviços, têm agora um espaço reservado, que vai conferir maior exposição da marca a um público altamente qualificado para realização de relacionamento e negócios.”

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema