Já se tornou chavão dizer que crises são oportunidades. Mas ao menos para algumas empresas, a máxima é mais que verdadeira. Mesmo em um cenário adverso, a Yanmar, por exemplo, vem registrando resultados positivos no Brasil. Segundo Anderson de Oliveira, supervisor de vendas da marca, o mercado de miniescavadeiras está crescendo no país e a matriz da empresa – localizada no Japão –acompanha com atenção esse panorama de oportunidades. “O Brasil é um dos lugares em que a empresa está mais investindo, com diversos planos de ações em andamento”, afirma o executivo. “Inclusive, mesmo com a crise, temos agora mais ações do que tínhamos no ano passado.”
De acordo com o gerente comercial Jaime Jun Tamaki, esse otimismo da Yanmar com o Brasil pode ser mais bem mensurado pelo significativo aumento da participação de mercado da marca justamente em relação aos miniequipamentos. Segundo ele, o market share no país aumentou 5%, especialmente na linha de miniescavadeiras entre 1 e 8 t. “A quantidade de vendas realmente caiu, mas em compensação nosso market share aumentou”, co
Já se tornou chavão dizer que crises são oportunidades. Mas ao menos para algumas empresas, a máxima é mais que verdadeira. Mesmo em um cenário adverso, a Yanmar, por exemplo, vem registrando resultados positivos no Brasil. Segundo Anderson de Oliveira, supervisor de vendas da marca, o mercado de miniescavadeiras está crescendo no país e a matriz da empresa – localizada no Japão –acompanha com atenção esse panorama de oportunidades. “O Brasil é um dos lugares em que a empresa está mais investindo, com diversos planos de ações em andamento”, afirma o executivo. “Inclusive, mesmo com a crise, temos agora mais ações do que tínhamos no ano passado.”
De acordo com o gerente comercial Jaime Jun Tamaki, esse otimismo da Yanmar com o Brasil pode ser mais bem mensurado pelo significativo aumento da participação de mercado da marca justamente em relação aos miniequipamentos. Segundo ele, o market share no país aumentou 5%, especialmente na linha de miniescavadeiras entre 1 e 8 t. “A quantidade de vendas realmente caiu, mas em compensação nosso market share aumentou”, comenta, acrescentando que, apenas em 2014, foram comercializados em torno de 300 equipamentos, o que garantiu um market share de 27% no Brasil naquele ano. Como termo de comparação, segundo o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, em 2014 o mercado de miniescavadeiras avançou 6%. Para este ano, o Estudo aponta uma tendência de leve recuo, mas com a demanda mantendo-se positiva (+5,2%).
FILIAL
Animada pelo cenário, no final de abril a Yanmar South America realizou a inauguração de sua mais nova filial, na cidade de Osasco (SP). Segundo Tamaki, a nova loja em São Paulo é dedicada à comercialização de equipamentos da Linha Amarela, especialmente os compactos, além de prestar assistência técnica e fornecer peças de reposição, atendendo mais rapidamente aos clientes da Grande São Paulo. “A nova filial veio se juntar às quatro revendas que temos no estado de São Paulo, nas cidades de Presidente Prudente, Tietê, Franca e Ribeirão Preto, reforçando assim nossa presença”, diz o executivo.
Para o supervisor de vendas Oliveira, no médio prazo a filial deve alavancar as vendas no estado, um dos mais importantes no país para equipamentos de construção. “Sentíamos dificuldades em relação às vendas em São Paulo, de modo que essa nova filial veio ocupar esse espaço em que ainda tínhamos alguma dificuldade”, diz ele. “A expectativa é que as vendas comecem a evoluir gradativamente.”
E a estratégia parece estar funcionando. Logo de saída, a empresa já registrou incremento de 30% em relação às vendas em São Paulo, mais ainda quer mais. “Até o final do ano, esperamos que esse número chegue a 50%”, comenta Oliveira.
Além dos equipamentos que cobrem a faixa de 1 ton a 8 ton de peso operacional, a Yanmar disponibiliza no mercado brasileiro equipamentos como retroescavadeiras de pequeno porte, miniescavadeiras e minicarregadeiras (skid loaders). Mesmo com os números positivos que vem registrando, a Yamnar sequer cogita iniciar a produção nacional dos equipamentos. “Os produtos são importados do Japão e, para viabilizar uma produção própria de maquinários no país, ainda é preciso uma demanda maior”, diz Oliveira. “No momento, a maior preocupação da empresa é com a qualidade, enfatizando nos serviços de pós-venda, disponibilizando um estoque de peças voltado para suportar a demanda dos clientes, assim como do mercado de reposição.”
Empresa é especializada em minis
Conhecida pela produção de motores diesel e grupos geradores, a Yanmar iniciou sua história no Brasil em 1957, com a fundação da subsidiária Yanmar Diesel do Brasil, na capital paulista. Em 1960, foi montada na cidade de Indaiatuba (SP) a primeira fábrica de motores diesel de pequena potência. Na Linha Amarela, a empresa começou a atuar na década de 90, quando trouxe para o país as primeiras escavadeiras compactas.
Atualmente denominada Yanmar South America, a empresa oferece uma extensa variedade de produtos para os mercados de construção, marítimo, industrial, agrícola e de energia. Um dos destaques do portfólio da empresa no Brasil é a miniescavadeira Vio 30, que entrou no mercado em janeiro. O equipamento apresenta peso operacional de 3 ton, giro zero traseiro, motor Yanmar de 27 cv e engate rápido hidráulico, o que facilita na utilização de implementos como rompedores, placas compactadoras, perfuratrizes e outros. Segundo Anderson de Oliveira, supervisor de vendas da marca, trata-se da máquina mais vendida pela empresa em 2015. “A Vio 30 é uma máquina desenvolvida para o Brasil alavancar no mercado de 2 a 4 t”, diz ele.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade